Pesquisar este blog

A manjedoura e a cruz


Lucas 2.8-14
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: "Não tenham medo. Estou lhes trazendo boas novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura".
De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens de boa vontade".


A manjedoura e a cruz

Nos últimos dias, temos falado muito sobre o Natal, mas um natal falso e contrário à palavra de Deus. Há o natal dos presentes, do Papai Noel, das liquidações e saldões bastante convenientes, dos belos enfeites luminosos da cidade, dos cartões com mensagens, dos amigos secretos, das festas de confraternização das empresas. Há natal para todos os gostos e tamanhos de bolsos.

No entanto, o Natal é uma festa para os cristãos, não para os descrentes. Somente para os cristãos ela é motivo de alegria. Para os descrentes é mais uma data festiva que interessa exclusivamente ao comércio, que já está, há alguns meses, fazendo as contas do aumento das vendas.

Essa não é uma festa que carece de símbolos; é uma festa em que os símbolos são vistos em todos os lugares. A manjedoura, por exemplo: apesar de ser um dos grandes símbolos do dia, acredita-se que a festa nasce e morre ali sem nenhum prolongamento, como se Jesus não tivesse se tornado um adulto, o mais importante de todos.

Rodeando a manjedoura, há o presépio. Ainda bem que nos enganamos bem com os presépios, pois ninguém gostaria de um presépio de verdade com todos os seus animais, cheiros, moscas e sujeiras. Nascer em um estábulo foi a primeira das humilhações pelas quais Jesus passou em seu curto ministério na Terra. 

Jesus veio para ser humilhado e ainda assim escutou dos céus: "Tu és o meu filho amado, em ti Eu me agrado”. O Natal é o dia em que Ele se humilhou e habitou entre nós, pois “sendo rico se fez pobre por amor de vocês, para que por meio de sua pobreza, vocês se tornassem ricos".

Jesus nasceu para salvar pecadores que se arrependem de seus pecados e servem a Ele. Portanto, o nascimento de Jesus só tem sentido para aqueles que reconhecem de todo coração Jesus como Senhor e salvador de suas vidas. Por isso, Jesus nasceu em um mundo corrompido para mostrar o amor do Pai: encarnou-se e se fez pobre e fez tudo para que pudéssemos ter a salvação nEle.

Hoje comemoramos a vinda do Salvador de nossas vidas. Por isso, o Natal é importante para nós. Porque nesse dia sabemos que o nosso salvador nasceu para que tenhamos salvação e vida eterna. Em termos de símbolos, é importante que a manjedoura, símbolo de um nascimento pobre e humilhante, aponte para a cruz, símbolo de uma morte humilhante que nos deu a vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário