Pesquisar este blog

Meu discurso de formatura na Colação do 3º ano do Nova Geração

Prezados e prezadas,
Resolvi postar este discurso porque perdi os discursos de formatura que fiz em anos anteriores. Desta vez, faço este registro porque considero o ano de 2008 um dos melhores anos de minha vida e esta turma uma das melhores com as quais já trabalhei.
Faço o registro porque quero me lembrar deste ano para sempre.
Obrigado, Gizeli, pela essencialíssima ajuda, pois sem você, estas palavras não soariam tão belas.



Senhoras e Senhores,


Enfim, chegou o tão esperado dia da colação de grau. Este dia pode significar muitas coisas: alívio por terem conseguido concluir o Ensino Médio, grau que muitos ainda não têm; a conclusão do estudo dito acadêmico. Pode simbolizar tão somente libertação: libertação dos pais, que exigiam a dedicação ao estudo para que o boletim fosse recheado com notas acima da média; libertação dos professores, que além da média, buscavam que o conteúdo estudado fosse assimilado pelo aluno a fim de ter utilidade em sua vida futura; libertação do tempo, que cruelmente os obrigava a estar na escola às 7h da manhã. Agora, poderão fazer seus próprios horários, suas próprias regras e elencar o que realmente lhes é interessante.

O que vocês descobriram no decorrer desse ano é que tudo isso que, a princípio, era uma tormenta na vida, foi, na verdade, a oportunidade que a vida deu para que pudessem vivê-la majestosamente. Os pais foram dados para lhes instruírem o caminho que precisam trilhar; sem eles, a direção a ser seguida não passaria de uma estrada escura, sem orientações e sem perspectiva de chegada. Os professores, aos quais o horror do autoritarismo era comumente associado, não são mais do que indivíduos com a incumbência de, à luz da ciência, mostrar-lhes o que o homem já tinha descoberto acenando que dali em diante, vocês mesmos serão os agentes das descobertas futuras.


Vejam vocês, que simples e significativa essa incumbência dos professores em relação a vocês. Ensinar não é fazer com que os alunos decorem o ponto, o ano da revolução, a regra do português ou a fórmula da gravidade. Ensinar não é exigir que os alunos se pareçam com soldados chineses, que depois de séculos continuam calados e estáticos. Ensinar não é exigir que a tarefa tal seja entregue somente naquele dia. Muito mais do que isso, ensinar é fazer o aluno perceber que tudo que já aconteceu e tudo que já foi descoberto são ferramentas para que ele sozinho possa entender o mundo que o rodeia e, assim, contribuir com a humanidade. Ensinar é permitir ao aluno pensar além do que é falado, elaborando seus insights, fazendo mentalmente as ligações entre um fato e outro, entre uma regra e outra. Ensinar é abrir a porta do passado para o aluno, a fim de fazê-lo perceber que aquilo que já existe é o ponto de partida para o aprimoramento de seu conhecimento cujo objetivo deve ser o de dignificar a existência humana. Ensinar é mostrar como o mundo age e como se deve agir frente ao mundo.


Pode-se dizer, então, que, a partir de hoje, oficialmente vocês estão aptos para entender as circunstâncias que vos cercam. Oficialmente, vocês deixam de ser agentes só do próprio conhecimento e passam a ser agentes também do que precisa ser feito e melhorado. Hoje é tempo de festejar. Festejar o tempo que já se foi e o tempo que vos acena. É tempo de pensar, de pôr na balança o que se fez e pesar o quê ficará como lição para o novo caminho. É tempo de tomar as rédeas da vida e, com altivez e coragem, decidir qual será este novo caminho e que benevolências ele trará para a humanidade.


O raiar do novo ano trará consigo um novo tempo, que cada um de vocês poderá transformá-lo no amigo fiel de todas as horas. É ele que estará presente em sua próxima escolha; é ele que te dará respostas às indagações que já tens mesmo neste curto pedaço de vida; é ele, que se for usado a teu favor, te dará honras e glórias, seja na vida pessoal ou profissional. Enfim, é ele que perpetuará as escolhas de vocês transformando-vos em pessoas melhores a cada dia.


Mas, acima de tudo isso que foi dito está Deus. Se, APARENTEMENTE, nada der certo, se a vida for dura e cruel, se faltarem os amigos, se o caminho escolhido não for o ideal e se o tempo não for o amigo fiel, ainda assim, há alguém que olha para vocês com olhar de amor e de ternura. É Ele que cuida para que o essencial não vos falte: a certeza de que Ele tem o controle de vossas vidas, de vossos anseios e de vossos caminhos. Resta-vos deixarem com Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vocês!


Que Deus em Cristo Jesus abençoe a todos vocês sempre e sempre! Muito obrigado por me ensinarem a ser melhor! Muito obrigado por tudo!

2 comentários: