Pesquisar este blog

Periferia da Capital atrai consumidores de todos as classes sociais de Campo Grande

Jornal de Domingo: "Campo Grande, Terça-feira, 14 de Julho de 2009. 11:47

Principal |
Da Redação - Edição 813
Noticia de: 11 de Julho de 2009 - 15:00
Cozinha de bairro
Periferia da Capital atrai consumidores de todos as classes sociais de Campo Grande

Divulgação / Roberto Medeiros

Comidas típicas e exóticas, dificilmente encontradas em restaurantes finos atraem o público

Bares e restaurantes de bairros de Campo Grande vem recebendo uma preferencia inusitada. Tem aumentado o fluxo das classes média e alta em direção as mesas da periferia. Qual o segredo disso?

O que se pode analisar é que, na atualidade, se vive uma globalização onde o aumento de comidas rápidas e fast-foods é visível e considerável.
[...]
Um dos entrevistados foi o proprietário do Bifão da Cophasul, distante do centro de Campo Grande mas que recebe dezenas declientes de toda capital.. 'O prefeito, o próprio governador, amam comer aqui, pois o que servimos é feito com amor e dedicação, toda a família trabalha unida. Tenho em média, 17 funcionários. O bife é de boa qualidade e o preço é acessível, sem contar que a porção dá para duas pessoas ficarem satisfeitas e bem servidas. O local é agradável, ficamos dentro de uma praça, a qual a prefeitura me autorizou a cuidar e fazer a manutenção.
[...]
Uma curiosidade é a cadeia de fast-food da rede MacDonald´s, por exemplo, estão espalhados 18 mil restaurantes em 91 países, mas em Campo Grande encontra-se dois restaurantes da rede.
[...]
O trailer do Verdão fica na Av. Júlio de Castilho há 12 anos. Seu José, que é o proprietário, prepara e fiscaliza os lanches.
[...]
'Outro bar que conheço e que é interessante, pois ele é bem simplório e sem infra-estrutura, se comparado a outros estabelecimentos, como a Cachaçaria que fica bem perto, é o Copo Sujo, no bairro Monte Líbano.
[...]
O restaurante Farinha D´água, que fica na Av. guaicurus, no Bairro Universitária é outro local que atrai pessoas de todos os bairros de Campo Grande, com uma culinária diversificada e um ambiente exótico, o bar tem como atrativo comidas típicas de várias regiões do Brasil, como o frango ao molho pardo, a rabada mineira, o arrumadinho, peixes à Rondônia, entre outras peculiaridades.
[...]
Outra curiosidade são os 'dogueros' do centro da Cidade, aqueles carrinhos de cachorro quente, segundo o presidente da abrasel, esse tipo de comercialização de comida é prejudicial a saúde, pois o funcionário fica das 19h até às 2h ou até mais da manhã sem ter um local apropriado para fazer as necessidades básicas, 'acabam usando uma árvore e depois nem lavam as mãos', diz o presidente da abrasel que destaca a fumaça dos carros misturada com o feitio dos lanches.
[...]
A psicologia explica um pouco sobre esse comportamento da população e do ser humano em geral, onde o psicólogo especialista na área de aconselhamento, Olivar Estevan Correa Ribeiro afirma que o calor humano, em se tratando da sociedade em que vivemos ser uma sociedade que tem como característica marcante a solidão, faz com que pessoas vivam sós no contexto urbano atual. 'Muitas tem dificuldade de compartilhar suas vidas, temores e angústias. Apesar de desejarem um relacionamento mais profundo, não conseguem romper com as barreiras e ir ao encontro do outro, acredito que por este motivo restaurantes na periferia que estão sempre lotados de pessoas proporcionam um ambiente de calor humano e muita confraternização. Ir a um lugar com apenas duas ou três pessoas com condições financeiras adequadas não seria tão interessante quanto ir com toda a turma em outro local com acesso a todos', explica o psicólogo que descata que outro evento característico de nossa época, é que nossa sociedade vive uma profunda crise existencial, 'a crise do 'SER' e do 'TER'. Vivemos em tempos onde TER é mais importante do que SER. Somos avaliados, aceitos, valorizados se tivermos alguma coisa e não se somos alguém. Nossa sociedade assumidamente capitalista e consumista tem gerado um conceito utilitarista nas pessoas, fazendo-as crer que só terão valor se possuírem bens e estiverem participando da produção de outros bens. Sendo assim restaurantes e bares da periferia não separam as pessoas por classe. Ali você não separa a Classe A da Classe B estamos todos no mesmo lugar. Ambiente assim de certa forma promove o SER mais que o TER', finaliza Olivar.
[...]
Bares e restaurantes longes do centro da Capital

• Bifão do bairro Cophasul

• Verdão da Av. Júlio de Castilho

• Bar do Hollywood no bairro Pioneira na Av. Ana Luiza de Souza

• Farinha D´água no bairro Universitária, na Av. Guaicurus

• Dennys na Av. Júlio de Catilho

• Bar do Fernando no Jardim Presidente

• Bar do Gato da Cophasul

• Bar do Adão do Guanandi

• Bar Confraria do Choro Vila Alba,

• Bar do Dedinho, na Euler de Azevedo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário