Pesquisar este blog

Três aniversários importantes em 2013 para estudar em Atualidades


2013 é um ano marcado por aniversários muito importantes. Dois deles se referem à principal fonte energética do Brasil e do mundo: o petróleo. O outro, ao plebiscito realizado durante o governo do presidente Jango. Nos três casos, estes aniversários funcionam como vinculações históricas de fatos bastante atuais.

Vamos aos fatos.

1953 - Fundação da Petrobras (60 anos)
Vargas é o presidente do país eleito pelo povo. Ao assumir o governo, encampa a campanha "O petróleo é nosso" iniciada pelo seu antecessor (Dutra), e funda neste ano a Petrobras. É importante lembrar que esta empresa foi fundada após a decretação do monopólio da União sobre a exploração do petróleo. Além disso, esta fonte de energia esponde, nos dias de hoje, por aproximadamente 38% da nossa matriz energética.

1963 - Plebiscito durante o governo Jango (50 anos)
Após a renúncia do presidente Jânio em 1961, militares, empresários, políticos conservadores e investidores estrangeiros se colocaram contra a posse de Jango, que era acusado de ser comunista. Esses grupos alegavam que se Jango assumisse a presidência, levaria o Brasil a uma ditadura comunista. Depois de um acordo, o Brasil adota o parlamentarismo e se coloca sob o governo de um primeiro-ministro. O plebiscito restaurou o presidencialismo e colocou Jango de volta no cargo de chefe de governo, que perderia no ano seguinte após um golpe militar. Recentemente, após denúncias de que teria morrido por envenenamento, e considerando a revisão histórica que o período do regime militar está passando, o seu corpo foi exumado para fins de investigação e de realização de um funeral oficial como forma de reparação histórica. Além disso, a decisão do Senado que declarou a presidência vaga em 1964 foi anulada.

1973 - Crise do petróleo (40 anos)
Em plena Guerra Fria, os países árabes, por intermédio da OPEP (Organização dos países exportadores de petróleo), dão um aumento exorbitante ao preço do barril de petróleo, além de reduzirem a oferta do óleo aos países ocidentais. O resultado foi uma grave crise econômica causada pela elevação em cadeia de vários preços. O Brasil, que estava sob o regime militar, optou pelo programa Proalcool como forma de diminuir a dependência da importação do combustível fóssil.

As duas datas referentes ao petróleo (1953 e 1973) são importantes no estudo de atualidades porque posteriormente o Brasil alcançou a autossuficiência em 2006 e anunciou a descoberta do pré-sal em 2007. Mais recentemente, a discussão sobre a redistribuição dos royalties chegou ao STF, que terá que decidir se os rendimentos do petróleo serão divididos igualmente entre as unidades federativas ou se continuarão a contemplar somente os estados produtores.

É isso. Bons estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário