Pesquisar este blog

Entenda por que ocorrem terremotos e tsunamis no Japão

A alta ocorrência de terremotos no Japão se deve à uma falha geológica localizada exatamente no encontro entre três placas tectônicas que estão em constante tensão. Essa região de convergência de placas, localizada no Oceano Pacífico, é chamada de Círculo do Fogo em função da grande atividade sísmica que causa atividade vulcânica, terremotos e tsunamis.

Por que as placas tectônicas se movem?
Por causa do movimento das correntes de convecção do magma do manto, uma camada abaixo da crosta terrestre.

As áreas de encontro de placas ficam bastante evidentes na figura abaixo:

Fonte: Bernoulli, Geografia (vol. 2)

Observe que os terremotos ocorrem em áreas de encontro de placas tectônicas convergentes ou tangenciais (por exemplo, a falha de Santo André nos Estados Unidos).

As três placas tectônicas que fazem parte do Círculo de Fogo são: a do Pacífico, a Eurasiana e a das Filipinas. Esse é a causa que explica o fato de no Japão ocorrerem terremotos de alta magnitude, como foi no exemplo mais atual, em Osaka em 17/06/2018.

Passageiros de um trem em Osaka, no Japão, deixam os vagões e andam pelos trilhos depois de terremoto interromper funcionamento da linha
Passageiros de um trem em Osaka, no Japão, deixam os vagões e andam pelos trilhos depois de terremoto interromper funcionamento da linha - Jiji Press/AFP
Fonte: Folha de S.Paulo

Leia a notícia sobre o terremoto em Osaka AQUI.

Em outras palavras, quando as placas realizam um movimento convergente, há nessa colisão uma grande liberação de energia, que causa os tremores.

Veja o vídeo abaixo produzido pela Deutsche Welle sobre a causa dos terremotos:


Por que não ocorrem terremotos no Brasil?
No Brasil, ocorrem apenas pequenos tremores de terra porque seu território está localizado no centro da placa tectônica Sul-americana, e não na área de encontro de duas placas tectônicas convergentes ou tangenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário