Pesquisar este blog

Cadastramento de professores temporários da PMCG: racismo?


Antes de fazer as minhas perguntas, vejamos a definição de racismo no Aurélio e no Aulete:

De acordo com o dicionário Aurélio:

racismo

[De raça1 + -ismo.]

Substantivo masculino.

1.Tendência do pensamento, ou modo de pensar em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas.

2.Qualquer teoria que afirma ou se baseia na hipótese da validade científica do conceito de raça e da pertinência deste para o estudo dos fenômenos humanos. [Cf. raça (1 e 2).]

3.Qualquer teoria ou doutrina que considera que as características culturais humanas são determinadas hereditariamente, pressupondo a existência de algum tipo de correlação entre as características ditas “raciais” (isto é, físicas e morfológicas) e aquelas culturais (inclusive atributos mentais, morais, etc.) dos indivíduos, grupos sociais ou populações.

4.P. ext. Qualquer doutrina que sustenta a superioridade biológica, cultural e/ou moral de determinada raça, ou de determinada população, povo ou grupo social considerado como raça.

5.Qualidade ou sentimento de indivíduo racista; esp., atitude preconceituosa ou discriminatória em relação a indivíduo(s) considerado(s) de outra raça. [Cf. segregacionismo.]

De acordo com o dicionário Aulete Digital:

(ra. cis.mo)

sm.

1 Tratamento desigual e injusto ou violência contra pessoas que pertencem a grupo, etnia, cultura etc. diferentes.

2 Postura de desprezo e/ou discriminação em relação a um desses grupos.

3 Antq. Teoria fisiológica e política que, baseada no conceito de raça, admitia a superioridade e o domínio de uma raça pura sobre as demais.

[F.: raç(a) + - ismo.]

¨A moderna contestação do conceito de raça, como aplicado, antigamente, ao conjunto de características étnicas, mudou também o significado do termo racismo. Teoricamente, não existiria tal preconceito, uma vez que estaria relacionado com entidade não existente; ou seja, se não existe uma ' raça negra', como poderia ser ' racista' aquele que tem preconceito contra os negros, ou afro-descendentes? O termo racismo adquiriu então conotação genérica, referindo-se a preconceito contra minorias, ou ' diferentes' (quanto a etnia, religião, origem, hábitos sexuais etc.).


Fiquei bastante surpreso ao acessar a site do cadastramento de professores da Prefeitura de Campo Grande e ver a pergunta referente à raça.
Pergunto: por que a prefeitura de Campo Grande quer saber a "raça" dos professores? Por que "raça" é um dos elementos do cadastramento? Por acaso, influirá na seleção dos professores?
O pior é que essa é uma informação essencial, sem a qual o professor não pode concluir o cadastramento.
Isso sem contar que "raça" é um conceito já ultrapassado há muito tempo.

Com a palavra, os administradores públicos de Campo Grande.

Cadastramento de professores PMCG 31jan2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário