Pesquisar este blog

Concurso para Analista Jurídico (TJSC) - Questões de História e Geografia comentadas

As questões da prova de História e Geografia do concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para Analista Jurídico (11/12/2011) são comentadas nesta postagem.

Na prova de História, com cinco questões, uma foi sobre o período colonial e uma sobre conflitos nas regiões pobres do mundo; as outras três versaram sobre o período republicano brasileiro. A distribuição de questões nesta prova seguiu uma tendência comum nesta área, que é a de privilegiar o conteúdo mais atual.

Na prova de Geografia, com cinco questões também, três foram sobre o Brasil: duas sobre Geografia Física (domínio vegetal e clima) e uma sobre economia. As outras duas questões eram sobre economia mundial, destacando a importância dos estudos sobre temas atuais. A leitura de bons jornais e revistas são sempre um bom aliado nos estudos.

As questões não são difíceis, pois não se aprofundaram nos temas escolhidos e não exigiram o conhecimento de dados estatísticos, uma prática muito comum nas provas mais recentes dessas áreas. No entanto, exigiram do candidato conhecimentos de uma grande variedade de assuntos.

Para ver a prova com o gabarito oficial, clique aqui.

Agora, vamos às questões.


CONHECIMENTOS GERAIS

HISTÓRIA

31ª Questão: São rebeliões nativistas, ocorridas durante o período colonial do Brasil, EXCETO:
a) Revolta de Beckman
b) Guerra dos Emboabas
c) Guerra dos Mascates
d) Revolta de Filipe dos Santos
e) Inconfidência Mineira

Comentário: resposta (e)
As revoltas coloniais se dividem em nativistas e emancipacionistas (independentistas). As revoltas nativistas visavam a reformulação do pacto colonial sem a defesa do ideal de independência em relação à metrópole (Portugal). O único movimento dentre os mencionados em que alguns membros defenderam a independência foi a Inconfidência (ou Conjuração) Mineira de 1789. No mesmo contexto, também ocorreu a Inconfidência Baiana de 1798, mais popular e com ideais republicanos.
 
++++++++++++++

32ª Questão: No período final da República Velha, o agravamento da crise econômica, a eclosão de revoltas e levantes militares, o crescimento das camadas sociais urbanas, além do acirramento dos conflitos políticos devido à progressiva divisão das oligarquias dominantes formam o conjunto de fatores que provocaram a:
a) Revolução de 1930
b) República Juliana
c) Revolução Farroupilha
d) Guerra do Contestado
e) Revolta da Armada

Comentário: resposta (a)
O final da República Velha (ou Primeira República) ocorreu por causa de uma crise entre as elites que compunham a política do café-com-leite (São Paulo e Minas Gerais). A economia desses dois Estados estava baseada na produção e exportação de café, e a crise de 1929 (Quebra da Bolsa de NY) causou uma grande retração nas exportações brasileiras. A crise econômica foi acompanhada pela crise política e o rompimento entre SP e MG. Minas Gerais, então, alia-se às oligarquias de outros Estados, militares e setores urbanos contra São Paulo. Primeiramente, na eleição presidencial, em que Júlio Prestes (representante da elite paulista) foi eleito e depois no golpe da Revolução de 30 liderado por Getúlio Vargas, que inicia um período de governo de 15 anos ininterruptos.

++++++++++++++

33ª Questão: O Ato Institucional n.º 5, AI-5, baixado em 13 de dezembro de 1968, durante o governo do general Costa e Silva. Vigorou até dezembro de 1978 e produziu um elenco de ações arbitrárias de efeitos duradouros. Definiu o momento mais duro do regime, dando poder de exceção aos governantes para punir arbitrariamente os que fossem inimigos do regime ou como tal considerados.
Este Ato Institucional permitia ao presidente da República, entre outras medidas:
I - Decretar o recesso do Congresso Nacional, das Assembléias Legislativas e das Câmaras de Vereadores.
II - Decretar a intervenção nos Estados e Municípios, sem as limitações previstas na Constituição.
III - Poderá, após investigação, decretar o confisco de bens de todos quantos tenham enriquecido, ilicitamente, no exercício de cargo ou função pública, inclusive de autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista, sem prejuízo das sanções penais cabíveis.
IV - Em qualquer dos casos previstos na Constituição, poderá decretar o estado de sítio e prorrogá-lo, fixando o respectivo prazo.
a) Apenas I e II estão corretas
b) Apenas II e III estão corretas
c) Apenas IV está incorreta
d) Apenas III está incorreta
e) Todas as proposições estão corretas

Comentário: resposta (e)
Esta é uma questão que exigia o conhecimento do texto da lei, o Ato Institucional n° 5, um dos principais instrumentos de repressão adotados pelo regime militar brasileiro (1964-1985).

++++++++++++++

34ª Questão: São características do governo Fernando Collor de Mello, EXCETO:
a) Retorno do Cruzeiro.
b) Bloqueio de depósitos nas cadernetas de poupança e contas correntes a partir de um determinado valor por um prazo de 18 meses.
c) O Ministério da Fazenda foi ocupado por Zélia Cardoso de Mello.
d) Fernando Collor foi eleito o primeiro presidente civil brasileiro, por voto direto, desde 1960, segundo as normas democráticas da nova Constituição. Derrotou o candidato Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno da eleição. Seu mandato, porém, terminou antes do previsto: sofreu impeachment e renunciou por denúncias de corrupção.
e) Plano Cruzado e gatilho salarial para quando a inflação ultrapassasse 20%.

Comentário: respostas (d) e (e)
Geralmente, uma das regras utilizadas pelas bancas examinadoras é formular alternativas com a mesma extensão para que nenhuma chame mais a atenção do que as outras. Esse princípio não foi utilizado nesta questão, mas isso não a torna anulável, mas mal formulada.
A questão possui duas alternativas erradas, a saber:
Alternativa d: Fernando Collor não foi o primeiro presidente civil eleito por voto direto no Brasil desde 1960. O presidente Jânio Quadros (mandato: 31/01/61 - 25/08/61) foi o último presidente eleito pelo voto direto desde 1960 (eleição em 03/10/60), mas renunciou com apenas sete meses de governo, sendo sucedido pelo vice João Goulart (Jango), que só assumiu o cargo efetivamente após plebiscito para escolha entre o presidencialismo e o parlamentarismo. No entanto, Jango foi deposto pelos militares na Revolução (ou Golpe) de 31 de março de 1964.
Alternativa e: O Plano Cruzado (alternativa e) foi uma realização do presidente José Sarney (mandato: 15/03/85 – 15/03/90) e incluía congelamento de preços e a mudança da moeda de cruzeiro para cruzado.
A ocorrência de duas alternativas a serem marcadas é motivo para anulação da questão.

++++++++++++++

35ª Questão: No mundo atual existem regiões que vivem em intensos conflitos que são oriundos de vários motivos, como luta por territórios, pela independência, por questões religiosas, recursos minerais entre outros. A respeito desses conflitos, leia as afirmativas abaixo:
I - No continente europeu um dos motivos de conflitos é a questão do povo basco. Distribuído entre os territórios da Espanha e da França, essa etnia luta pela sua autonomia política há muitos anos.
II - Na África o que motiva os conflitos é o modo pelo qual o continente foi dividido durante o processo de colonização quando os países europeus definiram a divisão do espaço africano, para que fosse administrado e explorado sem levar em conta as disparidades étnicas existentes no continente.
III - Na Ásia um dos grandes conflitos está localizado no Oriente Médio, mais precisamente no confronto entre árabes e israelenses.
IV - No território afegão a instabilidade política está presente há muito tempo, entre outros motivos, por causa das divergências religiosas entre xiitas e sunitas.
V - Na América do Sul, a Venezuela é um local de muita instabilidade, pois neste país existe um movimento de guerrilheiros denominado FARC e o Exército de Libertação Nacional, ambas com forte ligação com a produção de cocaína e com o narcotráfico. Esses grupos atuam exercendo influência de um estado paralelo, cometem assassinatos, atentados e sequestros.
Assinale a alternativa correta:
a) Apenas IV está incorreta
b) Apenas V está incorreta
c) Apenas IV e V estão incorretas
d) Apenas I e III estão corretas
e) Todas estão corretas

Comentário: resposta (b)
Tanto as FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) quanto o Exército de Libertação Nacional são organizações guerrilheiras da Colômbia.

++++++++++++++

GEOGRAFIA
36ª Questão: “A Grande Aldeia Global”, de McLuan, se confirma e caracteriza o cenário mundial, com o processo do capitalismo acelerado ou da globalização. Ao atingir o atual período informacional, o capitalismo integrou países e regiões do planeta em um único sistema, o sistema-mundo. Sobre as características do cenário mundial globalizado, relacione os países com as suas referências marcantes.
A - Maior fenômeno econômico, com um crescimento médio do PIB (Produto Interno Bruto) de 10% nos últimos 30 anos. Em 2010, torna-se a segunda maior economia do mundo e domina o comércio mundial pela exportação de manufaturas. Possui um sistema político-econômico peculiar, denominado de socialismo de mercado.
B - País do “Terceiro Mundo”. Pelo crescimento constante de sua economia é considerado um dos emergentes neste início de século. Com um elevado percentual de sua população abaixo da linha da pobreza, vem se destacando como exportador de mão de obra qualificada e de tecnologia de ponta no setor da informática.
C - País com uma posição geográfica estratégica e uma situação econômica em crescimento, vem solicitando a sua entrada na União Européia, mas enfrenta sérias resistências por suas características culturais distintas dos países europeus.
D - País que se caracteriza pela liderança no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mundial. Grande produtor e exportador de petróleo. Não faz parte da União Européia e não integra a Zona do Euro. Se caracteriza por ser um Estado de Bem Estar Social, nação pacifista, que em 2011 sofre diretamente, as conseqüências da globalização do terrorismo.
E - Um dos países fundadores da União Européia, integrando o bloco da Europa dos Seis, com a assinatura do Tratado de Roma, em 1957. O país sofre as conseqüências da crise econômica atual, com o seu elevado endividamento associado ao baixo crescimento econômico e alto índice de desemprego, ameaçando a estabilidade da União Européia.
( ) NORUEGA ( ) ÍNDIA ( ) ITÁLIA ( ) CHINA ( ) TURQUIA
A associação correta é:
a) E, A, D, C, B
b) D, C, E, B, A
c) E, B, C, A, D
d) B, E, D, A, C
e) D, B, E, A, C

Comentário: resposta (e)
A resolução da questão exige conhecimentos de geografia e de atualidades. No entanto, a simplicidade das informações expostas nas definições deixou a questão mais fácil do que poderia ser.

++++++++++++++

37ª Questão: A dinâmica climática está condicionada à influência de diversos fatores que interferem nos elementos que determinam as condições do tempo e características do clima de uma região. Entre eles a atuação das massas de ar constituem um elemento marcante na caracterização dos climas brasileiros e podem ser responsáveis pelas mudanças bruscas e repentinas do tempo nos locais onde atuam. De acordo com o mapa abaixo da dinâmica das massas de ar no Brasil todas as alternativas estão corretas, EXCETO:
Captura de tela inteira 13122011 171221.bmp 
a) A massa Equatorial Continental está representada pelo n° 2 e por se formar no interior do continente ela é quente e seca, atuando em todo o planalto Central. Por isto, em Brasília, os invernos são excessivamente secos.
b) A massa que mais interfere nas condições climáticas do Brasil é a de nº 4 pois, ela é a única massa de ar frio que atua em um país de clima quente ou tropical.
c) A massa Tropical Atlântica, representada pelo nº 3, quente e úmida é responsável pela maior pluviosidade no litoral oriental do Brasil.
d) A massa Polar Atlântica, de nº 4, atua principalmente no inverno e pode seguir em três ramos ou direções. Se penetrar pelo interior da região Sul e houver condições favoráveis, pode ocorrer o fenômeno da neve nos pontos mais altos, como nas serras catarinenses, nos municípios de São Joaquim, Urupema e Urubuci.
e) O ar gelado toma conta da parte ocidental da Amazônia em um dia do mês de junho. A temperatura que no início da semana era superior à 30º C, no final da semana estava em torno de 10º C. Este fenômeno conhecido como friagem é ocasionado quando a massa Polar Atlântica, identificada pelo nº 4, penetra pelo corredor de terras baixas, da área central da América do Sul, atingindo o Pantanal e a Amazônia Ocidental, provocando quedas bruscas da temperatura.

Comentário: resposta (a)
A massa de ar Equatorial Continental é quente e úmida em função da sua formação sobre a floresta amazônica, por causa da intensa evapotranspiração da vegetação da região.

