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Questões de atualidade brasileira do concurso para professor do Mato Grosso do Sul

Postagem relacionada: Edital do concurso para professor do Mato Grosso do Sul.

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A maioria (60%) das questões de atualidade brasileira do concurso para professor do MS privilegiou conhecimentos estatísticos (questões 22, 23, 24, 25, 26 e 29). É difícil imaginar que mesmo uma pessoa bem informada consiga se lembrar de dados tão precisos como na questão 26, por exemplo. Por isso, não acredito que a entidade que formulou as questões pense realmente que quem as acertou seja bem informado. Boa parte da prova só poderia ser resolvida com “chutes”.

Por outro lado, as questões 21 e 30 estavam bastante fáceis. A questão 21 é exageradamente fácil; talvez para não assustar o candidato em relação aos dados estatísticos.

O edital do concurso menciona em atualidade brasileira: "Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade brasileira nas áreas social, econômica, saúde, educação, segurança, política, meio ambiente e habitação". As 10 questões foram divididas em 7 questões sobre economia, 2 sobre educação e 1 sobre sociedade. É lógico que o examinador poderia fazer isso, mas essa proporção dos temas nas questões diminui a abrangência da prova e desmerece os estudos dos candidatos.

Afinal, que tipo de professor a secretaria de educação do Mato Grosso do Sul quer em sala de aula?


M.A.G.


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Questão 21

É reconhecido como o mais eficiente programa social do país em termos de redução de pobreza e da desigualdade. Contribui decisivamente para aprimorar o nível educacional entre as crianças mais pobres, uma vez que para receberem o benefício, os pais precisam manter seus filhos na escola. Trata-se do(da):

a) Vale Educação.

b) Bolsa Educação.

c) Vale Social.

d) Auxílio Desemprego.

e) Bolsa Família.

Fonte: http://www.iqe.org.br/imagens/clippings/OBolsaFamiliacontribuiparaaprimoraroniveleducacional.pdf

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Questão 22

Leia o trecho abaixo e analise as afirmativas seguintes.

O índice de Desenvolvimento Humano - IDH é um índice que tenta medir e comparar o nível de desenvolvimento das nações com base em alguns indicadores. Relatório divulgado pela ONU mostra que o Brasil tem avançado em alguns pontos nas áreas de saúde, escolaridade e renda, mas a passos mais lentos do que outros emergentes. Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, mais lento tende a ser o ritmo de avanço do seu IDH. Por isso o ideal é que as comparações sejam feitas entre países do mesmo grupo. (Folha de São Paulo - 3/11/2011. Adaptado.)

I - O Brasil progrediu em expectativa de vida, escolaridade e renda, contudo mais lentamente que a Rússia, Índia e China.

II - Em 2011, 0 IDH brasileiro atingiu 0,718 e o país ficou em 84° lugar no ranking da ONU.

III - A Rússia e o Brasil estão no grupo de nações de desenvolvimento humano elevado e a China e a Índia estão no grupo de desenvolvimento médio.

Podemos afirmar que:

a) somente as afirmativas I e II estão corretas.

b) somente as afirmativas I e III estão corretas.

c) somente a afirmativa I está correta.

d) somente a afirmativa II está correta.

e) as afirmativas I, II e III estão corretas.

Fonte: http://www.band.com.br/noticias/brasil/noticia/?id=100000465800

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Questão 23

Coordenador pedagógico vive crise de identidade no Brasil. Quem são os coordenadores pedagógicos da rede pública, segundo amostra com 400 entrevistados de todas as regiões do país: (Revista Nova Escola, edição especial n. 6, junho/2011, p. 15)

De acordo com esta amostragem:

a) 90% são mulheres.

b) 88% não têm experiência como professor.

c) 30 anos é a idade média.

d) apenas 10% cursaram pós-graduação.

e) 100% fizeram uma segunda graduação

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/coordenador-pedagogico/coordenador-pedagogico-numeros-629880.shtml

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Questão 24

O Brasil ganhou cinco posições na mais recente edição do índice de Competitividade Global, produzido anualmente pelo Fórum Econômico Mundial. O avanço tem sido lento graças a fatores como: alta tributação, taxa de juros altos, precariedade da infraestrutura etc. Entre os 142 países analisados, o Brasil ficou bem atrás da China e pouco à frente da Índia. (Revista Veja n. 2.234, de 14.9.11. p. 68.)

Qual foi a colocação do Brasil nesse índice?

a) 31° posto.

b) 41° posto.

c) 46° posto.

d) 53° posto.

e) 56° posto.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/brics/

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Questão 25

Importação supera indústria nacional em 18 setores. Só metalurgia básica e automação industrial produziram mais que importaram este ano em relação a 2010. (Jornal Valor Econômico n. 2.841, 14.9.11. p. A3.)

O setor que mais sentiu a evolução do volume de importação em relação à produção da indústria nacional, de janeiro a julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010 em termos percentuais foi:

a) produtos têxteis.

b) calçados e artigos de couro

c) vestuário e acessórios.

d) veículos automotores.

e) produtos alimentícios e bebidas.

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/1005908/importacao-supera-industria-em-18-setores

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Questão 26

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no dia 13.09.11 os resultados do setor comercial em todo o país. O comércio completa três meses consecutivos de taxas positivas em volume de vendas e 16 meses seguidos em receita nominal. Nos últimos 12 meses foram 8,5% e 13,2% de aumento em vendas e receita, respectivamente. (Jornal O Estado Mato Grosso do Sul, 14.9.11. p. A7.)

Nos últimos 12 meses, qual foi o resultado de Mato Grosso do Sul no volume de vendas e em receita nominal, respectivamente?

a) Cresceu 5% e 10%.

b) Caiu 2% e 7%.

c) Cresceu 4,7 e 4,5%.

d) Caiu 8,5% e 13,2%.

e) Cresceu 7,4% e 12,3%.

Comentário:

Embora a notícia do Jornal O Estado de Mato Grosso do Sul mencione os valores da alternativa E, não há nenhuma confirmação no relatório publicado pelo IBGE.

Na Tabela 1 - Índice e variação de volume de vendas no comércio varejista, por Unidade da Federação da Pesquisa Mensal de Comércio - setembro 2011 (Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/comercio/pmc/pmc_201109caderno.pdf), os dados referentes à Mato Grosso do Sul são de crescimento de 4,5% (Base no ano: Igual período do ano anterior) e 5,7% (Base 12 meses: 12 meses imediatamente anteriores aos 12 últimos meses).

Na Tabela 5 - Índice e variação da receita nominal de vendas no comércio varejista, por Unidade da Federação da pesquisa supramencionada, os dados referentes à Mato Grosso do Sul são de crescimento de 11,3% (Base no ano: Igual período do ano anterior) e 11,9% (Base 12 meses: 12 meses imediatamente anteriores aos 12 últimos meses).

Não há alternativa que contemple os índices apontados no referido estudo.

Fontes: http://www.oestadoms.com.br/flip/14-09-2011/p07b.pdf

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/comercio/pmc/pmc_201109caderno.pdf

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Questão 27

Desejo consciente de maltratar outra pessoa ou colocá-la sob tensão. É considerada uma das formas de violência escolar mais comum no Brasil e geralmente se utiliza das características do outro (como peso, rendimento escolar, traços físicos etc.) para justificar ações repetidas, como chutes, socos, empurrões, ameaças, apelidos e exclusão. (Jornal Correio do Estado, 16.9.11. p. 12a.)

A questão trata:

a) do preconceito racial.

b) da imposição da força.

c) do bullying.

d) da intimidação.

e) do preconceito social.

Fonte: http://www.direitopenalvirtual.com.br/artigos/leiamais/default.asp?id=318

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Questão 28

O número de trabalhadores com rendimento médio per capita familiar de até meio salário mínimo caiu de 17 milhões em julho de 2002 para 12,8 milhões em julho de 2011 em seis das principais regiões metropolitanas do País, segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado no dia 27.9.11. (Jornal Correio do Estado, 28.9.11. p. 18a.)

Neste período de nove anos, a maior redução no número de trabalhadores de baixa renda ocorreu na cidade de:

a) São Paulo.

b) Porto Alegre.

c) Recife.

d) Salvador.

e) Belo Horizonte.

Fonte: http://blogs.estadao.com.br/jt-seu-bolso/tag/rendimento-medio-per-capita-familiar/

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Questão 29

Embora cresça a um ritmo de 20% ao ano, o volume total de empréstimos no Brasil ainda é pequeno como proporção do PIB. Apesar da expansão de crédito, o total de financiamentos em relação ao tamanho da economia brasileira, representa apenas:

(Revista Veja n. 2.239, de 19 de outubro de 2011. p. 104.)

a) 10% do PIB

b) 25% do PIB

c) 48% do PIB

d) 52% do PIB

e) 65% do PIB

Fonte: http://www.bcb.gov.br/?ECOIMPOM

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Questão 30

“Administrados pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (SUDECO) e pelo Banco do Brasil, a partir de hoje, os empresários da região Centro-Oeste que quiserem tomar um empréstimo para investimentos em inovação terão à disposição uma linha de crédito subsidiado, com juros de 5,7% a 8,5% ao ano, e cinco anos de carência.”

