Pesquisar este blog

A vida na Idade Média


A vida na Idade Média

O feudalismo surgiu na Europa Ocidental com a decadência do Império Romano causada pelas invasões dos povos bárbaros. Em função da ausência de um poder nacional único, as terras foram divididas entre os nobres que passaram a exercer o poder de forma descentralizada, pois a derrocada do Império Romano não foi substituída por reis fortes. De acordo com J. B. Smith (History of the World), o “feudalismo é uma forma de sociedade que tende a aparecer onde quer que, em consequência do colapso do governo central, homens se agrupem, para fins de defesa local, à volta de outros mais fortes que ele”. No mesmo raciocínio, Osvaldo R. de Souza (História Geral) afirmou que o “poder na comunidade feudal era descentralizado. Não havia um governo forte”.

Com as invasões e as constantes guerras, a vida urbana era bastante reduzida, prejudicando, assim, a atividade comercial. A principal atividade econômica era a agricultura de subsistência (policultura) com mão-de-obra servil. Os servos eram obrigados a assumirem diversas obrigações com os senhores feudais.

Entre os nobres vigoravam as relações de suserania e vassalagem, sendo que os suseranos eram os nobres que ofereciam um pedaço de terra aos vassalos, que, por sua vez, deviam fidelidade ao suserano.

A sociedade feudal era coletivista e estamental, ou seja, os direitos e deveres eram estabelecidos pelo nascimento. Isso significa que não havia mobilidade social na sociedade medieval. Na visão de Leo Huberman (História da Riqueza do Homem), no topo da pirâmide social medieval estava o clero, que era composto pelos sacerdotes da Igreja Católica, proprietários de terras assim como os nobres. Outra forma de ver a pirâmide social do feudalismo é com o clero e a nobreza no topo, de acordo com Campos e Miranda (A Escrita da História).


ou...



Na Baixa Idade Média, vemos a ascensão da classe social dos mercadores/comerciantes e o desenvolvimento dos burgos, construídos ao redor dos castelos dos senhores feudais. Além das cidades formadas nas encruzilhadas das estradas, de acordo com José Jobson de Arruda (História Antiga e Medieval), “com o aumento progressivo do número de comerciantes, surgiram estabelecimentos fora das muralhas dos castelos. Formaram-se, então, povoados “junto aos muros dos castelos e dos palácios episcopais”. Os burgos chegavam a cercar completamente o castelo do senhor feudal ou o palácio episcopal.

Assim nasciam os burgos...

É difícil definir a principal característica do feudalismo. Pode ser a existência do servo, a descentralização do poder ou ainda o caráter das relações de dominação. A Idade Média não se restringiu ao feudalismo, mas este foi o elemento típico deste período, que sobreviveu até a Idade Moderna. Em alguns casos, até a Revolução Francesa em 1789.

2 comentários:

  1. Muito Bom Pof. Parábens!
    é um orgulhe ter estudado com voce.
    Seguirei seu blog.
    Abraço
    lequinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Lequinha. Muito obrigado pela honra de ser meu leitor.

      Excluir