Pesquisar este blog

GLOBALIZAÇÃO: 71 questões de vestibulares com gabarito

Olá, caros

71 questões de escolha simples sobre Globalização. Divirtam-se!

Bons estudos!

M.A.

======

(UNIT/SE) - Universidade Tiradentes -
Questão 1:
“Bric de barro” mostra sua fragilidade.
Com economia excessivamente dependente de um só produto de exportação e um parque industrial deteriorado, o país enfrenta o desafio do crescimento.
(O Estado de São Paulo, 18/04/2010. p B11)
Com base nos conhecimentos sobre as características dos países que compõem o Bric, pode-se concluir que o texto do jornal refere-se
A - à África do Sul.
B - à China.
C - à Índia.
D - ao Brasil.
E - à Rússia.

(UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Questão 2:
No admirável mundo novo das oportunidades fugazes e das seguranças frágeis, a sabedoria popular foi rápida em perceber os novos requisitos. Em 1994, um cartaz espalhado pelas ruas de Berlim ridicularizava a lealdade a estruturas que não eram mais capazes de conter as realidades do mundo: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
ZygmunT Bauman Adaptado de Identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2005.
A alteração de valores culturais em diversas sociedades é um dos efeitos da globalização da economia.
O cartaz citado no texto ironiza uma referência cultural que pode ser associada ao conceito de:
A - localismo
B - nacionalismo
C - regionalismo
D - eurocentrismo

(UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Questão 3:
A Cúpula das Américas surgiu em 1994, por iniciativa norte-americana. Os EUA criticavam a OEA (Organização dos Estados Americanos), que reúne todos os 34 países do hemisfério, exceto Cuba, e desejavam implantar a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas).
Exercitando o papel de líder dos países da ALBA (Alternativa Bolivariana para os Povos de Nossa América), Hugo Chávez prometeu que “até as pedras falarão”, na quinta reunião da Cúpula das Américas, contra o bloqueio americano a Cuba e a favor de sua reincorporação à OEA. Criada em 2004, a ALBA é formada por Bolívia, Honduras, Venezuela, Dominica e Cuba.
Adaptado de Folha de São Paulo, 12/04/2009
As divergências entre a ALBA e a OEA refletem mudanças nas relações entre os países americanos na atualidade.
De acordo com a notícia, essas mudanças se vinculam ao seguinte contexto político:
A - valorização do pan-americanismo frente à projeção da União Europeia
B - resistência de governos nacionalistas às pressões hegemônicas externas
C - criação de regiões de livre-comércio contrárias à globalização econômica
D - aplicação do protecionismo alfandegário à exportação de produtos primários

(UERJ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro -
Questão 4:
G-20 adota linha dura para combater crise
Grupo anuncia maior controle para o sistema financeiro. Cercada de expectativas, a reunião do G-20, grupo que congrega os países mais ricos e os principais emergentes do mundo, chegou ao fim, em Londres, com o consenso da necessidade de combate aos paraísos fiscais e da criação de novas regras de fiscalização para o sistema financeiro. Além disso, os líderes concordaram, dentre várias medidas, em injetar US$ 1,1 trilhão na economia para debelar a crise.
Adaptado de http://zerohora.clicrbs.com.br
A passagem da década de 1980 para a de 1990 ficou marcada como um momento histórico no qual se esgotou um arranjo geopolítico e teve início uma nova ordem política internacional, cuja configuração mais clara ainda está em andamento.
Conforme se observa na notícia, essa nova geopolítica possui a seguinte característica marcante:
A - diminuição dos fluxos internacionais de capital
B - aumento do número de polos de poder mundial
C - redução das desigualdades sociais entre o Norte e o Sul
D - crescimento da probabilidade de conflitos entre países centrais e periféricos

(UEAP) - Universidade do Estado do Amapá -
Questão 5:
Dentre as características do mundo globalizado encontram-se os padrões tecnológicos avançados de organização da produção de bens e a formação de blocos econômicos.
A figura abaixo indica os países que participam da fabricação das partes que compõem um Boeing.
5
Com base nas informações sobre o assunto retratado no texto e na figura, analise os itens abaixo e, posteriormente, assinale a alternativa correta.
I- As peças que compõem o Boeing são consideradas de alta tecnologia, por isso, são produzidas em nações industrializadas e com amplo domínio tecnológico.
II- Os países que participam da produção do Boeing investem somas elevadas em ciências e tecnologias e constituem os principais polos tecnológicos mundiais.
III- Os países que fazem parte da produção do Boeing, com o objetivo de fortalecer as relações econômicas internacionais, integram o Bloco Econômico Europeu.
IV- A produção do Boeing é realizada por vários países, porém há monopólio do produto final pelo país responsável pela comercialização do Boeing.
A - Apenas I e III estão corretos.
B - Apenas II e III estão corretos.
C - Apenas II e IV estão corretos.
D - Apenas I, II e IV estão corretos.
E - Todos os itens estão corretos.

(CESUPA/PA) - Centro Universitário do Estado do Pará -
Questão 6:
Um dos principais agentes estimuladores das relações econômicas capitalistas do atual contexto mundial são as corporações globais, a exemplo das empresas multinacionais, como a Nike. Sobre as características dessas empresas é verdadeiro afirmar que:
A - são transnacionais, ou seja, o capital das mesmas não possui pátria, sendo que estas atuam exclusivamente no setor industrial, notadamente no setor automobilístico, como é o caso da Honda e da Volkswagem.
B - possuem como espaço único de atuação a Ásia e a América Saxônica, fato relacionado ao desenvolvimento tecnológico de seus países como os Estados Unidos e a China, que concentram significativo número dessas empresas, principalmente nas ZEEs (Zonas Especiais de Exportação) chinesas.
C - são competentes em gerenciar suas atividades, ao mesmo tempo, em diversos locais do espaço geográfico mundial, ou seja, sua escala geográfica de atuação é o planeta Terra, estando localizadas nos diversos continentes.
D - dependem especialmente das políticas públicas dos países onde se fixam, sem interferências da unidade principal da empresa (matriz) e da política econômica do seu país sede.

(UEPA) - Universidade do Estado do Pará -
Questão 7:
A intensificação do comércio mundial, resultante da expansão e da fragmentação do processo produtivo das multinacionais, aliada à queda das barreiras fiscais em diferentes países, fomentou a formação de alianças e dos blocos econômicos regionais. Sobre as diferenças socioeconômicas no interior deles e entre eles afirma-se que o(a):
A - NAFTA, apresenta forte integração econômica e cultural, o que pode ser observado no uso do idioma inglês como segunda língua da população do México – país integrante do bloco –, bem como na livre circulação de pessoas dentro dos países que o formam, tal como ocorre na União Europeia.
B - APEC apresenta reduzidas diferenças socioeconômicas no seu interior, consequência do desenvolvimento acelerado e harmônico de seus membros que expandiram seus mercados e aproximaram suas economias ao contexto norte-americano.
C - União Europeia, oriunda do antigo Mercado Comum Europeu, apresenta, se comparado aos demais blocos, menor desnível socioeconômico interno, ao passo que o NAFTA possui maior desnível socioeconômico interno, em virtude da crescente dependência e vulnerabilidade econômica mexicana.
D - MERCOSUL constitui uma zona de livre comércio, sendo que as mercadorias fabricadas nos seus países-membros circulam entre eles totalmente isentas de tarifa de importação, contudo, não se chegou ainda hoje a um acordo entre seus componentes, sobre a livre circulação de pessoas dentro do bloco.
E - formação da União Europeia representa um novo tipo de colonialismo, caracterizado pela deteriorização das condições de vida dos trabalhadores europeus, principalmente dos países recém introduzidos no bloco. Destaca-se, neste contexto, a intensificação de problemas sociais (desemprego, violência urbana dentre outros) a exemplo da Alemanha e Espanha.

(UEPA) - Universidade do Estado do Pará -
Questão 8:
A discussão sobre o narcotráfico permeia os mais diversos ambientes diplomático-administrativos e assume posição de destaque nas agendas dos Estados americanos e no restante do mundo. Tal debate giraria, em torno, principalmente, das políticas de segurança nacional, uma vez que o mesmo congregaria e patrocinaria a criminalidade “organizada” em diferentes nações do espaço mundial. Sobre o exposto, é correto afirmar que:
A - o crime organizado que controla o tráfico de drogas apresenta características empresariais para se adaptar ao mercado global e não tem conseguido se ligar a atividades legais, o que dificulta a lavagem do dinheiro oriundo desta atividade ilícita.
B - o narcotráfico vem se apresentando nos países mais pobres como alternativa de trabalho e geração de renda, principalmente nas regiões periféricas dos grandes centros urbanos, ocupando, na maioria das vezes, o vácuo deixado pelo Estado e promovendo a cultura da paz, bem como a valorização da vida.
C - o crescimento da demanda por cocaína nos Estados Unidos e Europa, nas últimas décadas do século XX, minimizou o tráfico de drogas nos países andinos, transformando tal atividade de proporções ambiciosas em um negócio de magnitudes modestas.
D - hoje as rotas do narcotráfico alcançam o mundo inteiro e não diferenciam países produtores de países consumidores. Este mercado global atinge lucros que podem ser comparados a determinados setores da indústria, o que afere um imenso poder ao tráfico de drogas.
E - a guerra promovida pelos Estados Unidos na América Latina contra o narcotráfico, em particular contra a produção de coca na Bolívia, Peru e Colômbia está diretamente relacionada a sua preocupação com a garantia da soberania e autonomia destes estados-nação no continente.

(UFPA) - Universidade Federal do Pará -
Questão 9:
A globalização da economia capitalista fragmentou o espaço econômico mundial. Essa característica geográfica expressa-se no final do século XX, com a formação de blocos econômicos de configurações regionais. Sobre os blocos regionais, é correto afirmar:
A - A criação de mercados comuns entre grupos de nações é um fenômeno antigo no capitalismo. Na expansão comercial europeia do século XVI, as Companhias de Navegação constituíram verdadeiros mercados comuns, que regularam a circulação de pessoas, de bens e serviços entre os países centrais e suas colônias.
B - Na década de 1950, originou-se o Mercado Comum Europeu (MCE), que em 1993 se configurou como União Europeia. Desde 2004, a União Europeia engloba mais de 25 países da Europa com perspectiva de ampliação, se os países candidatos preencherem os requisitos necessários: uma economia de mercado consolidada, controle sobre o déficit público e liberdade democrática.
C - Antes da criação da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico), cogitava-se a formação de um bloco asiático comandado pela China. Porém, o resultado da criação colocou três países em evidência: Coreia, Japão e China. A expansão do comércio pelo oceano Pacífico foi determinada pelos conflitos asiáticos, pela dinâmica da economia coreana, pelo arranque industrial e comercial dos países do Sudeste e Leste Asiático, e, além disso, pela crise econômica, na parte ocidental dos Estados Unidos.
D - A CEI (Comunidade de Estados Independentes) é constituída pelos países originários da ex-União Soviética, com exceção das três nações bálticas. São doze os países que compõem esse bloco, entre os quais a Rússia, a Ucrânia, a Armênia e a Geórgia, que buscam reconstruir suas economias, moeda e organização política para criar um estado federado igual à União Europeia.
E - O Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi formado pelo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Ele tem por base o estado federado da União Europeia. Países como Bolívia, Chile, Peru, Equador, Colômbia e Venezuela também participam como membros associados. Existem acordos especiais de integração política entre o Mercosul e a Comunidade Andina e entre o Mercosul e o México, com vistas a criar um parlamento latino-americano.

(UFPA) - Universidade Federal do Pará -
Questão 10:
Os organismos internacionais de financiamento atuam ultrapassando as fronteiras do território do Estado sobre as organizações internacionais financeiras, é correto afirmar:
A - O Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial são os principais organismos financeiros internacionais criados pelo Plano Marshall. O papel dessas organizações é diminuir as diferenças industriais e tecnológicas entre países ricos e países pobres para que o desenvolvimento econômico global possa beneficiar a todos.
B - Desde sua criação, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial desenvolvem tarefas complementares. Enquanto o FMI se encarrega de fiscalizar as contas públicas e privadas dos países que a ele recorrem, o Banco Mundial é responsável pelo financiamento de projetos de desenvolvimento das corporações multinacionais e do empresariado que a ele recorre.
C - O Fundo Monetário Internacional (FMI) ocupa-se das condições internas de sustentabilidade econômica, social e ambiental dos países que a ele recorrem, financiando projetos de recuperação de áreas degradadas, realocando os atingidos por barragens e apoiando a reconstrução das sociedades destruídas por catástrofes naturais, como o Tsunami de dezembro de 2004.
D - Os recursos financeiros do Fundo Monetário Internacional (FMI) provêm das contribuições dos Estados-membros. O montante da participação define o peso de cada país nas decisões. Isso significa que o grupo de países mais ricos do mundo tem o controle absoluto do Fundo e de seus recursos e os aloca somente aos países que lhes interessam.
E - O Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) são instituições que articulam ações nacionais nos diferentes países para que estes adotem políticas de fortalecimento do Estado-Nação e uma economia nacional-desenvolvimentista.

(UFGD/MS) Universidade Federal da Grande Dourados -
Questão 11:
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Para a analista, a ascensão dos BRICs é inevitável, mas imprevisível. Não se sabe se o bloco formado por Brasil, Rússia, Índia e China, conhecido pela sigla BRIC, é uma associação coesa ou um grupo informal, mas é certo que este bloco aponta para uma mudança na estrutura de poder mundial que deverá ocorrer nas próximas décadas. "Ainda não sabemos ao certo [a verdadeira natureza dos Brics], é imprevisível. Mas o que temos é a ascensão de um grupo de atores que agirá conjuntamente em diferentes ocasiões, como já fizeram em Londres [na reunião do G20]. Este grupo indica uma transferência de poder e de dinheiro dos velhos países desenvolvidos para as novas nações emergentes", afirma Roett.
Disponível em: Folha On Line. Acesso: 16/06/2009. (com adaptações)
Considerando as informações contidas no texto e a estruturação de uma nova ordem econômica e política mundial, pode-se afirmar que
A - o novo bloco denominado BRIC constituiu-se nos mesmos moldes e com os mesmos objetivos dos demais blocos econômicos já existentes, tais como: Nafta, União Europeia, Mercosul e ALCA.
B - os países desenvolvidos ainda dominam o poder político e econômico mundial; no entanto, atualmente já existem nações emergentes despontando neste cenário e que podem mudar a estrutura do poder mundial futuramente.
C - o poder político e econômico mundial na atualidade está totalmente centralizado nos países desenvolvidos o que impossibilita a ascensão política e econômica dos países periféricos, principalmente da América Latina e África.
D - o bloco denominado BRIC destaca-se pelo fato de constituir-se por países que conseguiram resolver seus problemas econômicos e sociais tornando-se países ricos e centrais.
E - o conjunto de países que constitui o BRIC caracteriza-se por altos índices de desenvolvimento humano e equilibrada distribuição de renda, daí sua emergência no cenário político mundial.

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 12:
A América Latina vive atualmente uma nova tendência nas políticas socioeconômicas, reflexo direto da existência de um quadro político dominado por governos progressistas. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.
A - Na criação da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA), destacam-se as atuações do México e da Colômbia, países líderes regionais nos processos de integração e principais entusiastas na aplicação de políticas econômicas independentes.
B - Dentre as políticas adotadas, pode-se destacar maior participação dos processos de integração regional, intensificação do comércio regional, diversificação de seus mercados externos e desenvolvimento significativo de seus mercados internos.
C - O Brasil tem um papel central na integração regional, pois é o país mais rico e influente da região, ganhando maior estabilidade econômica ao intensificar as parcerias comerciais com seus vizinhos do Sul.
D - A criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL) forma uma zona de livre comércio continental que pretende unir as duas organizações de livre comércio sul-americanas, Mercosul e Comunidade Andina de Nações, além do Chile, Guiana e Suriname, nos moldes da União Europeia.
E - A Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA) forma um bloco comercial na América Latina, criando um novo sistema monetário, Sistema Unificado de Compensação de Pagamentos Recíprocos, Sucre – uma moeda virtual que será utilizada em trocas comerciais entre membros da Alba e substituirá o dólar.

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 13:
Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU) e seu símbolo, analise as afirmativas.
I - Surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial e sua sede fica em Nova Iorque.
II - Tem por objetivo preservar a paz e a segurança mundial.
III - Possui várias agências que atuam em vários setores como o PNUD, a FAO entre outros.
IV - O símbolo da ONU é uma projeção conforme que distorce a forma, mas mantém o tamanho real dos países.
Estão corretas as afirmativas
A - I, II, III e IV.
B - I e IV, apenas.
C - I, II e III, apenas.
D - II, III e IV, apenas.
E - III e IV, apenas.

(UEMA) - Universidade Estadual do Maranhão -
Questão 14:
Observe a charge.
14
De acordo com o observado, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, a abrangência e o principal fator gerador da crise econômica atual.
A - Regional, provocada pelo fordismo.
B - Global, ocasionada pela internacionalização do capitalismo financeiro.
C - Local, provocada pela dinamização da economia urbana.
D - Global , provocada pela falta de matérias primas e mão de obra especializada.
E - Global, provocada pela crise do petróleo.

(UFG/GO) - Universidade Federal de Goiás -
Questão 15:
A geopolítica no continente americano sofreu mudanças consideráveis na década atual, modificando projetos institucionais que visavam maior influência econômica dos Estados Unidos. Como contraponto a essas iniciativas, o governo da Venezuela propôs a criação de um novo bloco.
Esse bloco, que conta atualmente com a adesão de vários países, é
A - o Mercosul, que visa estreitar as relações com os países do Cone Sul.
B - o Nafta, que busca aproximar os países da América do Norte e Central.
C - o Pacto Andino, que surge do chamado Acordo de Cartagena, com objetivo de integração econômica.
D - a Unasul, que objetiva criar mecanismos de proteção aos países da América do Sul.
E - a Alba, que propõe a unificação política e econômica entre os países da América do Sul e da América Central.

(UESC/BA) - Universidade Estadual de Santa Cruz -
Questão 16:
16
Disponível em:. Acesso em: 1 nov. 2009.
A análise do mapa e os conhecimentos sobre a OMC, organização internacional que dispõe, atualmente, de mais de 150 países membros, envolvidos com as questões de comércio internacional, permitem afirmar:
A - O principal objetivo da organização é normatizar e ampliar o comércio internacional.
B - A organização tem sua sede localizada na Itália, em Roma, e foi criada para substituir o Pacto de Varsóvia, após a Segunda Guerra Mundial.
C - A OMC agrega todos os países da África, da Europa e da América, com exceção do Caribe.
D - A atuação da Instituição é pautada em acordos bilaterais entre os blocos regionais, o que favorece o protecionismo e aumenta as restrições.
E - A OMC realiza conferências mundiais a cada cinco anos e conseguiu eliminar o protecionismo no comércio internacional.

(UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -
Questão 17:
Leia os fragmentos de texto.
[...é o maior bloco econômico do mundo...]
[...já ultrapassou o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos...]
[...o bloco registra...livre circulação de pessoas e mercadorias, moeda única...]
(Atualidades Vestibular, 2008. Adaptado)
O bloco econômico caracterizado denomina-se
A - Nafta.
B - Mercosul.
C - União Europeia.
D - Alca.
E - Tigres Asiáticos.

(UNEAL/AL) - Universidade Estadual de Alagoas -
Questão 18:
O núcleo geoeconômico do mercado comum do sul – MERCOSUL, estende-se desde a Argentina, passando pelo Uruguai e Paraguai, até a região centro-oeste brasileira. Sobre esta organização é possível afirmar que
A - a área ocupada com agropecuária moderna restringe-se ao Uruguai e à região Sul do Brasil.
B - São Paulo e Buenos Aires são metrópoles globais. Brasília, Montevidéu e Assunção são metrópoles meridionais.
C - parte expressiva da energia consumida no Centro-Sul brasileiro é fornecida pela Usina Hidrelétrica do São Francisco.
D - a produção e comercialização do MERCOSUL é mais importante para o Brasil e Paraguai, do que para a Argentina e Uruguai.
E - as cidades de Córdoba, Rosário e Buenos Aires, na Argentina; São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, no Brasil, são regiões portuárias.

(UFAL) - Universidade Federal de Alagoas -
Questão 19:
Um dos temas mais debatidos na Geografia Humana da atualidade é o da globalização. Sobre esse tema, é incorreto afirmar o que segue.
A - Sua origem pode ser identificada no período mercantilista iniciado, aproximadamente, no século XV.
B - A globalização das comunicações tem sua face mais destacada na rede mundial de computadores, que permite um intenso fluxo de troca de ideias e informações.
C - A globalização das comunicações, paradoxalmente, diminuiu a universalização do acesso a meios de comunicação, apesar da inovação tecnológica. Isso se deve à lógica de mercado do Sistema Capitalista.
D - Os efeitos da globalização no mercado de trabalho são evidentes com a criação de modalidades de emprego para países com mão de obra mais barata voltada à execução de serviços que não exigem alta qualificação.
E - A globalização intensifica o ritmo das mudanças nos meios de produção, tendendo a um aumento de tecnologias limpas e sustentáveis.

(UFCG/PB) - Universidade Federal de Campina Grande -
Questão 20:
O impacto da globalização econômica e da montagem do meio técnico-científico-informacional é visto por muitos autores como o principal fator a produzir a polêmica “desterritorialização” do Estado e a correspondente (e ilusória) remoção de suas fronteiras. Na verdade, mais que desaparecendo, as fronteiras político-administrativas estão, muitas vezes, mudando de escala, especialmente no caso de
grandes blocos econômicos como a União Europeia.
(Adaptado de HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova desordem mundial. São Paulo: Editora da UNESP, 2006, p. 57).
Sobre a formação dos blocos econômicos regionais, analise as proposições abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que contém só as corretas.
I) A ideia de formação de grandes blocos econômicos regionais começa após as Grandes Guerras Mundiais, justamente em uma tentativa de retirar poder de Estados, especialmente os de maior vocação beligerante, e garantir a paz e o crescimento em um período de grave crise econômica.
II) A criação dos blocos econômicos regionais se constitui numa resistência organizada de Estados-nações ao processo de globalização econômica e à implantação das políticas neoliberais de ajuste estrutural que o acompanhou e aprofundou.
III) No caso da união Europeia, sua criação teve, também, como objetivo, fazer frente ao crescimento do poderio norte-americano e soviético (depois japonês) no cenário internacional, dentro das disputas intercapitalistas por hegemonia.
IV) Os blocos econômicos regionais, ao substituírem os Estados-nações como entidades territoriais responsáveis pelo exercício da política, transformaram-se na escala geográfica exposta às pressões das sociedades por políticas de segurança, saúde, educação, habitação, emprego, geração de renda etc.
V) A criação dos blocos econômicos regionais visa, sobretudo, garantir o controle sobre mercados privilegiados e tidos como parceiros “naturais” na geopolítica do comércio mundial.
Estão corretas:
A - I, II e III.
B - I, II e IV.
C - I, III e V.
D - II, IV e V.
E - I, IV e V.

(URCA/CE) - Universidade Regional do Cariri -
Questão 21:
É consenso por parte dos cientistas socais que o processo de mundialização do capitalismo intensificou a tendência à integração entre vários países, acarretando a formação de blocos econômicos regionais. Acerca dessa tendência, é INCORRETO afirmar:
A - As nações integram seus mercados, diminuindo, entre elas, as tarifas das barreiras alfandegárias nacionais.
B - A Comunidade de Estados Independentes (CEI), criada em 1991, formada pela Federação Russa e mais onze repúblicas que faziam parte da extinta URSS, é uma organização voltada para a cooperação político-econômica.
C - O CAFTA é a idealização de um novo bloco econômico de livre comércio entre os Estados Unidos e os países da América Central que prevê a eliminação das medidas protecionistas e dos subsídios agrícolas, tendo sido criado como um passo inicial para a implementação da ALCA.
D - Na fase da União Aduaneira, além das mercadorias produzidas no âmbito do bloco circularem livremente de um país para outro, é estabelecida uma tarifa externa comum (TEC), para o comércio com os países que não formam o bloco. Esta fase é caracterizada, também, pela livre circulação de pessoas.
E - A integração europeia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2ª Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea.

(UECE) - Universidade Estadual do Ceará -
Questão 22:
BRIC é um termo utilizado para referenciar um grupo de países que, embora distintos, possuem características comuns e tem a cada ano uma importância estratégica cada vez maior, como se pode comprovar no excerto a seguir:
O ministro Guido Mantega (Fazenda) defendeu nesta terça-feira uma maior participação dos países do chamado Bric no FMI (Fundo Monetário Internacional). Segundo o ministro, a meta é passar 7% da cota de países avançados para os emergentes, para aumentar o poder de decisão. Hoje a proporção é 40% de ações dos emergentes e 60% de avançados.
Folha Online, em Brasília - 08/09/2009 - Mantega defende maior participação de emergentes no FMI. http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u621009.shtml
Assinale a opção que traz informações corretas sobre países componentes do BRIC:
A - Brasil, Rússia, Iugoslávia e Canadá são os países que compõem o bloco econômico chamado BRIC.
B - O bloco econômico formado por Brasil, Rússia, Índia e China, constitui-se de países que possuem a mesma situação econômica e política, mas índices de desenvolvimento diferentes.
C - Esses países têm economias estabilizadas recentemente; situação política estável; diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais e níveis de produção e exportação em crescimento.
D - Segundo previsão do banco de investimentos Goldman Sachs, até o ano de 2050, as economias dos países-membros do BRIC, juntas, ainda não superarão as economias dos seis países mais ricos do mundo atualmente, (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, Franca e Itália).

(UESPI) - Universidade Estadual do Piauí -
Questão 23:
“Um persistente déficit na demanda vai pesar sobre a oferta. No momento em que a crise acabar, até 25 milhões de pessoas talvez percam seus empregos nos 30 países ricos que pertencem à OCDE.”
“Depois dos choques no preço do petróleo dos anos 70, vários governos europeus tentaram diminuir o número de desempregados, deixando que os trabalhadores mais velhos se aposentassem precocemente ou que recebessem benefícios por doença ou invalidez para os quais não estariam estritamente qualificados. Ao diminuir a quantidade de trabalhadores mais velhos, eles esperavam liberar empregos para os mais jovens. Mas essa política foi um fracasso abjeto, observa a OCDE”.
“Aqueles que ficaram redundantes por causa da crise não serão os únicos a deixar seus empregos. Todo ano, em média um terço dos trabalhadores nos 30 países da OCDE sai do mercado e aproximadamente o mesmo número consegue novas colocações”.
(The Economist, outubro de 2009.)
Sobre a organização internacional, que aparece grifada nos textos acima, é correto afirmar que se trata:
A - da antiga OECE (Organização Europeia de Cooperação Econômica) da Guerra Fria. Atualmente essa organização possui como principal função coordenar políticas econômicas entre os países mais desenvolvidos.
B - de uma das três irmãs de Bretton Woods, criada em 1994, para administrar o GATT e diversos outros acordos de comércio de bens, serviços e outros mecanismos econômicos vinculados ao comércio.
C - de um grupo de países desenvolvidos dedicados à promoção do desenvolvimento dos países menos avançados. Seu trabalho mais relevante é efetuado mediante negociação tripartite de convenções sobre normas do trabalho e de proteção ao direito do trabalhador.
D - da coordenação e cooperação entre países exportadores agrícolas no quadro das negociações comerciais multilaterais para combater as políticas de subvenções dos países desenvolvidos.
E - de uma organização especializada da ONU para a realização de estudos técnicos sobre as regiões continentais; desempenha um papel importante no processo de industrialização e de promoção da integração.

(UERN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
Questão 24:
Uma importante expansão da economia globalizada é a formação de blocos econômicos e sobre esses blocos, é correto afirmar:
A - Os blocos econômicos, ao reduzirem barreiras alfandegárias, práticas protecionistas e regulamentações nacionais, tornam-se mecanismos para abrir as fronteiras de cada nação para o livre fluxo de capitais.
B - O Nafta é uma união aduaneira que permite a livre circulação de capitais, serviços e pessoas.
C - O Mercosul recebeu recentemente a adesão do Chile, através do Acordo 4 + 1, ao mesmo tempo em que trocou o principal parceiro, os Estados Unidos, pela China.
D - Os diversos acordos firmados entre os países membros da OMC (Organização Mundial de Comércio) eliminaram as barreiras comerciais, mesmo entre aqueles não participantes de blocos econômicos.

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Questão 25:
A globalização faz parte do processo de expansão do capitalismo, que atinge as diversas esferas da sociedade, em escala planetária.
Sobre a globalização, é correto afirmar que se trata de um processo
A - o qual, embora apresente tendência à homogeneização do espaço mundial, é seletivo e excludente.
B - o qual, embora apresente tendência à fragmentação do espaço mundial, tem reduzido as desigualdades socioeconômicas.
C - o qual eleva a produção da riqueza e conduz à distribuição equitativa de renda entre os países do mundo.
D - o qual reduz a competitividade entre os países e ameniza os conflitos nacionalistas.

(UPF/RS) - Universidade de Passo Fundo -
Questão 26:
Uma forte expressão da economia global do mundo atual é a organização dos países em grupos.
Analise as afirmativas e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
(__) O G8 é formado pelo tradicional grupo dos sete países mais ricos do planeta, mais a Rússia.
(__) O Grupo dos 20 (G-20) reúne os países mais industrializados e as principais potências emergentes do mundo e busca defender e inserir os países emergentes no cenário econômico mundial.
(__) Bric é a designação de quatro países emergentes – Brasil, Rússia, Indonésia e Coreia do Sul – que têm sua projeção econômica baseada no crescimento da produção agrícola.
(__) A União das Nações Sul-Americanas (formada por todos os países da América Latina, com o objetivo principal de organizar um sistema de defesa militar para proteger os países-membros.
A resposta correta corresponde à opção
A - V, V, F, V
B - V, F, V, F
C - F, V, V, F
D - V, V, F, F
E - F, V, V, V

(ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Questão 27:
Em um mundo economicamente globalizado o capital não encontra fronteiras físicas e, desta forma, reina a liberdade de comércio entre os países do mundo. Para um maior fortalecimento das posições econômicas ou para intensificar as relações comerciais entre si, alguns países formam alianças, os blocos econômicos.
Sobre os blocos econômicos é correto afirmar, exceto:
A - As Zonas de Livre Comércio são acordos comerciais que visam a redução ou eliminação de tarifas aduaneiras entre os países membros do bloco, como é o caso do NAFTA.
B - O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) é uma associação de expressão mundial reduzida e se caracteriza pela livre circulação de mercadorias, pessoas, serviços e capitais.
C - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países integrantes do MERCOSUL, compõem um bloco econômico que estabelece as mesmas tarifas de exportação e importação para o comércio internacional fora do bloco.
D - O bloco econômico com maior nível de avanço e de integração econômica é a União Europeia, pois, além de participar dos acordos do mercado comum, encontra-se na etapa da união econômica e monetária.

(ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Questão 28:
O mundo é uma aldeia global e tudo o que nele acontece afeta todas as áreas do planeta. O global, o nacional, o regional e o local são instâncias interdependentes.
Dentre os acontecimentos políticos e econômicos a seguir, todos estão corretos, exceto o da alternativa:
A - A crise de Honduras, na América Central, inicia a partir da prisão e exílio do Presidente Manuel Zelaya, em junho de 2009, o qual retorna em setembro, gerando mais tensão a partir do momento em que se abriga na embaixada brasileira.
B - A economia do mundo atual baseia-se em relações de interdependência e a grande turbulência vivida nos últimos meses deve-se a crise que se abateu nas diferentes regiões e países, reduzindo as atividades comerciais e industriais, gerando desemprego em geral.
C - O recente acordo de cooperação militar entre os Estados Unidos e a Colômbia, ocorrido no mês de agosto deste ano, provocou reações positivas da Venezuela, do Brasil e de outros países sul americanos, desejosos da presença norte americana, cujo objetivo é apoiar o modo de produção socialista, já em vigor em alguns países.
D - Os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte são considerados polêmicos e sofrem pressão da comunidade internacional, sobretudo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, por entenderem que tais programas ferem o tratado de não proliferação de armas nucleares.

(PUC-MG) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais -
Questão 29:
Com o fim da Guerra Fria e com o avanço do processo de globalização, um conjunto de transformações vem ocorrendo nas estruturas de poder mundial. Como reflexo desse processo, algumas organizações internacionais criadas no pós-guerra, como a ONU, o FMI e o BIRD, vêm perdendo importância, enquanto outras parecem adquirir maior peso na definição das grandes questões mundiais, como o G-8, o G-20, a OMC e a OCDE. Sobre essas novas organizações, é INCORRETA a seguinte opção.
A - O G-8 é o grupo formado pelas sete economias mais ricas do mundo desenvolvido: Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Canadá, acrescido da Rússia. Teve um papel importante na discussão de medidas para o enfrentamento da recente crise econômica mundial.
B - O G-20 é o grupo das nações mais pobres do mundo, que exibem os piores indicadores econômicos e sociais. Tem tido um papel fundamental no debate de temas como o endividamento externo, a concentração mundial da riqueza e a fome.
C - A OMC (Organização Mundial do Comércio), formada por cerca de 150 nações, tem tido um papel fundamental na supervisão dos acordos comerciais, na defesa do livre-comércio e na mediação de conflitos comerciais entre os países signatários.
D - A OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), é formada por 30 países-membros, responsáveis por mais da metade da economia mundial. Busca promover políticas que assegurem o crescimento econômico, a melhoria da qualidade de vida nos países-membros e a liberalização do comércio.

(FATEC-SP) - Faculdade de Tecnologia de São Paulo -
Questão 30:
No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios.
Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito.
I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3ª Revolução Industrial.
II. Macropolíticas estatais controladoras dos fluxos econômicos e protetoras da mão de obra.
III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos e periferias e semiperiferias.
IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável” capitalista.
Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações
A - I, II, III e IV.
B - I, II e III, apenas.
C - I e III, apenas.
D - II e IV, apenas.
E - IV, apenas.

(FGV/SP) - Fundação Getúlio Vargas - São Paulo -
Questão 31:
A questão está relacionada ao texto e às afirmações.
Grandes mudanças econômicas da história ocorrem quando revoluções nas comunicações convergem com revoluções no setor energético.
(Jeremy Rifkin, presidente da Foudation on Economic Trends)
I. Um dos pilares de sustentação da Terceira Revolução Industrial é a ampliação do uso das formas de energia renováveis.
II. Quando se consolidar, a Terceira Revolução Industrial deverá manter e ampliar os embates geopolíticos centrados nos combustíveis fósseis que caracterizaram o século XX.
III. A ampliação da Terceira Revolução Industrial deverá exigir a reconfiguração da infraestrutura econômica inclusive no setor de edificações.
Está correto, apenas, o que se afirma em
A - I.
B - I e II.
C - I e III.
D - II.
E - II e III.

(UNESP/SP) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho -
Questão 32:
32
Espaço, território e rede geográfica são palavras-chaves na Geografia. A rede geográfica tem o poder de ultrapassar as fronteiras nacionais através da internet.
Analise o mapa com os usuários da internet no mundo.
A partir dessa análise, pode-se afirmar que
A - os EUA, o Reino Unido e a Índia lideram os índices de usuários da internet.
B - o Brasil e o Canadá apresentam número semelhante de internautas.
C - a África Subsaariana tem o número total de internautas superior ao da América Latina.
D - a China, a Coreia do Sul e o Japão têm o mesmo número de internautas.
E - o número de usuários da internet da Austrália supera o do Mercosul.

(PUC-PR) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná -
Questão 33:
Em relação à dengue, NÃO é correto afirmar:
A - As pesquisas indicam que existe uma forte relação entre o fenômeno climático do aquecimento global e a expansão da área de incidência da dengue no mundo.
B - A dengue é uma doença infecciosa típica de regiões subtropicais, não ocorrendo nas demais regiões do planeta.
C - O mosquito Aedis aegypti é o vetor da dengue, uma doença que atinge principalmente os países pobres.
D - Os "criadouros" de mosquitos da dengue são encontrados em particular nos bairros de cidades de países mais pobres, que apresentam fornecimento de água e tratamento de lixo precários.
E - A globalização e o consequente aumento na mobilidade de pessoas beneficiam a propagação da dengue pelo mundo.

(UNICENTRO/PR) - Universidade Estadual do Centro-Oeste -
Questão 34:
Em 1991, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, criaram o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL). Qual é o nome do tratado que criou o Bloco e quais seus principais objetivos? Assinale a alternativa correta.
A - Tratado de Assunção. Criar mercados supranacionais e reduzir ou eliminar proibições, restrições e impostos de entrada ou saída de bens e serviços de um país para o outro.
B - Protocolo de Ouro Preto. Criar mercados regionais, mas aplicar impostos mais altos para produtos importados de nações de “fora do bloco”.
C - Tratado de Montevideo. Criar um mercado interdependente entre todos os povos e não somente blocos, e uma economia homogênea em todas as partes do mundo.
D - Tratado de Assunção. Criar mercados regionais e blocos econômicos que se organizam para opor-se ao processo de globalização instalado nos países capitalistas.
E - Tratado de Buenos Aires. Criar uma economia homogênea e não sustentada pelos mercados regionais, pois estes não contribuem para o avanço da globalização.

(UEL/PR) - Universidade Estadual de Londrina -
Questão 35:
Analise o mapa a seguir:
35
Com base no mapa e nos conhecimentos sobre regionalização mundial, analise as afirmativas a seguir:
I. A distribuição das rotas conhecidas de lixo eletrônico indica que América do Sul e África são os destinos preferenciais do lixo eletrônico gerado pela Tríade.
II. A velocidade do consumo e do descarte de aparelhos eletrônicos tornam o acúmulo desse tipo de resíduo duplamente grave nos países do Terceiro Mundo.
III. A distribuição das fontes e destinos do lixo eletrônico reforça o caráter desigual das relações políticas e econômicas entre a Tríade e os países do Sul.
IV. A localização dos destinos conhecidos do lixo eletrônico indica o risco de que grande parte da humanidade sofra os efeitos nocivos desses resíduos.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente as afirmativas I e II são corretas.
B - Somente as afirmativas I e III são corretas.
C - Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D - Somente as afirmativas I, II e IV são corretas.
E - Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

(EMESCAM/ES) - Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória -
Questão 36:
Já se tornou rotina a leitura de notícias sobre a travessia, em barcos toscos e frágeis de africanos que tentam vencer o Mediterrâneo e chegar às terras europeias. Os que sobrevivem, em geral, são presos e obrigados a fazer o caminho de volta. A Europa não quer mais imigrantes.
Sobre o conteúdo do texto, é correto afirmar que:
A - A globalização neoliberal promove a livre circulação de capitais e mercadorias, mas fecha as fronteiras para a força de trabalho.
B - As propostas de civilização europeias destinadas aos imigrantes, em vigor durante o Século XX, estão sendo abolidas em frente às crises econômicas.
C - O ciclo migratório africano e mundial está em fase de esgotamento, pois a automação crescente das atividades econômicas não prevê mão de obra pouco qualificada.
D - Os acordos econômicos e diplomáticos entre os países de emigração e os de imigração têm sido postos em prática para diminuir a movimentação, principalmente de homens jovens.
E - Os países europeus, em processos de transição demográfica e em plena fase de 3ª Revolução Industrial, já não admitem a entrada de imigrantes em seus territórios.

(UEPA) - Universidade do Estado do Pará -
Questão 37:
A diversidade regional no mundo
O mundo é regionalmente diverso, cada região do espaço geográfico mundial apresenta diferentes nuances naturais e socioeconômicas. Cada território, dentro dos limites de suas fronteiras, apresenta características geográficas próprias, mesmo considerando-se o avanço da globalização e uma Nova Ordem Mundial que ora se consolida. [...] Anteriormente, a ordem mundial, era tida como dicotômica ou dualista, ou seja, predominava a oposição entre o bem e o mal, entre o capitalismo e o socialismo. Atualmente, a nova ordem é pluralista, ou seja, possui várias frentes de oposição, como RICOS/POBRES; CRISTÃOS/MULÇULMANOS (ISLÂMICOS); INTERESSES MERCANTIS/CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA, etc. Nos dias atuais, novos processos de reconfiguração espaço-territoriais ocorrem no mundo, a maioria deles resultantes de conflitos étnicos-culturais, antes latentes e que agora se exarcebaram, neste período pós-Guerra Fria. [...] Neste início de século, essa Nova Ordem se impõe, não mais exprimindo as velhas relações homem natureza, porém fortalecendo um conteúdo de um novo mundo globalizado, que traz consigo novas formas de organização das sociedades contemporâneas. [...] É um mundo ao mesmo tempo plural e singular, exigindo um novo olhar geográfico nas diferenças e semelhanças das diversas regiões do espaço mundial.
(Adaptado de Da região à rede e ao lugar: a nova realidade e um novo olhar geográfico sobre o mundo. MOREIRA Rui. Revista eletrônica de Ciências humanas e sociais. Acessado em 22/09/2208)
O texto aborda que [...] Anteriormente a ordem mundial era tida como dicotômica ou dualista [...]. Atualmente, a nova ordem é pluralista [...]. Sobre essa mudança de ordem é correto afirmar que:
A - a ordem multipolar do início do século XX, e a atual apresentam as mesmas características: o enfraquecimento do estado-nação e um fortalecimento de outros agentes internacionais, como a ONU e empresas multinacionais.
B - dentre outros fatos que contribuíram para a mudança da ordem bipolar para multipolar, destaca-se o esgotamento do modelo soviético e a ascensão do Japão e da Europa Ocidental, que passaram a disputar a supremacia internacional com os Estados Unidos.
C - o mundo multipolar foi marcado pela eterna disputa entre capitalismo e socialismo, tendo os Estados Unidos e a União Soviética de cada um dos lados.
D - antes da Segunda Guerra Mundial, o mundo era dividido em socialistas e capitalistas. Foi a época da bipolaridade, nessa ordem as potências hegemônicas eram Estados Unidos e União Soviética.
E - a partir do final da Segunda Guerra Mundial, mudanças geopolíticas profundas ocorreram, nessa época uma nova ordem é imposta e o mundo passou a ser multipolar.

(UFPA) - Universidade Federal do Pará -
Questão 38:
Sobre o processo de regionalização do espaço mundial representado pelos blocos econômicos e a especificidade da União Europeia nesse contexto, é INCORRETO afirmar:
A - O Mercado Comum Europeu, atualmente União Europeia, surgiu em 1957 como uma estratégia de unir esforços de países historicamente rivais como França, Alemanha e Grã-Bretanha, a fim de superar a decadência socioeconômica do pós-guerra e criar uma entidade supranacional capaz de competir com outros grandes blocos econômicos.
B - A União Europeia é o bloco mais antigo e o que atingiu o mais avançado grau de integração, sendo o único que estabeleceu uma integração econômica, social e política, por meio da livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas, além da harmonização de legislações ambientais e trabalhistas.
C - O fim da Guerra Fria eliminou a antiga cortina de ferro com a derrubada dos regimes socialistas, o que possibilitou o avanço da economia de mercado e a adesão de países do leste europeu à União Europeia, como a Polônia, a Hungria e a República Tcheca, desfazendo-se, assim, a antiga regionalização que compartimentava a Europa em blocos ocidental e oriental.
D - A expansão da União Europeia foi acompanhada de políticas regionais voltadas à redução do atraso econômico de algumas regiões estagnadas do velho continente. Ainda assim, é possível identificar um considerável desnível entre as nações localizadas ao norte do continente (Suécia, Dinamarca, Holanda, França) e aquelas localizadas ao sul do continente (Portugal, Espanha e Grécia).
E - O renascimento de antigas rivalidades étnicas, sobretudo nos países do leste europeu, tal como ocorre no território da ex-Iugoslávia (Kosovo) e da ex-URSS (Chechênia), aumenta a instabilidade política e dificulta a adesão de algumas nações, como a Sérvia e a Rússia, como membros da União Europeia.

(UFPA) - Universidade Federal do Pará -
Questão 39:
Sobre os blocos econômicos do continente americano, considere as afirmativas abaixo:
I. O NAFTA, acordo norte-americano de livre comércio, surgiu a partir de acordos bilaterais entre EUA e Canadá. Atualmente está inserido no contexto mundial como um dos principais megablocos, com destaque para o PIB, para o mercado consumidor e para o elevado grau de industrialização dos principais países membros.
II. A inserção do México no NAFTA está relacionada com a proximidade geográfica, com os baixos custos de produção do território mexicano que facilitaram a desconcentração industrial dos EUA para o país vizinho; além disso, essa inserção harmoniza a legislação migratória com o objetivo de potencializar o fluxo de latinos para os Estados Unidos.
III. A formação do MERCOSUL é uma estratégia de unir esforços dos principais países sul-americanos, Brasil e Argentina, com o intuito de fortalecer seus mercados, suas corporações e, assim, garantir uma inserção mais competitiva desses países periféricos na economia global, além de diminuir a dependência histórica em relação aos Estados Unidos.
IV. A expansão do MERCOSUL esbarra nos desníveis de desenvolvimento entre os países membros e nas frequentes crises econômicas que provocam a adoção de medidas protecionistas pelos governos nacionais, o que potencializa a competição e enfraquece a cooperação entre os países membros.
V. A Proposta de criação da ALCA esbarra nas divergências entre os principais países do continente, pois enquanto os EUA querem a abertura imediata dos mercados em todos os segmentos, o Brasil defende uma redução gradual das barreiras alfandegárias, a princípio no comércio de bens manufaturados.
Estão corretas as afirmativas:
A - I e II
B - I, II e III
C - II, III, IV e V
D - I, III e IV
E - III, IV e V

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 40:
A fábrica global representa uma nova distribuição espacial das indústrias baseada em características que atendem a lógica do lucro. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma dessas características.
A - Adoção do modelo Just-in-time desde a entrada das matérias-primas até a saída do produto em que a produção ocorre em série e em massa.
B - Informatização em grande escala, relacionada ao armazenamento e transmissão de informações, e busca constante de novas fontes de energia.
C - Produção de bens e serviços segmentada em redes mundiais, com base em meios técnico-informacionais.
D - Integração entre a pesquisa e a tecnologia, aumentando as áreas de atuação de moderna biotecnologia e microeletrônica.
E - Terceirização para diminuir custos, abrindo mão do controle de certas fases do processo produtivo.

(UNIR/RO) - Fundação Universidade Federal de Rondônia -
Questão 41:
Sobre globalização e pobreza, assinale a afirmativa INCORRETA.
A - Para garantir o mínimo de condições de sobrevivência aos indivíduos, os países ricos difundiram os princípios do estado de bem-estar social.
B - A ampliação da exclusão social pode estar vinculada aos princípios neoliberais que foram incorporados em várias partes do mundo.
C - O processo de globalização econômica e financeira ampliou a diferença entre ricos e pobres, além de provocar empobrecimento da população, mesmo em países desenvolvidos.
D - IDH, PIB, PNB, renda per capita, mortalidade infantil, expectativa de vida, escolaridade são índices utilizados para a classificação dos países em ricos e pobres, desenvolvidos e subdesenvolvidos.
E - A desconcentração espacial da riqueza na economia internacional tem aumentado a equidade social entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

(UEA/AM) Universidade do Estado do Amazonas -
Questão 42:
Vários analistas do cenário internacional apontam que esse conjunto de países aumentou sua influência mundial após a crise econômica de 2008. Assinale a alternativa que o identifica corretamente.
A - Grupo dos 20, liderado pelos Estados Unidos da América.
B - Mercosul, formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.
C - NAFTA, formado pelo Canadá, Estados Unidos da América e México.
D - BRIC, formado por Brasil, Rússia, Índia e China.
E - Grupo dos 8, liderado pela França.

(IFG/GO) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás -
Questão 43:
A nova ordem mundial é multipolar, em substituição à bipolar, quando os Estados Unidos e a União Soviética dividiam o comando do mundo. De acordo com os conhecimentos sobre a nova ordem, assinale a afirmativa correta.
A - O Nafta é um bloco econômico que reúne países do continente norte-americano e substituiu a OEA.
B - As organizações financeiras internacionais, como o FMI, o Bird e o Gatt, perderam importância na nova conjuntura multipolar.
C - O Mercosul, bloco formado por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, eliminou as barreiras alfandegárias entres os países-membros e criou uma moeda única, que entrará em vigor a partir de 2010.
D - Os blocos de maior poderio econômico, tecnológico e político-diplomático são o americano, o europeu e o asiático.
E - Os dois maiores blocos, em número de países, são o Nafta e Mercosul.

(UNEMAT/MT) - Universidade do Estado de Mato Grosso -
Questão 44:
Até o ano de 1989, o mundo vivia no clima da Guerra Fria, caracterizado por uma ordem mundial bipolar ou um sistema de polaridades definidas. A partir de então, ocorreram vários acontecimentos, transformando esse sistema de polaridades definidas num sistema de polaridades indefinidas de multipolarição econômica do mundo. Esses acontecimentos beneficiaram o capitalismo, que se mundializou, globalizou-se e universalizou-se, invadindo espaços geográficos que, até então, encontravam-se sob regimes de economias centralmente planificadas (experiências socialistas).
Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A segunda Guerra Mundial.
( ) A queda do muro de Berlin.
( ) O fortalecimento do capitalismo em sua forma atual, ou seja, o neoliberalismo.
( ) O grande desenvolvimento científico e tecnológico ou Terceira Revolução Industrial ou Tecnológica.
( ) A expansão marítimo-comercial europeia nos séculos XV e XVI.
( ) A segunda Revolução Industrial nos Estados Unidas da América.
Assinale a sequência correta.
A - Todas são verdadeiras.
B - V – F – F – F – V – V.
C - F – V – F – V – F – V.
D - F – V – V – V – F – F.
E - Todas são falsas.

(UNEMAT/MT) - Universidade do Estado de Mato Grosso -
Questão 45:
O final do século XX revelou novas tendências, dentre as quais a globalização e o processo de formação dos blocos econômicos. Sobre o processo de globalização, é correto afirmar.
A - O Brasil, por pertencer ao Mercosul, tem tido problemas nas relações comerciais com os países platinos.
B - Os EUA, em seu desejo de se fazerem aceitar no NAFTA, tem menosprezado sua participação na Organização do Tratado do Atlântico Norte.
C - A globalização, na medida em que obriga os países a se abrirem dentro do seu bloco, força-os a procurar a modernização como forma de sobrevivência.
D - A busca pela sua entrada na “cultura da globalização” fez com que o Brasil redobrasse os esforços para aumentar o déficit comercial.
E - A formação de grandes blocos econômicos, como o NAFTA, Mercosul, Comunidade Europeia e outros, tem inibido os movimentos nacionalistas separatistas no mundo.

(UFMT) - Universidade Federal de Mato Grosso -
Questão 46:
Sobre a União Europeia, analise as afirmativas.
I – Surgiu com o apoio dos Estados Unidos em razão da perda de poder e influência desta nação após a desintegração da União Soviética.
II – Surgiu em 1991, como resultado da assinatura do Tratado de Maastrich, definindo a estratégia de países europeus diante do final da Guerra Fria.
III – Objetivou, inclusive, a criação de uma moeda única no espaço comunitário.
IV – Estabeleceu metas de política externa e segurança comuns, conferindo-lhe personalidade junto ao sistema diplomático internacional.
Estão corretas as afirmativas
A - II, III e IV, apenas.
B - I, II, III e IV.
C - II e III, apenas.
D - I e IV, apenas.
E - I, III e IV, apenas.

(UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
Questão 47:
A reorganização política mundial, acelerada após o final da Guerra Fria pôs fim à divisão política entre os blocos soviético e norte-americano. Uma nova ordem econômica estrutura-se em torno de outros centros de poder: os Estados Unidos, a Europa e o Japão. Em torno desses centros, são organizados os principais blocos econômicos supranacionais, que facilitam a circulação de mercadorias e de capitais. Sobre esses blocos é correto afirmar que:
A - a formação dos blocos econômicos supranacionais é uma clara evidência do fim do Estado-Nação promovido pela globalização.
B - mesmo sendo blocos voltados para o estímulo das atividades econômicas e a acumulação de capital, também existem interesses políticos envolvidos.
C - os principais blocos econômicos são: Nafta, União Europeia, Mercosul e ALCA que congrega o maior número de países membros.
D - os blocos econômicos promoverão maior aproximação entre os países, na medida em que a mobilidade é irrestrita no interior destes.
E - dentre as vantagens da formação de blocos econômicos, destaca-se o acesso livre, irrestrito e sem tensões de imigrantes para os países membros, como ocorre na União Europeia.

(UEMS)- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -
Questão 48:
“(...) apesar de toda a pretensa homogeneização promovida pelos processos de globalização, notadamente pela difusão da economia de mercado em esferas inéditas da sociedade e do espaço mundial, e apesar de toda a complexidade promovida pela circulação de pessoas, mercadorias e informações, tanto do centro para a periferia quanto da periferia para o centro, ainda é possível delimitar com clareza enormes espaços relativamente à margem das benesses da globalização e outros extremamente privilegiados.
(...)”
(Haesbaert, Rogério e Porto-Gonçalves, Carlos W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006, p. 49).
Em relação ao assunto abordado no texto, é correto afirmar que:
A - a globalização é um processo que ao difundir a economia de mercado em todo o globo, também promove maior igualdade entre os países.
B - a maior circulação de pessoas, mercadorias e informações promovida pela globalização resultou no fim das fronteiras entre os Estados-Nações.
C - os enormes espaços relativamente à margem das benesses da globalização citados no texto localizam-se principalmente na América Latina, África e Ásia.
D - a globalização promove a homogeneização do espaço mundial, na medida em que mundializa a produção, a circulação e o consumo, além da informação e cultura.
E - com a globalização, países da América Latina, África e Ásia puderam atingir os mesmos níveis de desenvolvimento socioeconômico que os países da Europa e América do Norte.

(UFGD/MS) Universidade Federal da Grande Dourados -
Questão 49: Leia o fragmento de texto a seguir.
49
Sobre o assunto abordado no texto, assinale a alternativa correta.
A - O reforço e o fechamento das fronteiras entre os Estados-Nação são uma das principais consequências do processo de globalização.
B - A mobilidade de capital, de mercadorias e de informações promovida pela globalização trouxe consequências positivas quanto à distribuição de renda e a igualdade social entre os países do mundo.
C - Mesmo com a crescente mobilidade de produção, de informação e de cultura, o processo de globalização não promoveu a igualdade entre os países, daí as restrições ao deslocamento das populações dos países mais pobres em direção aos países ricos.
D - Com o fim das fronteiras entre os Estados-Nação, ocorre atualmente, em escala mundial, um movimento migratório sem restrições, transformando o mundo numa grande aldeia global.
E - A maior circulação de pessoas, mercadorias e informações, ocorridas com o processo de globalização, possibilitou a diminuição das diferenças entre os países, não havendo hoje países ou áreas marginais excluídas desse processo.

(UFMS) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul -
Questão 50:
Sobre o Grupo dos 20 ou G-20, assinale a alternativa correta.
A - É um grupo coeso em suas políticas econômicas internas, em que cada membro contribui financeiramente para um Fundo Monetário Internacional para salvaguardar os interesses das empresas multinacionais. Os países membros praticam uma ajuda humanitária aos países pobres vitimados por guerras civis, violências étnicas e catástrofes naturais, através de recursos do Fundo Monetário e de instituições financeiras privadas.
B - É uma aliança militar das nações capitalistas ocidentais mais desenvolvidas, formada para combater os países que constituem o “eixo do mal” e que disseminam o terrorismo internacional, que ameaçam a hegemonia das empresas capitalistas, a estabilidade política internacional e a soberania sobre as reservas energéticas mundiais.
C - É um fórum de discussões políticas e econômicas dos países que controlam a macroeconomia global, formado para combater a crise financeira mundial ocorrida no final de 2008. O G-20 forma um bloco político-econômico constituído por países com as mesmas características socioeconômicas, objetivando ampliar o ciclo de reprodução do capital em escala regional.
D - É um grupo de países, criado no final da década de 1990, com o objetivo de superar as sucessivas crises financeiras geradas pela economia global. Visa a favorecer a concertação internacional, integrando o princípio de um diálogo ampliado, levando em conta o peso econômico crescente dos países membros. O grupo reúne as 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, que juntas compreendem 85% do produto nacional bruto mundial, 80% do comércio mundial e dois terços da população mundial.
E - É uma organização pertencente à Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de discutir e desenvolver políticas de promoção do crescimento sustentado da economia global. Entre os acordos estabelecidos pela organização estão: a eliminação de restrições no movimento de capital internacional; a desregulação das economias nacionais; a criação de um clima de negócios favorável ao investimento estrangeiro direto e a promoção da estabilidade financeira internacional.

(ACAFE/SC) - Associação Catarinense das Fundações Educacionais -
Questão 51:
“Correspondendo a mais recente fase da expansão capitalista, o processo de globalização está para o atual período técnico-científico ou informacional do capitalismo como o colonialismo esteve para a fase do capitalismo comercial (do século XVI ao XVIII), ou do imperialismo para o capitalismo industrial (do século XIX até a metade do XX)”.
Fonte: MOREIRA, João C.; SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002, p. 345.
Sobre tema da globalização é correto afirmar, exceto:
A - A mundialização do American way of life (modo de vida nos Estados Unidos) e a homogeneização cultural foram dois aspectos da globalização impostos, mas aceitos incondicionalmente por todos os povos do planeta.
B - Os fluxos de capitais, bem como os fluxos de mercadorias são importantes nesse momento da globalização econômica, pois eles se materializam de diferentes maneiras no território de países espalhados pelo mundo.
C - Os grandes agentes da globalização da produção são as corporações multinacionais, cuja maioria está sediada nos países do G7, embora já existam algumas dessas empresas sediadas em países fora desse grupo.
D - Embora não seja recente, a tendência de regionalização do mundo em blocos econômicos ganhou espaço com a emergência da economia globalizada, cada vez mais competitiva, o que resulta na expansão de mercados e dos lucros das empresas.

(UDESC) - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina -
Questão 52:
A União Europeia é formada por 27 países que foram aderindo aos poucos aos países fundadores: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Holanda. Essa organização tem por objetivo propiciar a cooperação econômica e política dos seus membros.
Analise as afirmativas que apresentam os objetivos da União Europeia.
I. Integrar as políticas relativas ao sistema judiciário, aos impostos sobre importação e exportação e às leis de asilo político.
II. Melhorar as condições de vida e de trabalho dos cidadãos europeus.
III. Aperfeiçoar as condições de livre comércio entre os países membros.
IV. Reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões.
V. Fomentar o desenvolvimento econômico dos países em fase de crescimento.
VI. Proporcionar um ambiente de paz, harmonia e equilíbrio na Europa.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
B - Somente as afirmativas I, III e VI são verdadeiras.
C - Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
D - Somente a afirmativa VI é verdadeira.
E - Todas as afirmativas são verdadeiras.

(CEFET/SC) Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina -
Questão 53:
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Tecnologia e marginalização social
A vida moderna, mais do que nunca, se transforma num ritmo acelerado, devido ao incessante passo dos avanços tecnológicos. [...] Por exemplo, a miniaturização crescente dos computadores, que hoje têm processadores com milhões de componentes eletrônicos, chegará forçosamente a um limite, em que o seu tamanho será comparável ao dos átomos. Quando isso ocorrer, o progresso em computação terá de usar um novo tipo de máquina, baseada em processadores que serão compostos por moléculas, os chamados computadores quânticos. Fica difícil acompanhar essas novas tecnologias e a ciência por trás delas. E essa dificuldade tem sérias consequências sociais. [...] É praticamente impossível, sem o devido poder aquisitivo, se manter em dia com todos os tecnobrinquedos que existem no mercado. São DVDs, HDTVs (televisores de alta definição), palm pilots (computadores de bolso), telefones celulares com acesso à Internet, câmaras digitais e por aí a fora. Se eu repetir essa lista em cinco anos, ela certamente terá aparelhos que ainda nem imaginamos. [...] O alto custo e a constante renovação das tecnologias promove a existência de uma ‘subclasse’ tecnológica, os deixados às margens do turbilhão digital. E, como o motor fundamental da sociedade moderna são a geração e a troca de informação, esses novos marginalizados digitais sofrem uma grande desvantagem no mercado de trabalho. Essa estratificação social é ainda maior em países onde a distribuição de renda é muito polarizada, como é o caso brasileiro.
(GLEISER, Marcelo. Folha de São Paulo, 11 de agosto de 2002. Caderno Mais. adaptado.)
Com relação ao debate sobre tecnologia e globalização, responda qual das afirmativas está CORRETA.
A - O desemprego estrutural ocorre exclusivamente devido ao avanço tecnológico.
B - A tecnologia de ponta está presente da mesma forma em todos os países do mundo, de modo que as desigualdades sociais estão desaparecendo.
C - Novos marginalizados digitais sofrem uma grande desvantagem no mercado de trabalho.
D - A criação de tecnologias digitais se concentra nos países periféricos pelo baixo custo da mão de obra.
E - Somente a informática na escola poderá gerar a retomada de postos de trabalho desativados.

(UFPR) - Universidade Federal do Paraná -
Questão 54: Considere a seguinte tabela:
54
O processo de globalização atrelado ao mercado tem produzido efeitos muito favoráveis ao desenvolvimento de países e blocos econômicos, preferencialmente para aqueles que já detinham um mínimo de condições para sair da linha da pobreza. Sobre o tema, com o auxílio da tabela acima, é correto afirmar:
A - Uma das condições para que um país saia da linha da pobreza e faça parte do mundo globalizado é o tamanho de sua população.
B - Um percentual elevado de pessoas abaixo de 15 anos é o fator definidor para que um país saia da condição de subdesenvolvido e seja considerado emergente.
C - Tanto nos países emergentes como nos desenvolvidos a pirâmide etária é invertida, ou seja, a base é menor que o topo.
D - O Brasil, embora seja considerado um país emergente, já apresenta índices de IDH comparáveis aos dos países desenvolvidos.
E - A solução para que os países subdesenvolvidos reduzam a sua situação de pobreza é a busca do crescimento vegetativo negativo.

(UFPR) - Universidade Federal do Paraná -
Questão 55:
A economia mundial influencia outros setores da sociedade. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:
1. O atual modelo assumido pela economia mundial coloca países subdesenvolvidos e desenvolvidos em um mesmo patamar socioeconômico e cultural.
2. A presença da rede McDonald’s em países como a Índia e a China mostra a eficácia dos modelos de consumo ocidentais difundidos pela ruptura de barreiras comerciais.
3. Cuba é um dos poucos países do mundo ocidental que se mantém fora do circuito mundial do comércio, da informação e da comunicação, embora na atualidade se verifiquem algumas mudanças na participação cubana nesses setores.
4. A abertura econômica da China tem sido acompanhada por um acelerado processo de democratização do país.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente a afirmativa 1 é verdadeira.
B - Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras.
C - Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.
D - Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
E - Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

(UESC/BA) - Universidade Estadual de Santa Cruz -
Questão 56:
A política de imigração dos Estados Unidos tem sofrido alterações, desde o 11 de setembro. Coparticipantes do Nafta (Tratado Norte-americano de Livre Comércio), juntamente com o Canadá, o México e os Estados Unidos, continuam enfrentando problemas em relação à política de imigração.
Sobre o Nafta e as relações México x Estados Unidos, atualmente, pode-se afirmar que a:
A - fronteira seca entre o México e os Estados Unidos visa, sobretudo, impedir a entrada de cidadãos mexicanos no território norte-americano, porque esses migrantes são responsáveis pela maioria dos delitos que ocorrem no país, tornando-se uma ameaça à segurança nacional.
B - participação do México no Nafta não conseguiu diminuir a concentração de renda nem eliminar a excludência social do país.
C - entrada do México no Nafta aqueceu a economia do país, possibilitou o pagamento das dívidas externa e interna, graças ao equilíbrio alcançado pela balança comercial.
D - construção do Muro da Segregação na fronteira do México com os Estados Unidos aconteceu após o 11 de Setembro, depois das modificações ocorridas na política de imigração norte-americana.
E - característica que difere o Nafta do Mercosul é o fato de o primeiro ser formado por países que se encontram no mesmo estágio de desenvolvimento, enquanto o último agrega países ricos, emergentes e pobres.

(UNCISAL/AL) - Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas -
Questão 57:
Competições, concorrências, vencedores, vencidos, ricos, pobres, abandonados à própria sorte: termos que exprimem as modalidades e os resultados do funcionamento de um sistema mundial assimilado então ao desenvolvimento do capitalismo. Nunca na história da humanidade houve tamanha concentração e diferença no interior da comunidade humana.
(Oliver Dolfus, Geopolítica do sistema-mundo)
O fenômeno descrito revela
A - o fluxo de informações.
B - a Revolução Industrial.
C - a formação dos blocos econômicos.
D - os efeitos da globalização.
E - o fluxo de mercadorias.

(CEFET/PB) - Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba -
Questão 58:
“CRISE FINANCEIRA SE MANTÉM APESAR DO SENADO AMERICANO APROVAR SOCORRO PARA OS BANCOS” (O Norte, 03/10/2008) – Os noticiários econômicos não param de mencionar os impactos da crise econômica que começou no país mais importante da economia capitalista.
Sobre esse panorama da economia globalizada, é INCORRETO afirmar que
A - a exigência de alto investimento de capital e de tecnologia de ponta aprofunda as diferenças entre os países subdesenvolvidos e os países desenvolvidos.
B - na economia globalizada, um país depende do outro, e as crises econômicas alastram-se como epidemias por todo o mundo.
C - o investimento especulativo é considerado positivo e desejável por todos os países, pois auxilia o crescimento econômico com a instalação de novas empresas e a expansão e modernização das já existentes.
D - o fluxo financeiro e de informações, as trocas de mercadorias e os deslocamentos populacionais exercem papel fundamental no processo de globalização.
E - a economia mundial encontra-se completamente vinculada às operações realizadas nas bolsas de valores e dependem delas.

Questão 59: EXCLUÍDA.

(UEPB) - Universidade Estadual da Paraíba -
Questão 60:
Com base nos seus conhecimentos e com o auxílio do texto apresentado na questão anterior, assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à atual globalização do capitalismo.
( ) O progresso técnico e o acesso indiscriminado de todos os povos e classes sociais aos computadores e à internet fazem com que o mundo se apresente sem fronteiras entre povos e nações, havendo hoje uma só realidade para todos.
( ) A cultura é um elemento diferenciador entre os povos, o que não permite a completa homogeneização do espaço num mundo globalizado pela informação instantânea e planetária.
( ) A relação tempo cronológico/ distância é redimensionada com o meio técnico-científico-informacional, já que pessoas, objetos e informações circulam com uma rapidez até então inimagináveis.
( ) Os modernos sistemas de comunicações tornaram possível a instantaneidade da informação e com isso o conhecimento dos eventos longínquos, o que faz com que todos os lugares se tornem espaços da globalização.
A sequência correta das assertivas é
A - V V V V
B - F F V F
C - F V V V
D - V F V V
E - V V V F

(UEPB) - Universidade Estadual da Paraíba -
Questão 61:
Em relação à formação dos “blocos regionais” que surgiram com a finalidade de fortalecer os mecanismos de mercado a nível interno e com países não membros a nível internacional, é correto afirmar que
A - a União Europeia é a experiência pioneira e mais bem-sucedida integração de mercados regionais que apresenta uma população com alto poder aquisitivo e elevado nível de escolaridade.
B - o Nafta foi a mais completa integração regional, da qual o país que mais se beneficiou foi o México, que recebeu altos investimentos das empresas estadunidenses e conseguiu o livre acesso da população trabalhadora ao território norte-americano.
C - o Mercosul é o bloco econômico que mais se expandiu ao englobar os países da Comunidade Andina e se integrar aos países africanos para fazer frente ao Nafta e à União Europeia nas negociações junto a OMC (Organização Mundial do Comércio).
D - a Alca foi criada com a finalidade de fortalecer a economia dos países da América Latina e juntamente com o Nafta formar o mais importante bloco econômico internacional.
E - a Apec se tornou o mais poderoso bloco econômico mundial, por ser comandado pela China e integrar economias fortes como a do Japão e dos Estados Unidos, o que transformou o oceano Pacífico na mais importante rota comercial deste início de século.

(UFPB) - Universidade Federal da Paraíba -
Questão 62:
O MERCOSUL e outros blocos econômico-comerciais, como o PACTO ANDINO, o MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO, o CARICOM (Comunidade do Caribe) e a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), constituem tentativas de integração de alguns países latino-americanos para promover os seus interesses diante do comércio internacional.
Considerando as relações entre o MERCOSUL e outros blocos econômicos, é correto afirmar:
A - A atual parceria entre o MERCOSUL e a União Europeia representa um significativo contrapeso geopolítico ao poderio hegemônico dos Estados Unidos da América.
B - A aproximação entre o MERCOSUL e a União Europeia não é relevante para os EUA, visto que, em 1990, houve um aumento de trocas comerciais entre esse país e o MERCOSUL
C - Os subsídios agrícolas, fornecidos pela União Europeia aos seus agricultores, aumentam a possibilidade de competitividade dos produtores rurais do MERCOSUL.
D - O Produto Nacional Bruto (PNB) do MERCOSUL, entre 1999 e 2001, sofreu considerável redução, devido à desvalorização das moedas do Brasil e da Argentina, apesar do alto crescimento econômico desses países.
E - As economias latino-americanas são pouco diversificadas, dificultando, assim, um incremento das relações comerciais entre o MERCOSUL, os EUA e a União Europeia.

(UECE) - Universidade Estadual do Ceará -
Questão 63:
Sobre o processo de globalização, assinale o correto.
A - O processo de globalização, mesmo diante de vários contrastes econômicos e sociais, reflete na total difusão de informações e acesso indiferenciado a elas, reduzindo, quase que totalmente, as desigualdades sociais de forma homogênea.
B - A Internet em muito contribuiu para difusão de informações e acesso a serviços (e-mails, dados bancários, compra e venda de produtos, dentre outras atividades), mas em nada contribuiu para o redimensionamento das concepções de tempo e espaço, essenciais à dinâmica da globalização.
C - A globalização, cuja imagem reflete a estrutura econômica norte-americana, é também representada por instituições como o FMI e o Banco Mundial, nas quais o neoliberalismo, mesmo atuando para reduzir as barreiras aos fluxos globais, não viabiliza investimentos produtivos nem a ampliação do comércio em países subdesenvolvidos como o Brasil e o México.
D - A expansão do processo de globalização também se dá de forma “sutil” e, mesmo com difusão de informações e acesso a serviços, fortalecem grupos, países ou regiões, utilizando-se princípios de domínio sobre mercadorias, capitais, serviços, informações e pessoas.

(IFPI) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí -
Questão 64:
A respeito do processo de formação dos blocos econômicos no mundo contemporâneo, podemos afirmar corretamente que:
A - o exemplo do Mercosul é ilustrativo do significado promissor desse processo. O bloco, organizado a partir do Tratado de Assunção de 1991, contou inicialmente com a participação do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, mas o seu sucesso já trouxe como membros efetivos: Venezuela (2000), Chile (2007), Colômbia (2007), Bolívia (2008), Equador (2008) e Peru (2008);
B - são instituições de comércio internacional que visam barrar a lógica do processo de globalização, pois eles se fundamentam na estruturação de barreiras a toda a sorte de produtos oriundos de países externos aos blocos;
C - a participação do Reino Unido foi crucial para a assinatura do Tratado de Roma em 1957, uma vez que esse país é o símbolo maior do modelo econômico capitalista dentro do continente europeu. A importância desse país se refletiu em todas as etapas da integração, particularmente no processo de unificação da moeda, representando o primeiro país a adotar o euro;
D - o processo de formação de blocos econômicos no contexto da globalização atual teve início na década de 1930, refletindo uma resposta efetiva à crise econômica daquele contexto. A experiência pioneira foi representada pela zona de livre comércio formada entre Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Reino Unido, Alemanha e França;
E - refletem entendimentos entre os integrantes de um grupo de países que pretendem ampliar sua competitividade na economia mundial, por meio da integração de seus mercados e da expansão de suas empresas dentro desses mercados supranacionais. Suas etapas de consolidação iniciam-se com a zona de livre comércio, passando pela união aduaneira, pelo mercado comum, pela unificação monetária e da moeda, até atingir a unificação política.

(UFPI) - Universidade Federal do Piauí -
Questão 65:
Com relação aos problemas do mundo globalizado, é correto afirmar que:
I. os conflitos nos países da África Subsaariana são incentivados por países estrangeiros que se utilizam da política “Dividir para Dominar”;
II. os problemas ambientais têm, como causa principal, o excesso de população nos países pobres;
III. a globalização da economia é a principal responsável pela exclusão social;
IV. a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, é considerada como importante momento para a participação dos países em desenvolvimento na agenda da diplomacia ambiental.
É correto afirmar o que está em:
A - I e II
B - II e III
C - I e IV
D - II e IV
E - III e IV

(UFPI) - Universidade Federal do Piauí -
Questão 66:
Na última década do século XX, entra em cena uma nova ordem mundial, caracterizada pela multipolaridade. Essa característica é atribuída à (ao):
I. ( ) equilíbrio econômico entre Estados Unidos da América, União Europeia e Bacia do Pacífico.
II. ( ) aumento do comércio internacional entre países do hemisfério Sul.
III. ( ) fortalecimento da democracia nos países asiáticos.
IV. ( ) queda do muro de Berlim.
V. ( ) fortalecimento da União Europeia.
Assinale a alternativa correta:
A - F, F, F, V e F.
B - F, V, F, F e F.
C - V, F, F, F e F.
D - F, F, V, F e F.
E - F, F, F, F e V.

(UCS/RS) - Universidade de Caxias do Sul -
Questão 67:
A globalização econômica independe de fronteiras nacionais. Com ela vieram o acirramento da concorrência e a consequente necessidade de proteção de mercados, que conduziram à formação de blocos econômicos, entre eles, os megablocos regionais, que também produzem uma geoeconomia planetária.
Analise a veracidade (V) ou falsidade (F) das proposições abaixo, considerando as características gerais dos blocos econômicos.
( ) Em 1980 foi elaborado o Plano Schumam, que mudou o nome da Comunidade Econômica Europeia (CEE) para União Europeia (UE) e estabeleceu a moeda única (euro), a unificação das taxas e uma política monetária comum.
( ) Na Conferência de Seattle, decidiu-se que a Apec (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) assumiria características de um bloco econômico regional, para que se criasse, até 2010, uma zona de livre comércio.
( ) A COMESA (Mercado Comum do Sudeste Asiático) foi criada em 1992, com o objetivo de implantar uma zona de livre comércio e dar continuidade às ZEEs (Zonas Econômicas Especiais) do Sudeste Asiático.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
A - V – V – V
B - V – F – V
C - F – V – F
D - F – F – F
E - V – V – F

(UNIFRA/RS) - Centro Universitário Franciscano -
Questão 68:
68
A figura ilustra o funcionamento do sistema capitalista. Marque a alternativa que expressa considerações incorretas sobre o processo de caracterização do capitalismo no mundo.
A - O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e posteriormente se expandiu para outros lugares do mundo como Ásia, África, América e Oceania.
B - Nas décadas de 1970 e 1980, as ideias do liberalismo clássico foram retomadas na forma de políticas neoliberais que pregavam a não intervenção do Estado na economia.
C - Em 2008, o mundo vive uma crise financeira mundial, onde os estados europeus decidem intervir em suas próprias economias, disponibilizando recursos públicos para ajuda aos bancos privados e, assim, configurando uma atitude contrária aos princípios neoliberais.
D - Na busca de novos mercados, o capitalismo financeiro passa a ser chamado de globalização, buscando atingir uma integração de economias, culturas, línguas, produção e consumo.
E - O fluxo de capitais pelo mundo é uma situação nova, determinada pela expansão das chamadas empresas globais, após a terceira revolução industrial.

(UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul -
Questão 69:
Considere as seguintes afirmações, relativas às transformações decorrentes do processo de mundialização do capital.
I – O chamado Estado Mínimo prega a desregulamentação do estado e a mínima intervenção deste na economia, a fim de que ele disponibilize seus recursos para programas de alimentação, saúde, educação, habitação, entre outros.
II – As novas formas de produção industrial levaram à modificação da estrutura portuária, adaptando-a a navios de menor capacidade de carga, e à terceirização na contratação do trabalho.
III – As empresas passaram a decidir sua localização mediante avaliação de um quadro de vantagens comparativas, o que tornou a participação dos municípios decisiva na política de incentivos fiscais para as empresas.
Quais estão corretas?
A - Apenas I.
B - Apenas II.
C - Apenas I e III.
D - Apenas II e III.
E - I, II e III.

(UERN) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte -
Questão 70:
INSTRUÇÃO: Para responder a essa questão, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta.
Considerando-se os conhecimentos sobre a OMC, suas atribuições e a Rodada de Doha, pode-se afirmar:
A - A OMC foi criada para substituir a OTAN, agrega 300 países de todos os continentes e sua função é banir do comércio internacional as relações comerciais desfavoráveis.
B - A expansão do comércio internacional, na última década, foi mais expressiva porque as commodities foram bastante valorizadas e a OMC proibiu qualquer tipo de protecionismo nos países centrais.
C - O Brasil e a Argentina, ao se integrarem ao grupo do G8, conseguiram, no encontro de Cancun, eliminar as tarifas alfandegárias dos produtos industrializados dos países periféricos para os países desenvolvidos.
D - A Rodada de Doha tem esse nome porque as negociações para democratizar o comércio internacional começaram em Doha, capital do Catar.

(UFRN/RN) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte -
Questão 71:
A União Europeia representa o mais complexo e avançado estágio de integração entre países. Acerca da integração da Europa, pode-se afirmar:
A - O Tratado de Maastricht tinha por objetivo promover a união econômica e monetária e adotar uma política externa e de defesa comum.
B - O Tratado de Maastricht visava impulsionar a união econômica e fomentar uma política de restrição à integração dos países do Leste.
C - O Tratado de Roma tinha por meta a constituição do Mercado Comum Europeu, por meio da criação de uma moeda única e da integração dos países do Leste.
D - O Tratado de Roma objetivava a formação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, através do estímulo à cooperação econômica e a alianças políticas.

GABARITO: questão 1: E - questão 2: B - questão 3: B - questão 4: B - questão 5: D - questão 6: C - questão 7: C - questão 8: D - questão 9: B - questão 10: D - questão 11: B - questão 12: A - questão 13: C - questão 14: B - questão 15: E - questão 16: A - questão 17: C - questão 18: B - questão 19: C - questão 20: C - questão 21: D - questão 22: B - questão 23: A - questão 24: A - questão 25: A - questão 26: D - questão 27: B - questão 28: C - questão 29: B - questão 30: C - questão 31: C - questão 32: B - questão 33: B - questão 34: A - questão 35: E - questão 36: A - questão 37: B - questão 38: A - questão 39: D - questão 40: A - questão 41: E - questão 42: D - questão 43: D - questão 44: D - questão 45: C - questão 46: A - questão 47: B - questão 48: C - questão 49: C - questão 50: D - questão 51: A - questão 52: E - questão 53: C - questão 54: D - questão 55: B - questão 56: B - questão 57: D - questão 58: C - questão 59: EXCLUÍDA - questão 60: C - questão 61: A - questão 62: A - questão 63: D - questão 64: E - questão 65: C - questão 66: C - questão 67: C - questão 68: E - questão 69: C - questão 70: D - questão 71: A

10 comentários:

  1. Obrigada, amo esse site e sempre utilizo algumas questões.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado! As questões são ótimas. Mas as questões 58 e 59 estão repetidas!

    ResponderExcluir
  3. Marcos
    Um grande abraço.
    Do amigo

    Leandro Dias (prof.Geo - Viçosa - MG)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tudo bom? O comentário foi publicado e eu me esqueci de responder. Como você está? Tempos bons aqueles das viagens para Ponte Nova. Por onde você anda?
      Prometo responder mais rápido. kkkk

      Excluir
  4. Oh meu amigo ficou muito bom hein,fui seu aluno no cursinho do Mandetta, vc está sabendo se vai sair concurso aqui no MS,pois estou aguardando essa notícia.
    E vc está com aulas em cursinho, eu quero tentar para História.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Leonardo? Não lecionarei em nenhuma turma preparatória para o concurso da PM-MS porque não resido mais em Campo Grande. Fiz uma postagem nesse blog sobre esse concurso disponibilizando o acesso a última apostila de Atualidades que usei nas turmas. Abraço. Sucesso.

      Excluir