RENASCIMENTO CULTURAL
RESUMO
. O que foi: Foi a efervescência
artística e cultural vivida nos séculos XV e XVI na Europa Ocidental que marca
o início da Era Moderna e o nascimento do universo burguês, especificamente em
sua face cultural. No Renascimento, fica claro o rompimento com a Idade Média
em grande parte de seus elementos. É, sobretudo, a exposição do universo e dos
valores da nova classe emergente, a burguesia.
. Quando e onde: O Renascimento
foi um movimento restrito à Europa Ocidental católica. Seu epicentro foi
certamente a Itália e de modo mais específico, a cidade de Florença. Desde o
meio da Baixa Idade Média já se via um florescimento das artes e da cultura,
mas isso tomou uma forma ampla mesmo apenas no século XV. A partir deste
momento ela sairá da Itália e ganhará todo o espaço da Europa Ocidental.
2. Elementos do Renascimento:
. Estudo dos clássicos
greco-romanos: Um dos elementos que sublinham o afastamento com a Idade Média é
a visitação dos textos e livros clássicos da Antiga Grécia e do Império Romano.
Reliam-se os textos políticos, admirava-se a arte daqueles povos e os seus
conhecimentos sobre a natureza e o mundo. Inclusive a religião pagã desses
povos antigos traz interesse, mas o catolicismo não chega a perder força diante
disto.
. Humanismo: Ao contrário do
extremo peso que tinha a Igreja e Deus na cultura medieval, agora a atenção é
voltada para o homem. Este, agora, constrói o seu mundo, o homem pode construir
o seu conhecimento, conhecimento que pode modificar o mundo. O próprio
conhecimento e as ações do homem na Terra não se justificam mais unicamente por
Deus. Fala-se de um antropocentrismo – o homem no centro de tudo – moderno ante
um teocentrismo medieval.
. O indivíduo e a razão: A noção
individual do mundo passa a ser valorizada contra uma visão mais comunal ou
religiosa, característica da Idade Média. E esse indivíduo usa a razão para
compreender o mundo. A razão, durante a Idade Média, era menos importante do
que a fé, era submissa a esta.
. Avanço do conhecimento e da
técnica: Surge nesse período a origem do que depois será chamado de ciência. A
razão agora será valorizada, mas ainda não será mais importante do que a fé. O
conhecimento racional das coisas começa a ganhar corpo para depois triunfar no
Iluminismo no XVIII. Durante o Renascimento e os séculos seguintes, constata-se
um grande avanço de todos os campos do conhecimento e da técnica.
. As artes: De forma bem ampla,
as artes vão ser renovadas. Novas técnicas, novas formas de se fazer arte e
também novos elementos artísticos serão introduzidos enriquecendo e
diversificando bastante o campo das artes na Europa. As artes vão ser
financiadas pelos mecenas, homens ricos – burgueses ou nobres – que
patrocinavam os artistas para que estes fizessem as suas obras de arte. Com
esse financiamento, surgem alguns artistas profissionais, o que antes não
existia. Essa arte, porém, não é voltada para as massas, mas para uma pequena
elite apenas.
. A imprensa, as línguas e as
grandes obras literárias: Um grande avanço técnico do período é a invenção da
imprensa. Com ela, as obras literárias serão difundidas mais rapidamente,
haverá um pequeno impulso para a redução do analfabetismo, mas a maioria da
população européia ainda continuará analfabeta. Nesse momento surgirão as
línguas nacionais, principalmente a partir de grandes obras literárias
nacionais. Cada país que se unifica e ganha a sua língua própria, tendo também
a sua própria obra-mãe. Assim, Os Lusíadas de Luís de Camões é tido como a
certidão de nascimento da língua portuguesa, junto com outros escritos
portugueses do mesmo período. Dom Quixote de Miguel de Cervantes é a principal
obra espanhola do período e é um marco para a fundação do idioma castelhano. A
Utopia de Thomas Morus e as obras de Shakespeare são marcos fundamentais da
língua inglesa e assim por diante.
. O elitismo do Renascimento:
Vale lembrar que nessa época poucos eram os que sabiam ler e também eram poucos
os que tinham acesso à arte. Essa arte que surge no Renascimento era fortemente
elitista, poucos tinham acesso a esta arte e poucos também podiam entendê-la.
QUESTÕES
1. O Renascimento foi o período
de renovação de idéias. Teve início na Itália e depois se espalhou pelo Europa.
O Renascimento foi também uma época de grandes artistas e escritores, como
Leonardo da Vinci, Michelângelo e Shakespeare. A vida cultural deixou de ser
controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da
Antiguidade grego-romana chamados de humanistas.
SCHMIDT, Mário. Nova História
Crítica. 6ª série. São Paulo: Nova Geração, 1999, p. 112
O Renascimento teve como
características, EXCETO
a) inspiração na Antiguidade
Clássica
b) valorização do homem
c) desejo de romper com a cultura
Medieval
d) valorização da cultura
teocêntrica
2. Ousados foram os artistas do
Renascimento, que inventaram novas formas, cores e idéias e que nos legaram
obras maravilhosas. “Mona Lisa”, “Pietá” e “Primavera” são, respectivamente,
obras de:
a) Leonardo da Vinci –
Michelângelo – Botticelli
b) Michelângelo – Rafael –
Leonardo da Vinci
c) Botticelli – Michelângelo –
Rafael
d) Leonardo da Vinci – Donatelo –
Michelângelo
3. Leia este trecho, em que se
faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros
a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior
realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas
religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos
fornecidos pelos sentidos”.
CHAUÍ, Marilena. "Primeira
filosofia". 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.
A leitura do trecho nos permite
identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém
essas características.
a) Deismo e ceticismo.
b) Teocentrismo e Racionalismo.
c) Racionalismo e Antropocentrismo.
d) Classicismo e Ceticismo.
4. “O homem vale tanto quanto o
valor que dá a si próprio.” (François Rabelais)
"O bom pintor é aquele capaz
de representar duas coisas principais, chamadas ‘homem’ e ‘os trabalhos da
mente do homem'." (Leonardo Da Vinci)
As frases acima expressam um dos
princípios fundamentais do renascimento cultural que é o:
a) Hedonismo, valorizando o
prazer do homem.
b) Teocentrismo em contraposição
a visão estática do mundo medieval.
c) Antropocentrismo, valorizando
o homem em contraposição as idéias católicas medievais.
d) Humanismo, valorizando a o
pensamento racional.
e) pensamento empírico como forma
de valorização do homem.
5. O Renascimento Cultural é
visto, pelo senso comum, como um movimento artístico. Sabemos, no entanto, que
esse movimento é muito mais abrangente. Sobre o Renascimento, é correto
afirmar:
a) O Renascimento foi um
movimento de mudança de mentalidade da sociedade européia e repercutiu nas mais
diversas áreas.
b) A força das idéias humanistas
combateram o cristianismo e impôs o pensamento ateu.
c) As ciências em geral não
tiveram grande desenvolvimento, porque no período renascentista não havia uma
preocupação com a questão empírica.
d) O Renascimento resgatou o
pensamento humanista que se manteve forte durante a Idade Média no combate às
heresias.
e) A busca por valores perdidos
na Antiguidade recebeu amplo apoio da Igreja Católica, que compartilhava do
ideal antropocentrista dos gregos.
6. "Cessem do sábio Grego e
do Troiano
As navegações grandes que
fizeram;
Cale-se de Alexandre e de Trajano
A fama das vitórias que tiveram;
Que eu canto o feito ilustre
Lusitano,
A quem Netuno e Marte obedeceram;
Cesse tudo que a Musa antiga
canta,
Que outro valor mais alto se
alevanta".
(Luís Vaz de Camões, Os
Lusíadas.)
Assinale a alternativa que
demonstra a característica do Renascimento descrita na poesia.
a) O humanismo, com a valorização
de grandes navegadores como Netuno.
b) O racionalismo, expresso pela
habilidade e o uso da técnica dos grandes navegadores.
c) O hedonismo, devido ao
espírito aventureiro dos navegadores.
d) O resgate da cultura
greco-romana, servindo de base para a exaltação dos navegadores lusitanos.
e) A visão de um mundo dominado
por forças divinas e, portanto, uma valorização do teocentrismo.
7. Com relação às artes e às
letras de seu tempo, os humanistas dos séculos XV e XVI afirmavam:
a) que a literatura e as artes
plásticas passavam por um período de florescimento, dando continuidade ao
período medieval.
b) que a literatura e as artes
plásticas, em profunda decadência no período anterior, renasciam com o
esplendor da Antiguidade.
c) que as letras continuavam as
tradições medievais, enquanto a arquitetura, a pintura e a escultura rompiam
com os velhos estilos.
d) que as artes plásticas
continuavam as tradições medievais, enquanto a literatura criava novos estilos.
e) que o alto nível das artes e
das letras do período nada tinha a ver com a Antiguidade nem com o período
medieval.
8. Durante o Renascimento, houve
um notável desenvolvimento da produção literária, além das artes plásticas.
Indique a alternativa em que obra e autor estão corretos:
a) O Príncipe - Shakespeare
b) Dom Quixote - Miguel de
Cervantes
c) Os Lusíadas - Erasmo de
Rotterdan
d) Hamlet - Dante Alighieri
e) Utopia - François Rabelais
9. "Se volveres a lembrança
ao Gênese, entenderás que o homem retira da natureza seu sustento e a sua
felicidade. O usuário, ao contrário, nega a ambas, desprezando a natureza e o
modo de vida que ela ensina, pois outros são no mundo seus ideais." (Dante
Alighieri, A DIVINA COMÉDIA, Inferno, canto XI, tradução de Hernâni Donato).
Esta passagem do poeta florentino exprime:
a) uma visão já moderna da
natureza, que aqui aparece sobreposta aos interesses do homem.
b) um ponto de vista já
ultrapassado no seu tempo, posto que a usura era uma prática comum e não mais
proibida.
c) uma nostalgia pela Antigüidade
greco-romana, onde a prática da usura era severamente coibida.
d) uma concepção dominante na
Baixa Idade Média, de condenação à prática da usura por ser contrária ao
espírito cristão.
e) uma perspectiva original, uma
vez que combina a prática da usura com a felicidade humana.
10. (FUVEST) Com relação à arte
medieval, o Renascimento destaca-se pelas seguintes características:
a) a perspectiva geométrica e a
pintura a óleo.
b) as vidas de santos e o
afresco.
c) a representação do nu e as
iluminuras.
d) as alegorias mitológicas e o
mosaico.
e) o retrato e o estilo romântico
na arquitetura.
11. (UFTM) Leia a definição de
renascença.
1. Ato ou efeito de renascer; renascimento
2. Qualquer movimento caracterizado pela ideia de renovação, de restauração;
retorno 3. Nova vida, nova existência.
(Dicionário Houaiss da língua
portuguesa)
O termo “renascença” é utilizado
para caracterizar a arte, no mundo ocidental, entre os séculos XIV e XVI. A
escolha do termo pode ser explicada
a) pelo fato de a produção
artística ocidental nascer, de fato, neste período.
b) pela revalorização de ideais
estéticos vigentes na Antiguidade Clássica.
c) pela renovação da pintura,
fruto da difusão dos ideais protestantes.
d) pelo contato com a arte
africana, descoberta graças às viagens marítimas.
e) pelo fim da política do
mecenato, que financiava a recuperação das obras de arte.
12. Em O RENASCIMENTO, Nicolau
Sevcenko afirma: "O comércio sai da crise do século XIV fortalecido. O
mesmo ocorre com a atividade manufatureira, sobretudo aquela ligada à produção
bélica, à construção naval e à produção de roupas e tecidos, nas quais tanto a
Itália quanto a Flandres se colocaram à frente das demais. As minas de metais
nobres e comuns da Europa Central também são enormemente ativadas. Por tudo
isso muitos historiadores costumam tratar o século XV como um período de
Revolução Comercial." A Revolução Comercial ocorreu graças:
a) às repercussões econômicas das
viagens ultramarinas de descobrimento.
b) ao crescimento populacional
europeu, que tornava imperativa a descoberta de novas terras onde a população
excedente pudesse ser instalada.
c) a uma mistura de idealismo religioso e espírito de
aventura, em tudo semelhante àquela que levou à formação das cruzadas.
d) aos Atos de Navegação lançados
por Oliver Cromwell.
e) à auto-suficiência econômica
lusitana e à produção de excedentes para exportação.
13. Entre os séculos XIV e XVI a
Europa viveu uma época de muitas transformações no campo das técnicas, das
artes, da política, da religião e do próprio conhecimento que o homem tinha do
mundo em si mesmo. Sobre esse período histórico, é correto afirmar:
a) Os reinos da França e da
Inglaterra enfraqueceram-se devido à crise do sistema feudal, que empobrecera
os nobres exatamente no momento de enriquecimento da burguesia mercantil e
financeira, o que permitiu que os reis concentrassem mais poder em suas mãos.
b) Surgiram nessa época
"projetos" políticos que diziam respeito às formas de um governante
proteger e aumentar seu poder.
c) Durante esse período, quando
os reinos independentes se fortaleceram, a Igreja esforçou-se para assegurar o
poder espiritual, abandonando sua preocupação anterior com a manutenção de seu
poder temporal.
d) Esse período foi de paz entre
os papas e os imperadores; por isso, não se investiu na criação de armas de
guerra nem em fortificações.
e) Os comerciantes começaram a
entrar em choque direto com a antiga ordem medieval, impondo sua forma de vida
e seus valores, à medida que passaram a concentrar as riquezas, das quais
dependiam também a Igreja e governantes.
14. As principais características
do Renascimento foram:
a) teocentrismo, realismo e
intensa espiritualidade;
b) romantismo, espírito crítico
em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas;
c) ausência de perspectiva e
adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores
espirituais;
d) uso de temas ecológicos
evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos
de personalidades da época.
e) antropocentrismo, humanismo e
inspiração greco-romana.
15. Qual das alternativas abaixo
apresenta características do Renascimento Cultural?
A - Teocentrismo; valorização da
cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.
B - Geocentrismo; valorização
apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.
C - Temas não relacionados com a
realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas
abstratos.
D - Antropocentrismo; valorização
da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do
conhecimento em várias áreas.
16. Vários artistas italianos se
destacaram no Renascimento Cultural. Qual das alternativas abaixo apresenta
nomes de artistas italianos renascentistas?
A - Leonardo da Vinci,
Michelangelo, Rafael Sanzio, Botticelli e Tintoretto.
B - Pablo Picasso, Van Gogh,
Galileu Galilei e Lucas Mantovanni.
C - Pitágoras, Renoir, Portinari,
Monet e Laurentino Schiatti.
D - Lucas Mantovanni, Pablo
Picasso, Monet, Girondinelli e Renoir.
17. Na Itália Renascentista quem
eram os mecenas?
A - Governantes que atuavam como
artistas, fazendo esculturas e pinturas.
B - Pintores que ajudavam
financeiramente os burgueses da época.
C - Burgueses e governantes que
protegiam e patrocinavam financeiramente os artístas renascentistas.
D - Religiosos que perseguiam os
artísticas que faziam obras de arte que criticavam os fundamentos da Igreja
Católica.
18. Sobre Leonardo da Vinci, é
verdadeira afirmar que:
A - Foi o mais importante
escultor e poeta do Renascimento Italiano.
B - Foi um importante pintor,
escultor, cientista, engenheiro, escritor e físico do Renascimento.
C - Foi um importante governante
italiano que patrocinou vários artistas e cientistas do período renascentista.
D - Foi um importante escultor e
pintor italiano do Renascimento, cuja principal obra é Pietá.
19. Qual dos países abaixo é
considerado o berço do Renascimento?
A - França
B - Itália
C - Espanha
D - Holanda
20. Leia este trecho, em que se
faz referência à construção do mundo moderno:
“... os modernos são os primeiros
a demonstrar que o conhecimento verdadeiro só pode nascer do trabalho interior
realizado pela razão, graças a seu próprio esforço, sem aceitar dogmas
religiosos, preconceitos sociais, censuras políticas e os dados imediatos
fornecidos pelos sentidos”. (CHAUÍ, Marilena. "Primeira filosofia".
4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 80.)
A leitura do trecho nos permite
identificar características do Renascimento. Assinale a afirmativa que contém
essas características.
a) nova postura com relação ao
conhecimento, a qual transforma o modo de entendimento do mundo e do próprio
homem.
b) ruptura com as concepções
antropocêntricas, a qual modifica as relações hierárquicas senhoriais.
c) ruptura com o mundo antigo, a
qual caracteriza um distanciamento do homem face aos diversos movimentos
religiosos.
d) adaptações do pensamento
contemplativo, as quais reafirmam a primazia do conhecimento da natureza em
relação ao homem.
21. (ENEM) (...) Depois de longas
investigações, convenci-me por fim de que o Sol é uma estrela fixa rodeada de
planetas que giram em volta dela e de que ela é o centro e a chama. Que, além
dos planetas principais, há outros de segunda ordem que circulam primeiro como
satélites em redor dos planetas principais e com estes em redor do Sol. (...)
Não duvido de que os matemáticos sejam da minha opinião, se quiserem dar-se ao
trabalho de tomar conhecimento, não superficialmente, mas duma maneira
aprofundada, das demonstrações que darei nesta obra. Se alguns homens ligeiros
e ignorantes quiserem cometer contra mim o abuso de invocar alguns passos da
Escritura (sagrada), a que torçam o sentido, desprezarei os seus ataques: as
verdades matemáticas não devem ser julgadas senão por matemáticos. (COPÉRNICO,
N. De Revolutionibus orbium caelestium)
Aqueles que se entregam à prática
sem ciência são como o navegador que embarca em um navio sem leme nem bússola.
Sempre a prática deve fundamentar-se em boa teoria. Antes de fazer de um caso
uma regra geral, experimente-o duas ou três vezes e verifique se as
experiências produzem os mesmos efeitos. Nenhuma investigação humana pode se
considerar verdadeira ciência se não passa por demonstrações matemáticas.
(VINCI, Leonardo da. Carnets)
O aspecto a ser ressaltado em
ambos os textos para exemplificar o racionalismo moderno é
a) a fé como guia das
descobertas.
b) o senso crítico para se chegar
a Deus.
c) a limitação da ciência pelos
princípios bíblicos.
d) a importância da experiência e
da observação.
e) o princípio da autoridade e da
tradição.
22. (UNEB) Leia atentamente os
relatos a seguir:
"O pintor que trabalha
rotineira e apressadamente, sem compreender as coisas, é como o espelho que
absorve tudo o que encontra diante de si, sem tomar conhecimento".
“Experiência, mãe de toda a
certeza”
“Só o pintor universal tem valor”
São trechos de Leonardo da Vinci,
personagem destacada do Renascimento. Neles, o autor exalta compreensão,
experiência, universalismo, valores que marcaram o:
a) Teocentrismo, como princípio
básico do pensamento moderno.
b) Epicurismo, em alusão aos
princípios dominantes na Idade Média.
c) Humanismo, como postura
ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
d) Confucionismo, por sua marcada
oposição ao conjunto dos conhecimentos orientais.
e) Escolasticismo, dado que
admitia a fé como única fonte de conhecimento.
23. (UEL) O Renascimento, amplo
movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica
por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema,
é correto afirmar que:
a) o racionalismo renascentista
reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.
b) houve o resgate, pelos
intelectuais renascentistas, dos ideais medievais ligados aos dogmas do
catolicismo, sobretudo da concepção teocêntrica de mundo.
c) nesse período, reafirmou-se a
ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de
identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias
absolutas.
d) o humanismo pregou a
determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a
capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e
interesse.
e) os estudiosos do período
buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a
natureza e o ser humano.
24. (PUCMG) O Renascimento,
enquanto fenômeno cultural observado na Europa Ocidental no início da Idade
Moderna, encontra-se inserido no processo de transição do feudalismo para o
capitalismo, expressando o pensamento e a visão de mundos próprios de uma
sociedade mercantil e, portanto, mais aberta e dinâmica. Manifestando-se
principalmente através das artes e da filosofia, o movimento renascentista
tinha como eixo
a) a sabedoria popular e o
domínio da maioria, como mecanismo de combate ao poder aristocrático e de
oposição aos novos segmentos sociais em ascensão.
b) a oposição a todas as
religiões organizadas, pois os princípios religiosos impediam a liberdade de
opinião e tornavam o homem alienado. A igualdade jurídica de todos os
indivíduos, suprimindo-se os privilégios de classe e equiparando os direitos e
obrigações dos cidadãos.
c) a liberdade de trabalho
inerente a qualquer pessoa, como instrumento capaz de possibilitar a criação e
o crescimento do ser humano, sendo necessário abolir as corporações de ofício.
d) a valorização do homem por sua
razão e por suas criações, difundindo a confiança nas potencialidades humanas e
superando o misticismo dominante no período medieval.
e) o Racionalismo e o
Geocentrismo (convicção de que tudo pode ser explicado pela razão e pela
ciência; concepção de que a Terra é o centro do universo).
25. (PUCRJ) À exceção de uma, as
alternativas abaixo apresentam de modo correto características do Renascimento.
Assinale-a.
A) O retorno aos valores do mundo
clássico, na literatura, nas artes, nas ciências e na filosofia.
B) A valorização da
experimentação como um dos caminhos para a investigação dos fenômenos da natureza.
C) A possibilidade de uma
estreita relação entre os diferentes campos do conhecimento.
D) O fato de ter ocorrido com
exclusividade nas cidades italianas.
E) O uso da linguagem matemática
e da experimentação nos estudos dos fenômenos da natureza.
26. (UDESC) A história da cultura
renascentista nos ilustra com clareza todo o processo de construção cultural do
homem moderno e da sociedade contemporânea. Nele se manifestam, já muito
dinâmicos e predominantes, os germes do individualismo, do racionalismo e da
ambição ilimitada, típicos de comportamentos mais imperativos e representativos
do nosso tempo. (SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1987.)
Sobre a cultura renascentista, a
que se refere Nicolau Sevcenko, assinale V (Verdadeiro) para as afirmações
verdadeiras e F (Falso) paras as afirmações falsas.
( )
O Renascimento marcou a transição da mentalidade medieval para a mentalidade
moderna, ao traduzir novas concepções que tinham como referência o humanismo,
enquanto base intelectual que procurava definir e afirmar o novo papel do homem
no universo.
( )
Em meio à desorganização administrativa, econômica e social, principais
características da cultura renascentista, praticamente apenas a Igreja Católica
conseguiu manter-se como instituição, conquistando assim grandes poderes e
ampliando sua influência sobre a sociedade.
( )
Ao formular princípios como o humanismo, o racionalismo e o individualismo, o
movimento renascentista estabeleceu as bases intelectuais do mundo moderno.
( )
A cultura renascentista consagrou a vitória da razão abstrata, instância
suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que
passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do
domínio da natureza.
( )
Em meio a esse processo, transformações socioeconômicas culminaram na
substituição de pequenas oficinas de artesãos por fábricas, assim como as
ferramentas simples foram trocadas pelas novas máquinas que então haviam
surgido.
Assinale a alternativa que contém
a seqüência correta, de cima para baixo.
A) V F V V F
B) V V F V V
C) F F V V F
D) F V F V V
E) V V F F V
27. (UFF) O mundo moderno está
associado, na sua origem, à cultura renascentista. Invenções e descobertas só
puderam ser realizadas porque os intelectuais renascentistas reuniram tradições
clássicas ocidentais e orientais, a fim de dar novo sentido à ideia de HOMEM e
NATUREZA. Assinale a afirmativa que pode ser corretamente associada ao
Renascimento.
A) O livro da natureza foi
escrito em caracteres matemáticos. (Galileu)
B) O homem é imagem e semelhança
de Deus. (Jean Bodin)
C) O mundo é perfeito porque é
uma obra divina e, assim, só pode ser esférico. (Marsílio Ficino)
D) A perspectiva é o fundamento
da relação entre espaço humano e natureza divina. (Alberti)
E) A proporção é a qualidade
matemática inadequada à representação do mundo natural. (Leonardo da Vinci)
28. (UNICAMP) De uma forma inteiramente
inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma nova forma de entender
a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia misturavam-se e auxiliavam-se,
numa sociedade atravessada por inquietações religiosas e por exigências práticas
de todo gênero.
(Adaptado de Eugenio Garin, Ciência
e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p. 11.)
Sobre o tema, é correto afirmar que:
a) O pensamento humanista implicava
a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o homem
para conhecer a natureza e a sociedade.
b) A mistura de conhecimentos das
mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade imprevisível,
que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o Iluminismo pôde reverter.
c) As transformações artísticas e
políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade Clássica
na pintura, na arquitetura e na escultura.
d) As inquietações religiosas vividas
principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas Calvinista, Luterana,
Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma, que defendeu a fé protestante
contra seus inimigos.
29. (PUCCAMP)
As ordens já são mandadas, já se
apressam os meirinhos.
Entram por salas e alcovas,
relatam roupas e livros:
(...)
Compêndios e dicionários, e
tratados eruditos sobre povos, sobre reinos, sobre invenções e Concílios...
E as sugestões perigosas da
França e Estados Unidos,
Mably, Voltaire e outros tantos,
que são todos libertinos...
(Cecília Meireles, Romance XLVII
ou Dos sequestros. "Romanceiro da Inconfidência")
A referência compêndios,
dicionários e tratados eruditos no século XVIII nos sugere uma clara
valorização do conhecimento científico, postura que também se verifica no
período conhecido como Renascimento. Contribuíram para eclosão deste amplo
movimento cultural na Europa,
a) a unificação da Itália e o enfraquecimento
da Igreja católica.
b) as descobertas científicas e a
revolução industrial na Inglaterra.
c) o fortalecimento das
burguesias e o desenvolvimento dos centros urbanos.
d) a Contrarreforma e a
fragmentação do poder político dos soberanos.
e) a expansão marítima e a
hegemonia árabe na península ibérica.
30. (UFF) A "Carta de Pero
Vaz de Caminha", escrita em 1500, é considerada como um dos documentos
fundadores da Terra Brasilis e reflete, em seu texto, valores gerais da cultura
renascentista, dentre os quais destaca-se:
a) a visão do índio como
pertencente ao universo não religioso, tendo em conta sua antropofagia;
b) a informação sobre os
preconceitos desenvolvidos pelo renascimento no que tange à impossibilidade de
se formar nos trópicos uma civilização católica e moderna;
c) a identificação do Novo Mundo
como uma área de insucesso devido à elevada temperatura que nada deixaria
produzir;
d) a observação da natureza e do
homem do Novo Mundo como resultado da experiência da nova visão de homem, característica
do século XV;
e) a consideração da natureza e
do homem como inferiores ao que foi projetado por Deus na Gênese.
31. (CESGRANRIO) A Revolução
Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII,
caracterizou-se por:
a) acentuar o espírito crítico do
homem através do desenvolvimento da ciência experimental.
b) reforçar as concepções
antinaturalistas surgidas nos primórdios do Renascimento.
c) comprovar a tese de um
universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja
Medieval.
d) negar os valores humanistas,
fortalecendo assim as ideias racionalistas.
e) confirmar os fundamentos
lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas
católicos medievais
32. (FGV) Erasmo de Rotterdam
(1467-1536) foi um dos pensadores mais influentes de sua época, sobretudo
porque em sua obra ELOGIO DA LOUCURA defendeu, entre outros aspectos,
a) a tolerância, a liberdade de
pensamento e uma teologia baseada exclusivamente nos Evangelhos.
b) a restauração da teologia nos
termos da ortodoxia escolástica, na linha de Tomás de Aquino.
c) a reforma eclesiástica da
Igreja segundo a proposta de Savonarola, conforme sua pregação em Florença.
d) o comunismo dos bens, teoria
que influenciaria o pensamento de Rousseau no século XVIII.
e) a supremacia da razão do
Estado sobre as regras definidas nos princípios da moral cristã.
33. (FUVEST) "Se volveres a
lembrança ao Gênese, entenderás que o homem retira da natureza seu sustento e a
sua felicidade. O usuário, ao contrário, nega a ambas, desprezando a natureza e
o modo de vida que ela ensina, pois outros são no mundo seus ideais."
(Dante Alighieri, A DIVINA
COMÉDIA, Inferno, canto XI, tradução de Hernâni Donato).
Esta passagem do poeta florentino
exprime:
a) uma visão já moderna da
natureza, que aqui aparece sobreposta aos interesses do homem.
b) um ponto de vista já
ultrapassado no seu tempo, posto que a usura era uma prática comum e não mais
proibida.
c) uma nostalgia pela Antiguidade
greco-romana, onde a prática da usura era severamente coibida.
d) uma concepção dominante na
Baixa Idade Média, de condenação à prática da usura por ser contrária ao
espírito cristão.
e) uma perspectiva original, uma
vez que combina a prática da usura com a felicidade humana.
34. (MACKENZIE) Galileu Galilei
(1564 - 1642) rompeu com as concepções medievais sobre a natureza do
conhecimento, EXCETO por:
a) defender a ideia da
experiência científica, combinando a indução experimental com cálculos
dedutivos.
b) pregar que qualquer
conhecimento científico deveria ser comprovado experimentalmente,
reproduzindo-se o fenômeno sob determinadas condições.
c) refutar as teorias acerca do
sistema geocêntrico de Ptolomeu, com base no sistema heliocêntrico de
Copérnico.
d) desenvolver uma concepção
hierárquica estática e natural sobre o universo, através de premissas dedutivas
que demonstram as conclusões.
e) pregar a rigorosa observação
dos fenômenos físicos, estabelecer uma metodologia do conhecimento científico e
formular a lei da queda dos corpos.
35. (MACKENZIE) O Humanismo foi
um movimento que não pode ser definido por:
a) ser um movimento diretamente
ligado ao Renascimento, por suas características antropocentristas e
individuais.
b) ter uma visão do mundo que
recupera a herança greco-romana, utilizando-a como tema de inspiração.
c) ter valorizado o misticismo, o
geocentrismo e as realizações culturais medievais.
d) centrar-se no homem, em
oposição ao teocentrismo, encarando-o como "medida comum de todas as
coisas".
e) romper os limites religiosos
impostos pela Igreja às manifestações culturais.
36. (PUCCAMP) Sobre a importância
do renascimento urbano e comercial, na fase de transição do feudalismo para o
capitalismo, pode-se destacar:
a) o caráter assistencialista das
corporações de ofício influindo na democratização da ordem social.
b) o enfraquecimento do poder dos
reis à medida que as cidades se tornaram independentes da nobreza feudal.
c) o estímulo à centralização
monárquica, à unificação das moedas, pesos e medidas e ao mercantilismo.
d) a oposição da burguesia
comerciante à prática da usura e consequente apoio da Igreja aos seus
empreendimentos marítimos.
e) o crescimento da burguesia
repercutindo na decadência da política econômica mercantilista e na formação
dos Estados Nacionais.
37. (UFF) Dentre os temas
desenvolvidos pela cultura renascentista há um que se mantém presente até hoje
- a utopia - despertando atenção, principalmente, em finais de século. Assinale
a opção que se refere à ideia de utopia defendida no século XVI.
a) A ideia de utopia como tema
central dos manuais de escolástica que se transformou no valor político mais
importante da Igreja romana.
b) A ideia de utopia expressa por
São Francisco de Assis, nas suas lições sobre a natureza dos homens e dos
animais.
c) A ideia de utopia que revelava
o caráter de oposição da Igreja ao novo tempo mundano e secular da renascença.
d) A ideia de utopia apresentada
por Maquiavel em sua obra, O Príncipe, na qual defendeu o republicanismo.
e) A ideia de utopia exposta por
Thomas Morus, na qual criticava os humanistas que reivindicavam a autoridade
soberana do Príncipe.
38. (UNEM) O franciscano Roger
Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por
uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também
por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon
escreveu: "Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores
navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se
fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma
velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras
nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. Máquinas que
permitam ir ao fundo dos mares e dos rios"
(apud. BRAUDEL, Fernand.
"Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII São Paulo:
Martins Fontes, 1996, vol. 3).
Considerando a dinâmica do
processo histórico, pode-se afirmar que as ideias de Roger Bacon
a) inseriam-se plenamente no
espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio
para antecipar as descobertas da humanidade.
b) estavam em atraso com relação
ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela
Igreja para o avanço científico da humanidade.
c) opunham-se ao desencadeamento
da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do
método experimental nas invenções industriais.
d) eram fundamentalmente voltadas
para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na
tradição e na teologia.
e) inseriam-se num movimento que
convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de
o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.
39. (UEL) A arte renascentista,
de uma forma geral, se caracterizou pela
a) representação abstrata do
mundo.
b) estreita relação entre
arte-romantismo-melancolia.
c) representação cubista da ideia
de Deus.
d) aproximação entre
arte-pesquisa-inovações técnicas.
e) valorização estética dos
afrescos da antiguidade egípcia.
40. (UFC) A cultura renascentista
favoreceu a valorização do homem, estimulando a liberdade de expressão presente
em diferentes manifestações artísticas e literárias. Entretanto, a participação
da Igreja Católica, entre os mecenas, pode ser associada:
a) à renovação das ideias
defendidas pela hierarquia eclesiástica, que se deixara influenciar pelo
liberalismo burguês.
b) à continuidade do cristianismo
como religião dominante, limitando a liberdade de expressão aos valores
estabelecidos pela Igreja.
c) ao engajamento da
intelectualidade católica nas experiências científicas, na tentativa de
conciliar razão e fé.
d) às novas condições de vida na
Europa, que extinguiram a persistência dos valores religiosos na sociedade.
e) ao surgimento de novas ordens
religiosas, defensoras do mecenato como um meio de maior liberdade de
expressão.
41. (UFMG) "Que obra de arte
é o homem: tão nobre no raciocínio, tão vário na capacidade; em forma o
movimento, tão preciso e admirável; na ação é como um anjo; no entendimento é
como um Deus; a beleza do mundo, o exemplo dos animais."
(SHAKESPEARE, William. HAMLET.)
O valor renascentista expresso
nesse texto é
a) o antropomorfismo.
b) o hedonismo.
c) o humanismo.
d) o individualismo.
e) o racionalismo.
42. (UFMG) Miguel de Cervantes,
um dos grandes expoentes renascentistas, pretendia com seu livro DOM QUIXOTE
a) denunciar o papel submisso da
mulher, representado pela heroína Dulcinéia.
b) exaltar os valores da
cavalaria, da honra, do herói, imortalizados na figura de Dom Quixote.
c) fazer uma crítica aos valores
medievais, satirizando-os nas figuras de Dom Quixote e Sancho Pança.
d) mostrar a inutilidade da luta
contra a Igreja, utilizando a imagem de Dom Quixote lutando contra os moinhos
de vento.
e) satirizar a figura do monarca
absoluto, ao entronizar Sancho Pança como rei da imaginária ilha da Cocanha.
43. (UFPE) Os caminhos da
renovação científica favoreceram o surgimento de teorias que abriram novos
caminhos para lançar os alicerces da ciência moderna. O inglês Francis Bacon
foi um dos renovadores que escreveram obras importantes. Sobre ele, podemos
afirmar que:
a) escreveu uma obra intitulada
"Ensaios", onde faz uma importante análise do ser humano.
b) compartilhou do método
cartesiano e foi defensor do racionalismo positivista.
c) não teve pretensões políticas;
daí, sua grande dedicação à ciência.
d) formulou, juntamente com
Campanella, a idealização da chamada Cidade do Sol.
e) foi, com Newton, o inventor do
método indutivo, o qual revolucionou a Química e a Física.
44. (UNIRIO) Ao final do
Renascimento, diversas transformações culturais e sociais ocorridas na Europa,
entre os séculos XVI e XVII, propiciaram o surgimento da Revolução Científica.
Esse movimento caracterizou-se por um (a):
a) predomínio da concepção de um
universo fechado e sobrenatural.
b) negação dos valores
individualistas do homem e das concepções naturalistas.
c) crítica à ciência medieval
expressa no retorno do pensamento escolástico.
d) afirmação do monopólio da
Igreja Católica na explicação das coisas do mundo.
e) valorização do espírito
crítico e do método experimental.
45. (UNIRIO) Criada pelos
humanistas italianos e retomada por Vasari, a noção de uma ressurreição das
letras e das artes graças ao reencontro com a Antiguidade foi, seguramente,
fecunda (...). Essa noção significa juventude, dinamismo, vontade de renovação
(...). Teve em si a inevitável injustiça das abruptas declarações de
adolescentes, que rompem ou creem romper com os gostos e as categorias mentais
dos seus antecessores. Mas o termo "Renascimento", mesmo na acepção
estrita dos humanistas, que o aplicavam, essencialmente, à literatura e às
artes plásticas, parece-nos atualmente insuficiente.
(DELUMEAU, Jean. A CIVILIZAÇÃO DO
RENASCIMENTO. Lisboa, Editorial Estampa, 1983, vol.1, p.19)
A revisão que o autor nos
apresenta com relação ao termo Renascimento aponta para o fato de que a (o):
a) Idade Média não deve mais ser
vista como um período de obscurantismo onde a cultura estava totalmente morta.
b) cultura medieval já realizava
um questionamento ao teocentrismo, fato que foi apenas aprofundado pelo
Humanismo e pelo Renascimento.
c) ruptura que os humanistas
pretendiam com a Idade Média era apenas aparente, pois a suposta inspiração na
Antiguidade esteve sempre subordinada aos padrões medievais.
d) obscurantismo medieval não
impediu a existência de uma produção artística, embora esta fosse esteticamente
inferior à da Renascença.
e) Humanismo ainda imprime ao
Renascimento uma visão conformista com relação ao mundo, o que muito se
assemelhava ao pensamento medieval.
46. (FUVEST) Já se observou que,
enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura
clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse
contraste pode-se afirmar que
a) corresponde, em termos de
visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo.
b) aparece no conjunto das artes
plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do
humanismo.
c) surge também em todas as demais
atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela
escolástica.
d) corresponde a uma mudança de
estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido
abandonada no Renascimento.
e) foi insuficiente para quebrar
a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.
47. Em substituição aos valores
dominantes da Idade Média, a mentalidade moderna formulou novos princípios,
exceto:
a) Humanismo
b) homem antropocêntrico
c) Racionalismo
d) Individualismo
e) teocentrismo
48. O movimento intelectual e
cultural que caracterizou a transição da mentalidade medieval para a
mentalidade moderna ficou conhecido como:
a) Renascimento
b) Colonização
c) Descobrimento
d) humanização
e) Antropocentrismo
49. O renascimento
caracterizou-se não apenas pela mudança na qualidade da obra intelectual, mas
também pelo aumento na quantidade da produção cultural. Entre os fatores que
influenciaram esse crescimento quantitativo destaca-se:
a) Desenvolvimento dos metais
b) O uso da roda
c) Desenvolvimento da agricultura
moderna
d) Aumento na produção
agropecuária.
e) Desenvolvimento da impressa.
50. Homens ricos que estimularam
e patrocinaram o trabalho de artistas e intelectuais renascentistas:
a) humanistas
b) mecenas
c) Racionalistas
d) Individualistas
e) greco-romanos
51. O Renascimento iniciou-se:
a) Na França
b) Na Inglaterra
c) Na Holanda
d) Na península itálica
e) No Novo mundo
52. (VUNESP) A partir do século
XII, em algumas regiões européias, nas cidades em crescimento, comerciantes,
artesãos e bispos aliaram-se para a construção de catedrais com grandes
pórticos, vitrais e rosáceas, produzindo uma "poética da luz",
abóbodas e torres elevadas que dominavam os demais edifícios urbanos. O estilo
da arte da época é denominado:
a) renascentista.
b) bizantino.
c) românico.
d) gótico.
e) barroco.
53. (UNIRIO) As manifestações
culturais expressas no Renascimento, ocorrido na Europa entre os séculos XIV e
XVI, apresentam as características abaixo com EXCEÇÃO de uma. Assinale-a.
a) Repúdio aos ideais
escolásticos.
b) Crítica ao pensamento
escolástico.
c) Valorização das obras
clássicas da cultura greco-romana.
d) Fortalecimento do humanismo e
do individualismo.
e) Negação das concepções
antropocêntricas e naturalistas.
54. (FAZU) Antropocentrismo,
Naturalismo, Hedonismo, Racionalismo. As características acima fazem referência
a qual movimento cultural:
a) Iluminismo
b) Trovadorismo
c) Renascimento
d) Romantismo
e) Pós-Modernismo
55. (UFC) “Quando reconsidero ou
observo os Estados florescentes, não vejo neles, Deus me perdoe, senão uma
espécie de conspiração dos ricos para cuidar de seus interesses pessoais”.
(MORUS, Tomás. A Utopia. Porto
Alegre, L&PM, 1997 p.163)
Este trecho do livro Utopia, de
Tomás Morus, publicado em 1516, no qual o autor descreve um lugar imaginário
sem propriedade privada nem dinheiro, onde prevalece a preocupação com a
felicidade coletiva, deve ser atribuído ao seguinte movimento:
a) ao Renascimento, movimento de
renovação cultural que se preocupava com o homem e sua organização social.
b) ao anarquismo, que pregava a
destruição do Estado.
c) ao Iluminismo, que propunha a
divisão dos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
d) ao socialismo, que propunha a
tomada do poder pelo proletariado.
e) à Reforma Protestante, que
questionava o poder da Igreja de Roma de interferir nas políticas nacionais.
56. (MACKENZIE) Nicolau Maquiavel
(1469-1567), pensador florentino, afirmava que a obrigação suprema do
governante é manter o poder e a segurança do país que governa. E, para atingir
seus objetivos, o governante deve usar de todos os meios disponíveis, pois “os
fins justificam os meios”. Suas idéias ficaram imortalizadas na obra:
a) Leviatã.
b) Política Segundo as Sagradas
Escrituras.
c) A Arte da Guerra.
d) A Divina Comédia.
e) O Príncipe.
57. (MACKENZIE) Muitos artistas e
filósofos do Renascimento escreveram sobre a natureza e o seu valor para a
arte, mas nenhum foi tão bom observador como Leonardo da Vinci. A prova, tanto
da sua curiosidade insaciável como de seu entendimento profundo da natureza,
pode encontrar-se nos seus muitos desenhos e livros de notas.
O Mundo do Renascimento
Dentre as principais
características do movimento denominado Renascimento Cultural, encontradas nas
obras de Leonardo da Vinci, podemos destacar:
a) o bidimensionalismo estético e
a desvalorização do ser humano.
b) o naturalismo e o geocentrismo.
c) o antropocentrismo e o
humanismo.
d) o teocentrismo e o uso de
conceitos irracionais abstratos.
e) a arte humanista e a ausência
da perspectiva linear.
58. (FEI) As principais
características do Renascimento foram:
a) teocentrismo, realismo e
intensa espiritualidade;
b) romantismo, espírito critico
em relação à política, temas de inspiração exclusivamente naturalistas.
c) ausência de perspectiva e
adoção de temas do cotidiano religioso, tendo como foco apenas os valores
espirituais.
d) uso de temas ecológicos
evidenciando a preocupação com o meio ambiente, execução de variados retratos
de personalidades da época.
e) antropocentrismo, humanismo e
inspiração greco-romana.
59. (PUCSP)
(...)
Outras coisas que viu, mui
numerosas,
Pedem tempo que o verso meu não
dura,
Pois lá encontrou, guardadas e
copiosas,
Mil coisas de que andamos à
procura.
Só de loucura não viu muito ou
pouco
Que ela não sai de nosso mundo
louco.
Mostrou-se-lhe também o que era
seu,
O tempo e as muitas obras que
perdia,
(...)
Viu mais o que ninguém suplica ao
céu,
Pois todos cremos tê-lo em
demasia:
Digo o siso, montanha ali mais
alta
Que as erguidas do mais que aqui
nos falta.
ARIOSTO, Ludovico. Orlando
Furioso. São Paulo: Atelier,
2002. p. 261.
O trecho acima, de um livro de
1516, narra parte de uma viagem imaginária à Lua. Lá, o personagem encontra o
que não há na Terra e não encontra o que aqui há em excesso. Pode-se
identificar o caráter humanista do texto na
a) certeza, de origem cristã, de
que a reza (suplicar ao céu) é a única forma de se obter o que se busca.
b) constatação da pouca razão (siso)
e da grande loucura existente entre os homens.
c) aceitação da limitada
capacidade humana de fazer poesia (o verso meu não dura).
d) percepção do desleixo e da
indiferença humanos (o tempo e as muitas obras que perdia).
e) ambição dos homens em sua
busca de bens (Mil coisas de que andamos à procura).
60. (UEL) Considere os itens
adiante.
I. "... a busca da perfeição
no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se
estudos de anatomia, técnicas de cores, perspectivas..."
II. ' ... o teocentrismo, o
coletivismo, a tradição marcaram as obras de arte do período e estiveram
presentes na pintura, na arquitetura e na escultura..."
III. " ... procuram explicar
o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas
do período anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental...'
O Renascimento é identificado em:
a) somente II.
b) somente I e II.
c) somente I e III.
d) somente II e III.
e) I, II e III.
61. (PUCCAMP) Na transição do
Mundo Medieval para o Moderno, teve papel de destaque:
A) a educação ministrada pelos
leigos nos conventos e nas abadias.
B) o processo de ruralização das
vilas e dos centros urbanos.
C) o comércio e o renascimento
das cidades.
D) o poder político altamente
descentralizado.
E) a Igreja, que acatava o lucro
e a usura.
62. (PUCCAMP) No século XVI,
diversos movimentos reformistas de caráter religioso despontaram na Europa. Sobre
esses movimentos é correto afirmar que o:
A) Humanismo foi o último
movimento reformista que criticou os abusos contidos nas práticas da Igreja
Católica, propondo a escolha do Papa pelos imperadores e reis.
B) Concílio de Trento marcou a
reação da Igreja à difusão do Protestantismo, reafirmando os dogmas católicos e
fortalecendo os instrumentos de poder do papado, tais como o Tribunal de Santo
Ofício e a criação do Índice de Livros Proibidos.
C) Luteranismo difundiu-se
rapidamente entre os segmentos servis da Alemanha e das regiões nórdicas, pois
pregava a insubordinação e a luta armada dos camponeses contra a nobreza
senhorial e o clero, aliados políticos nessas regiões.
D) Calvinismo significou um
recrudescimento das concepções e práticas reformistas, pois criticou os valores
burgueses através da condenação do empréstimo de dinheiro a juros e do trabalho
manual.
E) Anglicanismo reforçou a
autoridade do Vaticano na Inglaterra, com a promulgação do Ato de Supremacia
por Henrique VIII, que devolveu os bens e as propriedades do clero católico
confiscadas pela nobreza inglesa.
63. (UFMG) Todas as alternativas
apresentam conceitos que traduzem o ideário característico do século XIX,
EXCETO:
a) Anarquismo.
b) Humanismo.
c) Liberalismo.
d) Sindicalismo.
e) Socialismo.
64. (VUNESP) "Hoje não vemos
em Petrarca senão o grande poeta italiano. Entre os seus contemporâneos, pelo
contrário, o seu principal título de glória estava em que de algum modo ele
representava pessoalmente a Antigüidade (...) Acontece o mesmo com Bocácio
(...) Antes do seu Decameron ser conhecido (...) admiravam-no pelas suas
compilações mitográficas, geográficas e biográficas em língua latina."
(Jacob Burckardt, A CIVILIZAÇÃO
DA RENASCENÇA ITALIANA.)
Petrarca e Bocácio estão
intimamente relacionados ao:
a) nascimento do humanismo.
b) declínio da literatura barroca.
c) triunfo do protestantismo.
d) apogeu da escolástica.
e) racionalismo clássico.
65. (CESGRANRIO) A Europa
Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas,
econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:
l - o Humanismo e o Renascimento
foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da
natureza.
2 - a Reforma Luterana,
identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da
centralização do Estado alemão.
3 - a Reforma Calvinista
aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.
4 - a reação da Igreja Católica,
denominada Contra-Reforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar
o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.
As afirmativas corretas são:
a) apenas l e 2.
b) apenas l e 3.
c) apenas l e 4.
d) apenas 2 e 3.
e) apenas 2 e 4.
66. (UFSCAR) Leonardo da Vinci
foi, além de artista, um dos teóricos de arte do Renascimento italiano. Em seu
Tratado de Pintura escreve que a beleza consiste numa gradação de sombra —
“Demasiada luz é agressiva;demasiada sombra impede-se que se veja” — e, mais à
frente, define a pintura como imitação de “todos os produtos visíveis da
natureza (...) todos banhados pela sombra e pela luz.” A partir destes
fragmentos do Tratado de Pintura, pode-se concluir que a concepção artística do
Renascimento pressupõe
A) um trabalho desenvolvido pelo
artista dentro de ateliês, considerando que o controle da iluminação se torna
fundamental.
B) uma associação entre estética
e luz, entendendo a luz, em uma perspectiva teocêntrica, como a presença de
Deus no mundo.
C) a separação entre o desenho, a
representação do movimento, os limites da figura e o fundo ou a atmosfera.
D) um ideal de equilíbrio,
expresso pela noção de distribuição simétrica de volumes e cores na superfície
pintada.
E) a liberdade do artista no
momento de realização de seu trabalho, exprimindo suas paixões e seus
sentimentos mais exaltados.
67. (ENEM) O texto foi extraído
da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em
1601.
“Os próprios céus, os planetas, e
este centro reconhecem graus, prioridade, classe, constância, marcha,
distância, estação, forma, função e regularidade, sempre iguais; eis porque o
glorioso astro Sol está em nobre eminência entronizado e centralizado no meio
dos outros, e o seu olhar benfazejo corrige os maus aspectos dos planetas
malfazejos, e, qual rei que comanda, ordena sem entraves aos bons e aos maus.”
(personagem Ulysses, Ato I, cena
III).
SHAKESPEARE, W. Tróilo e
Créssida. Porto: Lello & Irmão, 1948.
A descrição feita pelo dramaturgo
renascentista inglês se aproxima da teoria
a) geocêntrica do grego Claudius
Ptolomeu.
b) da reflexão da luz do árabe
Alhazen.
c) heliocêntrica do polonês
Nicolau Copérnico.
d) da rotação terrestre do
italiano Galileu Galilei.
e) da gravitação universal do
inglês Isaac Newton.
68. (FGV) “Daqui nasce um dilema:
é melhor ser amado que temido, ou o inverso? Respondo que seria preferível ser
ambas as coisas, mas, como é muito difícil conciliá-las, parece-me muito mais
seguro ser temido do que amado, se só se puder ser uma delas (...).”
