Pesquisar este blog

História do Brasil - Descobrimento - Pré-Colonial - Resumo, questões e gabarito

.
.
.
História do Brasil. Descobrimento do Brasil - Período Pré-Colonial e as primeiras décadas da colonização. Baixe, leia e resolva as questões. Bons estudos!

Historia Brasil Descobrimento e Pre-colonial Resumo Questoes Gabarito Prof. Marco Aurelio Gondim [www.marco...
.
.
.

2 comentários:

  1. Gostaria de tirar uma duvida... os portugueses quando chegaram no Brasil encontraram índios que já existiam no País (creio) a milhares de anos, no entanto porque não se desenvolveram nas áreas de tecnologias, arquitetura, filosofias, escrita tanto quanto, ou ao menos parecido com os europeus, ou até mesmos os egípcios, que surpreendem até hoje, muitos com o seu conhecimento?? Na lógica era para quando os Portugueses aqui chegassem, encontrassem uma civilização muito bem preparada em armamentos, tecnologias, vestuários e etc...Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Caro anônimo,

    O nível de tecnologia de um povo depende dos aspectos físicos de onde ele vive, não da sua inteligência.
    A antropologia evolucionista defende erroneamente que todos os povos deveriam passar pela mesma linha evolutiva de desenvolvimento. Dessa forma, haveria povos primitivos e povos avançados.
    No entanto, o pensamento mais adequado atualmente (antropologia difusionista) diz que não existe essa linha evolutiva. Isso significa que cada povo possui uma forma específica de se desenvolver que não se assemelha às das outras culturas.
    Por exemplo, para que os índios brasileiros desenvolveriam tecnologia se os recursos naturais supriam todas as suas necessidades? A tecnologia está casada com a necessidade e não com a inteligência.
    No caso do Egito, as condições ambientais eram adversas e havia um grande número de escravos para realizar trabalhos inúteis como as pirâmides.
    Espero ter ajudado. Abraço.

    ResponderExcluir