++++++++++++++

38ª Questão: Agrupar ou dividir? No período que vai da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial, os países se agrupam (ou se dividem) com o objetivo de orientar a geopolítica e a economia mundial. Sobre os principais agrupamentos dos países podemos destacar que:
I - O Grupo dos Sete ou G-7 se originou no período da Guerra Fria, reunido as sete maiores economias mundiais: Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Canadá e Japão.
II - O Grupo dos Sete é atualmente o bloco mais poderoso, pois reúne os países com os maiores valores de produção do globo e não existindo divergências quanto aos temas tratados, sejam eles referentes às questões econômicas mundiais ou ambientais.
III - Com o crescimento econômico da China e de outros países como Brasil e Índia entre outros, em 1999 é criado o Grupo dos Vinte ou G-20, os países que juntos respondem por 90% do PIB do planeta, 80% do comércio global e 2/3 da população mundial.
IV - A Rússia em 1997 foi admitida como um país membro do Grupo dos Sete, que passou a denominar G-8, não em razão do seu desenvolvimento econômico mas, principalmente por ser uma potência bélica nuclear.
Estão corretas as proposições:
a) Todas as proposições estão corretas.
b) II e IV
c) II, III e IV
d) I e II
e) I, III e IV

Comentário: resposta (e)
O G-20 (Grupo dos Vinte) foi criado como consequência da crise financeira asiática de 1997, com o objetivo de reunir as maiores economias avançadas e emergentes para discutir estratégias de estabilização do mercado financeiro global. O Grupo dos Sete e a Rússia (G8) é um grupo que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia.

++++++++++++++

39ª Questão: Sobre o processo industrial brasileiro, sua evolução e características atuais, todas as características estão corretas, EXCETO:
a) O exemplo mais atual de fusão de empresas no Brasil é representado pela formação da BRF Brasil Foods, fusão dos grupos Sadia e Perdigão.
b) Atualmente no Brasil, como na maior parte dos países, devido ao fenômeno da globalização, há uma maior predominância da PEA (População Econômica Ativa) empregada no setor secundário, o que caracteriza uma economia informal.
c) A dispersão industrial que se verifica atualmente, no espaço brasileiro, foi favorecido em parte, pela chamada “guerra fiscal” travada entre estados e municípios.
d) Uma das características marcantes do processo industrial, na atualidade, é a dispersão espacial das empresas e a concentração financeira, com a fusão de empresas.
e) Uma tendência marcante do processo de industrialização atual é a formação de pólos tecnológicos próximos aos centros universitários e de pesquisas. Como exemplo, podemos destacar a região de Campinas, que concentra empresas eletrônicas, de telecomunicações, de biotecnologia e conta com importantes centros universitários, como a UNICAMP.

Comentário: resposta (b)
A informalidade do trabalho se manifesta no crescimento do setor terciário (comércio e prestação de serviços). Isso ocorre porque os setores primário (produção de matérias primas) e secundário (indústria) são caracterizados pelo uso da tecnologia e pela baixa geração de empregos, que causam migração de mão de obra para o terciário, muitas vezes informalmente, ou seja, sem registro em carteira de trabalho ou de empresa.  

++++++++++++++

40ª Questão: O impacto das ações humanas nas paisagens naturais do Brasil vem aumentando nos últimos anos. Os ecossistemas brasileiros já sofreram e ainda sofrem sérias interferência humanas ocasionando a sua degradação. Em um dos ecossistemas brasileiros os principais problemas ambientais são:
I - Aumento das queimadas para a renovação das pastagens.
II - Contaminação das águas devido ao uso intenso e indiscriminado de agrotóxicos nos cultivos de exportação próximos.
III - Destruição das matas ciliares ocasionando o assoreamento do leito dos rios pela erosão de suas margens.
IV - A extração mineral com a contaminação das águas por metais pesados.
V - A caça e a pesca ilegais.
Estamos nos referindo aos impactos ambientais no ecossistema:
a) do Pantanal
b) dos Mangues
c) das Araucárias
d) das Restingas
e) da Caatinga

Comentário: resposta (a)
Entre os impactos sobre o ecossistema Pantanal, temos a pecuária extensiva; a pesca predatória; o garimpo de ouro e pedras preciosas (processo de erosão, contaminação dos rios). Além disso, o mau gerenciamento das lavouras causa erosão no solo, e a utilização de agrotóxicos e fertilizantes contamina os rios. O plantio de cana-de-açúcar provoca dano à biodiversidade e traz risco de contaminação dos rios.

++++++++++++++

Nenhum comentário:

Postar um comentário