MAQUIAVEL, N., O Príncipe. 2ª
ed., Trad., Mira-Sintra — Mem Martins, Ed. Europa-América, 1976, p. 89.
A respeito do pensamento político
de Maquiavel, é correto afirmar:
A) Mantinha uma nítida vinculação
entre a política e os princípios morais do cristianismo.
B) Apresentava uma clara defesa
da representação popular e dos ideais democráticos.
C) Servia de base para a ofensiva
da Igreja em confronto com os poderes civis na Itália.
D) Sustentava que o objetivo de
um governante era a conquista e a manutenção do poder.
E) Censurava qualquer tipo de
ação violenta por parte dos governantes contra seus súditos.
69. (VUNESP) Nascido na Itália, o
Renascimento — movimento intelectual, científico, artístico e literário —
espalhou-se pela Europa, mas de forma desigual. Considere as seguintes
afirmações a respeito desse movimento.
I. A arte renascentista tinha
como característica principal a exploração dos motivos religiosos, recebendo,
dessa maneira, o apoio do clero e dos mecenas.
II. O Renascimento foi um
movimento que valorizou o antropocentrismo, o hedonismo, o racionalismo, o
individualismo e o naturalismo.
III. No plano político, sua
principal conseqüência foi contribuir para o advento do Absolutismo, ao
laicizar a sociedade e revalorizar o Direito Romano.
IV. O combate central das idéias
renascentistas residiu na defesa das concepções de mundo baseadas no
teocentrismo e na escolástica, então emergentes.
V. A Itália acumulou maior
quantidade de capital e alcançou desenvolvimento comercial e urbano invejável,
gerando excedentes econômicos para se investir em obras de arte.
Está correto apenas o contido em
A) I, II e III.
B) I, IV e V.
C) II, III e IV.
D) II, III e V.
E) III, IV e V.
70. (FUVEST) “No campo científico
e matemático, o processo da investigação racional percorreu um longo caminho.
Os Elementos de Euclides, a descoberta de Arquimedes sobre a gravidade, o
cálculo por Eratóstenes do diâmetro da terra com um erro de apenas algumas
centenas de quilômetros do número exato, todos esses feitos, não seriam
igualados na Europa durante 1500 anos”.
Moses I. Finley. Os gregos
antigos
O período a que se refere o
historiador Finley, para a retomada do desenvolvimento científico, corresponde
a) ao Helenismo, que facilitou a
incorporação das ciências persa e hindu às de origem grega.
b) à criação das universidades
nas cidades da Idade Média, onde se desenvolveram as teorias escolásticas.
c) ao apogeu do Império
Bizantino, quando se incentivou a condensação da produção dos autores gregos.
d) à expansão marítimo-comercial
e ao Renascimento, quando se lançaram as bases da ciência moderna.
e) ao desenvolvimento da
Revolução Industrial na Inglaterra, que conseguiu separar a técnica da ciência.
71. (MACKENZIE) No início da
Idade Moderna, buscando construir um novo tipo de sociedade, por meio da
difusão de novos padrões de comportamento, surgiram, na Península Itálica,
ricos patrocinadores das artes e das ciências, que objetivavam não só a
promoção pessoal, mas também proveitos culturais e econômicos. Assinale a
alternativa que indica como são denominados
esses patrocinadores.
a) Neoplatônicos
b) Condottieris
c) Mecenas
d) Humanistas
e) Hedonistas
72. (VUNESP-2008) Galileu, talvez
mais que qualquer outra pessoa, foi o responsável pelo surgimento da ciência
moderna. O famoso conflito com a Igreja católica se demonstrou fundamental para
sua filosofia; é dele a argumentação pioneira de que o homem pode ter
expectativas de compreensão do funcionamento do universo e que pode atingi-la
através da observação do mundo real.
(Stephen Hawking, Uma breve
história do tempo.)
O “famoso conflito com a Igreja
católica” a que se refere o autor corresponde
a) à decisão de Galileu de seguir
as idéias da Reforma Protestante, favoráveis ao desenvolvimento das ciências modernas.
b) ao julgamento de Galileu pela
Inquisição, obrigando-o a renunciar publicamente às idéias de Copérnico.
c) à opção de Galileu de combater
a autoridade política do Papa e a venda de indulgências pela Igreja.
d) à crítica de Galileu à livre
interpretação da Bíblia, ao racionalismo moderno e à observação da natureza.
e) à defesa da superioridade da
cultura grega da antigüidade, feita por Galileu, sobre os princípios das
ciências naturais.
73. (UFPR) O Renascimento foi um
período de alteração substancial no panorama da cultura européia. Assinale a
alternativa que apresenta Leonardo da Vinci (1452-1519) como representante
exemplar desse contexto renascentista.
a) O universo temático que marca
a obra de Leonardo da Vinci revela a sua principal característica como
intelectual: a vocação para tornar-se especialista de uma área em detrimento
das demais.
b) Há o reconhecimento de que a
qualidade de seu trabalho se deve a sua capacidade de distanciar-se das
questões cotidianas e refletir sobre as implicações do conhecimento teórico
puro.
c) Leonardo da Vinci possuía
aversão em relação ao traçado do corpo humano, na medida em que este
representava para ele a imperfeição e os limites da criação divina.
d) O talentoso italiano ganhou
notoriedade ao defender a tese de que o artista deve afastar-se da reflexão
filosófica para dar vazão a sua criatividade no campo da arte.
e) Leonardo da Vinci articulou o
saber técnico com o conhecimento científico sobre a natureza das coisas e das
artes humanas.
74. (FGV) Acerca do Renascimento:
I - As características do homem
no Renascimento são: racionalismo, individualismo, naturalismo e
antropocentrismo, em oposição aos valores medievais baseados no teocentrismo.
II - O Renascimento não foi um
processo homogêneo. Seu desenvolvimento foi muito desigual e as manifestações
mais expressivas se deram nos campos das artes e das ciências, sendo que no
campo artístico, a literatura e as artes plásticas ocupavam lugar de destaque.
III - A arte renascentista
tomou-se predominantemente religiosa, retratando a vida de santos, de clérigos
e o cotidiano cristão da época.
IV - A Itália foi o centro do
Renascimento porque era o centro do pré-capitalísmo e do desenvolvimento
comercial e urbano, que gerava os excedentes de capital mercantil para o
investimento em obras de arte.
V - A ascensão do clero foi
fundamental para que se desenvolvesse nos Estados italianos um poderoso
mecenato, plenamente identificado com as concepções terrenas dominantes entre
os eclesiásticos.
É correto apenas o afirmado em:
a) I, II, III.
b) I, II, IV.
c) I, II, V.
d) I, III, V.
e) II, IV, V.
a) Os medievais a verdade está na
razão e nos renascentistas a verdade é encontrada nas tradições, na Igreja.
b) O medievo é ligado ao domínio
cultura da Igreja Católica, enquanto os renascentistas o domínio cultural
demonstra-se através dos Intelectuais, artistas e cientistas
c) Medieval – Antropocentrismo
enquanto Renascimento – Teocentrismo.
d) O homem medieval deve conhecer
a natureza para melhor dominá-la enquanto o renascentista a natureza deveria
ficar distante do homem, porque é pecaminosa.
81. (VUNESP) “... tenho sido,
durante muitos anos, um aderente à teoria de Copérnico. Isto me explica a causa
de muitos fenômenos que são ininteligíveis por meio de teorias geralmente
aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas últimas, mas eu
não me arriscaria a levá-los à publicação. Há muito tempo que estou convencido
de que a Lua é um corpo como a Terra. Descobri também uma multidão de estrelas
fixas, a princípio invisíveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem
ver a olho nu, formando a Via Láctea.”
(Carta de Galileu a Kepler,
1597.)
Galileu não se arriscava a
publicar essas idéias por temer
A) a oposição que sofreria por
parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava.
B) ser considerado um plagiador
das idéias heliocêntricas defendidas por Copérnico e por alguns sábios
florentinos.
C) que seus pressupostos
geocêntricos contribuíssem para aumentar as hostilidades contra a Igreja
Católica.
D) que seus superiores o
expulsassem da Ordem dos Franciscanos, à qual pertencia desde a adolescência.
E) ser acusado de heresia e ter
de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofício, mantido pela Igreja.
82. (ENEM) O franciscano Roger
Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por
uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e
também por introduzir, no ensino, as idéias de Aristóteles. Em 1260, Roger
Bacon escreveu:
“Pode ser que se fabriquem
máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se
desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam
carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se
fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um
pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios”
(apud. BRAUDEL, Fernand.
Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo:
Martins Fontes, 1996, vol. 3.).
Considerando a dinâmica do
processo histórico, pode-se afirmar que as idéias de Roger Bacon
a) inseriam-se plenamente no
espírito da Idade Média ao privilegiarem a crença em Deus como o principal meio
para antecipar as descobertas da humanidade.
b) estavam em atraso com relação
ao seu tempo ao desconsiderarem os instrumentos intelectuais oferecidos pela
Igreja para o avanço científico da humanidade.
c) opunham-se ao desencadeamento
da Primeira Revolução Industrial, ao rejeitarem a aplicação da matemática e do
método experimental nas invenções industriais.
d) eram fundamentalmente voltadas
para o passado, pois não apenas seguiam Aristóteles, como também baseavam-se na
tradição e na teologia.
e) inseriam-se num movimento que
convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de
o ser humano controlar a natureza por meio das invenções.
83. (UFTM) O Renascimento
cultural teve sua origem nas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas
a partir da Baixa Idade Média. Foram transformações dos padrões de
comportamento, das crenças, das instituições, dos valores espirituais e
materiais transmitidos coletivamente e que atingiram a alta burguesia e a
nobreza, excluindo os demais segmentos da sociedade.
(Myriam Mota e Patrícia Braick,
História: das cavernas ao Terceiro Milênio)
Dentre as transformações a que as
autoras se referem, é correto mencionar
a) a afirmação dos Estados
liberais, sob controle da burguesia, a partir da retomada do estudo do Direito
Romano nas universidades.
b) o desenvolvimento das
atividades mercantis, que fez surgir uma nova camada social interessada em
valorizar no indivíduo e a razão.
c) o fortalecimento da autoridade
dos doutores da Igreja católica, que defendiam a fé como meio de compreensão da
realidade material.
d) a ascensão política das
camadas populares, que questionaram a visão de mundo centrada em Deus e
incentivaram a crítica e a experimentação.
e) a consolidação do sistema
fabril, substituindo as corporações medievais, devido às novas exigências da
economia autossuficiente.
84. (VUNESP) Todas as coisas
humanas têm dois aspectos... para dizer a verdade todo este mundo não é senão
uma sombra e uma aparência; mas esta grande e interminável comédia não pode
representar-se de um outro modo. Tudo na vida é tão obscuro, tão diverso, tão
oposto, que não podemos nos assegurar de nenhuma verdade.
(Erasmo de Roterdã, Elogio da
loucura.)
Erasmo de Roterdã foi um dos
primeiros pensadores a contribuir para o surgimento da modernidade. Nesse
texto, de 1509, pode-se considerar moderno
a) o elogio da loucura, vista
como uma forma sofisticada de sensibilidade.
b) o caráter obscuro e sombrio da
vida, na qual o homem deve mover-se pela fé.
c) a ausência de verdades
absolutas, em contraste com as verdades do clero.
d) a idéia de que o mundo é uma
comédia, e nós homens devemos nos divertir.
e) a idéia de que o mundo é
aparência, mera representação do plano divino.
85. (MACKENZIE) (...) Dante e
Maquiavel conheceram o exílio, Campanella e Galileu foram submetidos a prisão e
tortura, Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII, Giordano Bruno
e Étienne Dolet foram condenados à fogueira pela Inquisição, Miguel de Servet
foi igualmente queimado vivo pelos calvinistas de Genebra, para só mencionarmos
o destino trágico de alguns dos mais famosos representantes do humanismo. Mesmo
as constantes viagens e mudanças de Erasmo de Rotterdam e de Paracelso, por
exemplo, eram em grande parte motivadas pelas perseguições que lhes moviam seus
inimigos poderosos. Nicolau Sevcenko - O Renascimenmto
A razão para as perseguições aos
sábios humanistas, mencionadas no trecho acima, pode ser encontrada, em suas
linhas gerais,
a) no conflito aberto com a
Igreja católica, provocado pelo ateísmo dos pensadores humanistas, que
identificavam, na sujeição do homem a Deus, um obstáculo ao seu desenvolvimento
pleno.
b) no choque entre, de um lado, o
conservantismo de homens e de instituições ligados à cultura e aos valores
tradicionais e do outro, o alento renovador daqueles que, inspirados em modelos
da Antigüidade, buscavam novas formas de interpretar o homem e o mundo.
c) no temor que tomou conta da
nobreza e do clero ante o perigo de perder suas terras e riquezas, vistas pelos
humanistas como a causa da miséria geral, e, por isso, alvo das pregações
revolucionárias.
d) no perigo que representavam
para os reis absolutistas as obras políticas dos humanistas, como Dante e
Maquiavel, que defendiam um modelo de Estado democrático, não monárquico e
laico.
e) no confronto entre os dogmas
cristãos (católicos e reformados) e o paganismo antigo, sendo este considerado
pelos humanistas como uma religião superior, e que deveria, por conseqüência,
substituir o cristianismo.
86. (FUVEST) Nos séculos XIV e
XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido
à
a) iniciativa pioneira na busca
do caminho marítimo para as Índias.
b) centralização precoce do poder
monárquico nessa região.
c) ausência completa de relações
feudais em todo o seu território.
d) neutralidade da península
itálica frente à guerra generalizada na Europa.
e) combinação de desenvolvimento
comercial com pujança artística.
87. (ESPM) Que obra de arte é o homem:
tão nobre no raciocínio; tão vário na capacidade; em forma de movimento, tão preciso
e admirável, na ação é como um anjo; no entendimento é como um Deus; a beleza do
mundo, o exemplo dos animais.
(Willian Shakespeare. Hamlet)
Pois o Senhor reinará na terra com
seus santos, como dizem as escrituras, e nela terá sua Igreja, na qual nenhum mal
penetrará, afastada e pura de toda a mancha do mal. A Igreja se revelará então com
grande clareza, dignidade e justiça. Então não haverá prazer em enganar, em mentir,
em ocultar o lobo sob a pele da ovelha.
(Santo Agostinho. A Cidade de Deus)
Os textos permitem constatar o contraste
de diferentes concepções entre a renascença e a mentalidade medieval. A alternativa
que apresenta o contraste que os textos revelam é:
a) humanismo X laicismo.
b) individualismo X coletivismo.
c) antropocentrismo X teocentrismo.
d) hedonismo X misticismo.
e) naturalismo X dogmatismo.
88. (UFRS) Relacione as obras
renascentistas com os seus autores.
1. Dante Allighieri
2. Rabelais
3. Copérnico
4. Montaigne
5. Erasmo de Rotterdam
( )
Gargântua e Pantagruel
( )
O Elogio da Loucura
( )
Ensaios
( )
A Divina Comédia
( )
As Revoluções dos Orbes Celestes
A seqüência numérica correta, de
cima para baixo, na coluna da direita, é
A) 5 - 4 - 3 - 2 - 1
B) 2 - 5 - 4 - 1 - 3
C) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
D) 5 - 2 - 1 - 3 - 4
E) 3 - 1 - 2 - 4 - 5
89. (FUVEST) Das três seguintes
formulações — primeiro, a de Copérnico, a terra não é o centro do mundo, depois
a de Darwin, não nascemos de Deus mas viemos do macaco, e, por último, a de
Freud, não somos senhores de nossa própria consciência — pode-se dizer que
a) contribuem para tornar o homem
cada vez mais confiante e orgulhoso de sua infalibilidade e perfeição.
b) constituem os fundamentos da
modernidade e desfecham golpes profundos na pretensão do homem de ser o centro
do universo.
c) fortalecem a posição
científica dos que criticam esses pressupostos, tendo em vista sua falta de
fundamentação empírica.
d) perdem cada vez mais
credibilidade com o avanço científico proporcionado pela astronomia, biologia e
psicologia.
e) harmonizam-se com as
concepções dos que defendem a tese criacionista, ou que propõem um desenho
inteligente sobre a criação do universo.
90. (MACKENZIE) Renascimento é a
denominação usual para as mudanças de caráter cultural ocorridas nos países
europeus durante o período que vai, aproximadamente, de 1300 a 1650. No campo das
ciências e das artes podemos considerar como expressões desse período os
trabalhos de:
a) René Descartes, Ludwig van
Beethoven e Thomas Malthus.
b) Augusto Comte, Adam Smith e
Igor Stravinsky.
c) Fillippo Marinetti, Luigi
Russolo e R. Colligwood.
d) Johann Kepler, Josquin des
Prés e William Shakespeare.
e) Richard Wagner, Georg Wilhelm
Hegel e Francisco Goya.
91. (UNICAMP) De uma forma
inteiramente inédita, os humanistas, entre os séculos XV e XVI, criaram uma
nova forma de entender a realidade. Magia e ciência, poesia e filosofia
misturavam-se e auxiliavam-se, numa sociedade atravessada por inquietações
religiosas e por exigências práticas de todo gênero.
(Adaptado de Eugenio Garin,
Ciência e vida civil no Renascimento italiano. São Paulo: Ed. Unesp, 1994, p.
11.)
Sobre o tema, é correto afirmar
que:
a) O pensamento humanista implicava
a total recusa da existência de Deus nas artes e na ciência, o que libertava o
homem para conhecer a natureza e a sociedade.
b) A mistura de conhecimentos das
mais diferentes origens - como a magia e a ciência - levou a uma instabilidade
imprevisível, que lançou a Europa numa onda de obscurantismo que apenas o
Iluminismo pôde reverter.
c) As transformações artísticas e
políticas do Renascimento incluíram a inspiração nos ideais da Antiguidade
Clássica na pintura, na arquitetura e na escultura.
d) As inquietações religiosas
vividas principalmente ao longo do século XVI culminaram nas Reformas
Calvinista, Luterana, Anglicana e finalmente no movimento da Contrarreforma,
que defendeu a fé protestante contra seus inimigos.
92. (AMAN) As transformações culturais
ocorridas na Europa dos séculos XIV a XVI ficaram conhecidas como Renascimento.
Foram características deste movimento:
a) Misticismo e tentativas de
reinterpretar o cristianismo.
b) Teocentrismo e recuperação de
línguas clássicas (latim e grego).
c) Individualismo e utilização de
novos recursos como a perspectiva no desenho e na pintura.
d) Racionalismo e críticas ao
período conhecido como Antiguidade Clássica.
e) Antropocentrismo e rejeição de
temas religiosas nas produções artísticas.
93. (ENEM) Acompanhando a
intenção da burguesia renascentista de ampliar seu domínio sobre a natureza e
sobre o espaço geográfico, através da pesquisa científica e da invenção
tecnológica, os cientistas também iriam se atirar nessa aventura, tentando
conquistar a forma, o movimento, o espaço, a luz, a cor e mesmo a expressão e o
sentimento.
SEVCENKO, N. O Renascimento.
Campinas: Unicamp, 1984.
O texto apresenta um espírito de
época que afetou também a produção artística, marcada pela constante relação
entre
a) fé e misticismo.
b) ciência e arte.
c) cultura e comércio.
d) política e economia.
e) astronomia e religião.
94. (CPS) A natação, hoje
considerada um dos esportes mais completos, já era mencionada na Grã-Bretanha,
desde os tempos da dominação romana, época em que era considerada uma prática
da elite. Com a chegada do feudalismo, a natação torna-se rara, pois era
incompatível com guerreiros que frequentemente usavam armaduras. Mas o
interesse pelo esporte ressurgiu no fim do século XVI, quando em 1587, o professor
Everard Digby publicou o livro intitulado A arte de nadar. Ele queria
transformar a natação em um esporte para fidalgos, na tentativa de torná-los
mais parecidos com os romanos. A obra de Digby, cujos capítulos explicam e
ilustram como nadar, foi indicada, por outros educadores, aos fidalgos da
Inglaterra dos Tudor e dos Stuarts.
(Revista BBC Knowledge, maio de
2010. Adaptado)
Sobre o livro de Digby, é valido
afirmar que foi
a) escrito na Antiguidade
Clássica, período em que prevaleceu a cultura cristã.
b) divulgado quando o
antropocentrismo e o individualismo renascentista prevaleciam.
c) indicado às necessidades dos
senhores feudais que estavam interessados na natação.
d) escrito no período do
Iluminismo, filosofia que tinha como base o racionalismo, o liberalismo e o
pensamento científico.
e) publicado pelo autor numa
época em que a Inglaterra passava por profundas mudanças econômicas, devido à
Revolução Industrial.
95. (UNICAMP) Para as artes
visuais florescerem no Renascimento era preciso um ambiente urbano. Nos séculos
XV e XVI, as regiões mais altamente urbanizadas da Europa Ocidental
localizavam-se na Itália e nos Países Baixos, e essas foram as regiões de onde
veio grande parte dos artistas.
(Adaptado de Peter Burke, O
Renascimento Italiano. São Paulo: Nova Alexandria, 1999, p. 64.)
A relação entre o Renascimento
cultural e o ambiente urbano na Europa dos séculos XV e XVI justifica-se porque.
a) as cidades eram centros
comerciais e favoreciam o contato com a cultura árabe, cujo domínio das
técnicas do retrato e da perspectiva sobrepôs-se à arte europeia, dando origem
ao Renascimento.
b) a presença de artistas nas
cidades atraía os investimentos de ricos burgueses em busca de prestígio
social, fazendo com que as regiões que concentravam os artistas, como a Itália
e os Países Baixos, se urbanizassem mais que as outras.
c) nas cidades podia-se estudar a
cultura artística em universidades, dedicadas ao cultivo da tradição clássica e
ao ensino de novas técnicas, como o uso do estilo gótico na arquitetura e da
perspectiva na pintura.
d) a riqueza concentrada nas
cidades permitia a prática do mecenato, enquanto o crescimento do comércio
estimulava o encontro entre as culturas europeia e bizantina, possibilitando a
redescoberta dos valores da antiguidade clássica.
96. (UNESP) Os centros
artísticos, na verdade, poderiam ser definidos como lugares caracterizados pela
presença de um número razoável de artistas e de grupos significativos de
consumidores, que por motivações variadas — glorificação familiar ou individual,
desejo de hegemonia ou ânsia de salvação eterna — estão dispostos a investir em
obras de arte uma parte das suas riquezas. Este último ponto implica,
evidentemente, que o centro seja um lugar ao qual afluem quantidades
consideráveis de recursos eventualmente destinados à produção artística. Além
disso, poderá ser dotado de instituições de tutela, formação e promoção de
artistas, bem como de distribuição das obras. Por fim, terá um público muito
mais vasto que o dos consumidores propriamente ditos: um público não homogêneo,
certamente (...).
(Carlo Ginzburg. A micro-história
e outros ensaios, 1991.)
Os “centros artísticos” descritos
no texto podem ser identificados
a) nos mosteiros medievais, onde
se valorizava especialmente a arte sacra.
b) nas cidades modernas, onde
floresceu o Renascimento cultural.
c) nos centros urbanos romanos,
onde predominava a escultura gótica.
d) nas cidades-estados gregas,
onde o estilo dórico era hegemônico.
e) nos castelos senhoriais, onde
prevalecia a arquitetura românica.
97. (UFC) A análise histórica do
Renascimento italiano, caso das obras de Leonardo da Vinci e de Brunelleschi,
permite identificar uma convergência entre as artes plásticas e as concepções
burguesas sobre a natureza e o mundo naquele período. Acerca da relação entre
artistas e burgueses, é correto afirmar que ambos:
a) convergiram em ideias, pois
valorizavam a pesquisa científica e a invenção tecnológica.
b) retomaram o conceito medieval
de antropocentrismo ao valorizar o indivíduo e suas obras pessoais.
c) adotaram os valores da cultura
medieval para se contrapor ao avanço político e econômico dos países
protestantes.
d) discordaram quanto aos
assuntos a serem abordados nas pinturas, pois os burgueses não financiavam
obras com temas religiosos.
e) defenderam a adoção de uma
postura menos opulenta em acordo com os ideais do capitalismo emergente e das
técnicas mais simples das artes.
98. (MACKENZIE) "A natureza,
ao dar-vos um filho, vos presenteia com uma criatura rude, sem forma, a qual
deveis moldar para que se converta em um homem de verdade. Se esse ser moldado
se descuidar, continuareis tendo um animal; se, ao contrário, ele se realizar
com sabedoria, eu poderia quase dizer que resultaria em um ser semelhante a
Deus."
Erasmo de Roterdã
No trecho anterior, datado de
1529, do filólogo e pensador da cidade holandesa de Roterdã, encontra-se
manifesta a presença do pensamento
a) teocentrista, priorizando a
ideia do sobrenatural e da ligação do Homem com o divino.
b) experimentalista, em que todo
e qualquer conhecimento humano se daria por meio da investigação científica.
c) escolasticista, doutrina que
admitia a fé como a única fonte verdadeira de conhecimento.
d) antropocentrista, valorizando
o Homem e suas obras como base para uma visão mais racional do mundo.
e) epicurista, apontando para uma
postura ideológica que configurou a transição para a Idade Moderna.
99. (UFAC) Referindo-se ao
Renascimento, é correto afirmar que:
a) surgiu na Grécia por volta do
século II d. C, tendo sido pouco influente na Itália.
b) os renascentistas criticavam o
humanismo por ser uma forma de pensamento filosófico que considera o ser humano
como a obra mais importante da criação.
c) caracterizou-se principalmente
pela valorização da racionalidade do ser humano, isto é, da capacidade humana
de conhecer a realidade por meio da razão e da observação objetiva da natureza,
não mais pela crença nas explicações religiosas e na tradição.
d) o Renascimento foi a expressão
cultural das profundas mudanças da Europa na passagem da Idade Moderna para a
Idade Contemporânea e teve inicio na Alemanha, no século XVII.
100. (PUCRS) O Renascimento,
movimento cultural com origem na Itália, e o Humanismo, no princípio da Idade
Moderna, tiveram repercussão social de caráter _________. Ao representarem as
relações do homem com Deus e com a natureza, as obras renascentistas
caracterizaram-se pelo _________, ao passo que a renovação científica do
período criou uma nova imagem do universo físico, marcada pelo _________.
a) popular - antropocentrismo -
geocentrismo
b) elitista - teocentrismo –
heliocentrismo.
c) popular - antropocentrismo –
heliocentrismo.
d) popular - teocentrismo –
geocentrismo.
e) elitista - antropocentrismo –
heliocentrismo.
GABARITO
1. D
7. B
8. B
9. D
11. B
13. B
14. E
15. D
18. B
19. B
21. D
23. E
24. D
25. D
30. D
33. D
34. D
37. E
38. E
39. D
40. B
44. E
47. E
49. E
50. B
51. D
53. E
56. E
58. E
59. B
62. B
63. B
65. B
66. D
68. D
69. D
70. D
72. B
73. E
74. B
80. B
81. E
82. E
83. B
85. B
86. E
88. B
89. B
90. D
93. B
94. B
95. D
96. B
98. D
Por que a 5 é letra C ? O renascimento foi um movimento que envolveu as ciências também.
ResponderExcluirOlá, Rosinha Costa. Você tem razão. A letra A é a alternativa correta, e eu já corrigi o gabarito.
ExcluirEu gostaria de saber a resposta da 26 pois é verdadeira e falsa e esta a letra A .
ResponderExcluirO gabarito está correto. Pode explicar melhor o seu argumento?
ExcluirA questão 6 não seria a D?
ResponderExcluirSim, você tem razão, Anônimo. Gabarito corrigido.
ExcluirObrigado.
Nunca vi tantas questões sobre renascimento em um único site.
ResponderExcluirOnde estão as questões 75, 76, 77, 78 e 79?
ResponderExcluirEu excluí, pois estavam duplicadas.
ExcluirQuestão 26: item 4: "A cultura renascentista consagrou a vitória da 'razão abstrata', instância suprema de toda a cultura moderna, pautada no rigor das matemáticas que passaram a reger os sistemas de controle do tempo, do espaço, do trabalho e do domínio da natureza." Fala de razão abstrata. Eu aprendi que nesse período a fé perdia espaço para a razão, o abstrato dava lugar ao concreto, as pessoas se tornavam mais racionais e menos religiosas... Aprendi errado? Ou a afirmativa que não é verídica?
ResponderExcluirToda razão é abstrata, mesmo a razão analítica é abstrata e não pode ser confundida com a razão especulativa ou com a fé.
ExcluirEu gostaria de saber se o exercício 27 não poderia ser considerado a D pois alberti é altamente relacionado ao renascimento?
ResponderExcluirAlberti é renascentista, mas a relação está incorreta porque a frase confere à natureza divina o parâmetro para perspectiva, que é essencialmente matemático, portanto humano.
ExcluirParabéns pelo trabalho! Sensacional, uma ótima fonte de estudo...
ResponderExcluirObrigado, Sandro. Abraço.
ExcluirParabéns pelo trabalho! Sensacional, uma ótima fonte de estudo...
ResponderExcluirMuito bom o trabalho que realizou neste blog. Parabéns, foi de grandiosa ajuda.
ResponderExcluirMuito bom , obrigado pelo seu trabalho!!!
ResponderExcluirFera demais Professor Marco Aurélio !!!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho! Excelente!
ResponderExcluirMuito bom Professor!
ResponderExcluirOi por favor a questao 100 esta correta? Porq e elitista e nao popular.
ResponderExcluirOlá, Lucimara. Como vai?
ExcluirA resposta da questão 100 está correta porque o Renascimento não teve repercussão popular. Afinal, o povo não tinha dinheiro para comprar essa arte ou para ler os livros, pois tudo isso era muito caro.
Belo trabalho, Marco Aurélio Gondim! Gostei muito. Acertei 84 questões. Fiquei muito feliz!
ResponderExcluirParabéns, Telma. Você se saiu muito bem. :)
ExcluirEu amei seu Blog viu. Parabéns, ajudou-me muito. Penso que todo professor dedicado precisa ser premiado com muita paz, amor, proteção divida, alegria de espirito e um pouco de dinheiro, porque é necessário ser pratico. É isso que desejo para o Senhor. Tudo de bom e bjs no coração.
ResponderExcluirAna Rosa, mesmo depois de tanto tempo, eu não poderia deixar de responder a sua mensagem e agradecer pelas palavras de incentivo. Muito obrigado. O blog está sendo reativado e teremos mais postagens logo, logo. :-)
Excluir