(Jornal Valor Econômico n. 2.846, de 21 de setembro de 2011. p. A5.)

A linha de crédito narrada no texto acima é o:

a) Fundo de Participação do Centro-Oeste (FPCO).

b) Empréstimo Compulsório do Centro-Oeste (ECCO).

c) Financiamento Público para o Centro-Oeste (FPCO).

d) Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

e) Financiamento para o Crescimento do Centro-Oeste (FCCO).

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/1012680/fundo-vai-subsidiar-inovacao-no-centro-oeste

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27 comentários:

  1. Parabéns pelo seu blog.....fico feliz em saber que colegas da faculdade estão brilhando cada vez mais nesse Brasil a fora.....

    Abraços

    Prof. Ronaldo Pajeu

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  2. Olá, Ronaldo

    Muito obrigado pelas palavras de estímulo.

    Marco Aurélio Gondim

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  3. bom dia. vcs acham que algumas dessas questoes poderão ser anuladas.

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  4. Olá, Anônimo

    A única questão que eu acho que pode ser anulada é a 26. Embora a resposta concorde com a notícia que serviu de base para ela, não encontra respaldo no estudo que serviu de base para a reportagem.
    Se você é candidato, hoje (18/11) é o último dia para entrar com recurso pedindo anulação de questão ou alteração de gabarito.

    Bons estudos.

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  5. ola vcs acham q a questao numero 22 pode ser anulada por citar o grupo de desenvolvimento da china e da india sendo esta uma atualidade mundial e nao brasileira. por favor me ajudem.

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  6. Olá, Anônimo

    Não acredito que a questão 22 deva ser anulada, pois o edital fala em atualidades brasileiras e sociedade e economia são dos dois temas. Esta não foi uma questão sobre a China, Rússia ou Índia, mas uma questão que compara o Brasil a esses países. É impossível, portanto, desvincular a atualidade abrasileira do contexto internacional.

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  7. Fiquei feliz em ver a postagem, eu estava justamente tentando encontrar argumentos para enviar os recursos, estou sendo lesada no concurso em detrimento da prova de atualidades. Penso que avaliação de um educador não deve ser decidida em conhecimentos de dados estatísticos da área de economia. Ou melhor deveria-se adotar outras maneiras de se avaliar e selecionar candidatos para a educação.

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  8. Olá professor vi os comentários, e penso que se no edital menciona temas como saúde, habitação, política, meio ambiente, segurança, além dos que foram contemplados, vc acha que se enviássemos recursos argumentando o fato de se pautarem na maioria das questões em economia, eles anulariam a prova?

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  9. Olá, Silvana

    Avaliar é sempre uma questão difícil; você deve viver isso no cotidiano da sala de aula.
    No entanto, é necessária e a forma mais viável atualmente para se contratar profissionais para qualquer área é o concurso público com questões de escolha simples.
    Ocorre que a forma atual de seleção não avalia questões subjetivas como a didática do candidato ou sua expressão.
    Acredito que o concurso para professor deveria ser completamente subjetivo, somente com questões dissertativas, mas isso já é outra história.

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  10. Olá, Silvana

    Ao mencionar os temas que você citou, o edital do concurso não estabeleceu que as questões seriam distribuídas igualmente entre todos os assuntos. Por isso, o examinador poderia hipoteticamente escolher somente um dos temas se isso o agradasse.

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  11. Obrigada professor por responder aos meus comentários, estou desolada, ainda tinha esperanças de que pelo menos duas questões fossem anuladas, pois assim eu teria chance de ser aprovada.

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  12. Gostaria de entrar com recurso sobre a questão 26 do concurso professor MS, mas não sei exatamente como formular. Você pode me auxiliar?

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  13. Olá, Silvana

    Lamento por isso. Muitos estão na mesma situação por causa da forma como a prova de atualidade brasileira foi feita. Não é um consolo, mas ajuda a entender e a redirecionar os estudos.

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  14. a questão 29 pode ser anula?
    Recebi um email com o seguinte dizer:
    " RELATÓRIO CEMEC 03

    FINANCIAMENTO DA ECONOMIA BRASILEIRA
    Outubro
    2010, existe divergencia de dados com a Fonte de "Atualidade da Veja"


    Depois de significativo crescimento da relação do exigível financeiro das empresas (pessoas
    jurídicas não financeiras) com o PIB entre março de 2007 e dezembro de 2008, tal relação,
    apresenta redução no primeiro semestre de 2009. Essa tendência foi revertida já nos dois
    últimos trimestres de 2009, sendo que a participação do financiamento total no PIB passou ao
    patamar de 36,8% em junho de 2010, superior ao período pré-crise."

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  15. e quanto as quetões pedagogicas? a 45 é certa ou errada alguma mais pode ser anulada?

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  16. Olá, Anônimo

    Não posso emitir nenhuma opinião sobre as questões pedagógicas, pois não são a minha área de estudo.

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  17. Olá, Anônimo

    O relatório que você menciona (CEMEC 03) trata de um período anterior ao analisado na questão 29.

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  18. Anônimo disse...
    "Gostaria de entrar com recurso sobre a questão 26 do concurso professor MS, mas não sei exatamente como formular. Você pode me auxiliar?"

    Olá, Anônimo. Como vai?

    O comentário da questão 26 pode servir de base para o recurso.

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  19. realmente a questao 26 nao tem base porque no site do ibge nao diz nada sobre o volume de vendas e receita nominal do ms.

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  20. Anônimo disse...
    "realmente a questao 26 nao tem base porque no site do ibge nao diz nada sobre o volume de vendas e receita nominal do ms."

    Na página do IBGE não diz nada realmente, mas no comentário da questão 26 há um link para baixar o relatório do estudo. Lá, o MS é mencionado em algumas tabelas.

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  21. O governo sabia que tem gente competente para passar em disciplinas fora atualidades, meu caso 60 questões acertei 03 atualidades, e ai.

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  22. Os recursos sairam em diario oficial hoje
    Mas, por mais uma vez nosso governador se superou... enão foram anuladas nenhuma das questões de atualidades.
    Isso sim que é super poder.

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  23. Anônimo disse...
    "Os recursos sairam em diario oficial hoje
    Mas, por mais uma vez nosso governador se superou... enão foram anuladas nenhuma das questões de atualidades.
    Isso sim que é super poder."

    Olá, Anônimo

    Na verdade, eu estava esperando somente a anulação da questão 26. Isso é realmente desanimador.

    De acordo com o edital:


    12.5 - Em nenhuma hipótese serão aceitos pedidos de revisão de recursos e/ou de recurso do Gabarito Oficial Definitivo da Prova Escrita Objetiva

    A única possibilidade agora é a via judicial, e somente os candidatos podem ingressar com uma ação.

    Boa sorte.

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  24. BOA NOITE!
    TAMBÉM ESTOU MUITO DESANIMADA COM O FIM DESTE CONCURSO. É MUITO DESANIMADOR SABER QUE REPROVAMOS PORQUE NAO NOS INTERESSAMOS OU NÃO ENTENDEMOS DE ECONOMIA.É UMA GRANDE INJUSTIÇA.QUERIA FAZER ALGO PARA UMA MUDAR ISSO! MAS O QUÊ, COMO??????

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  25. Olá, Anônimo desanimada

    Sejamos pragmáticos. Apesar de discordar do tipo de questão formulada para a prova de atualidades, não vejo muito a ser feito. Mas, algumas providências podem ser tomadas pelos candidatos:

    1. Já que a banca do concurso para professor privilegia este tipo de questões, passe a privilegiar este tipo de noticias em suas leituras.

    2. Questionar judicialmente as questões de atualidades, mas duvido que um juiz acredite em qualquer argumento, pois as questões estão de acordo com o edital.

    Agora, já é hora de lançar fora o desânimo e aprender com as lições desse concurso. Bola pra frente!

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  26. Olá professor!
    Passados quase dois anos do concurso para professor em MS, cá estamos nós outra vez tentando adivinhar as questões sobre atualidades. Como sabemos, nosso cotidiano é tão corrido que nem sempre temos tempo de nos atualizar.Compartilhei todos os seus posts a respeito do concurso passado e espero que continue comentando e compartilhando conosco...

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    Respostas
    1. Olá, Regina

      O grande problema das questões de Atualidades dos concursos do MS é que não privilegiam as pessoas bem informadas, mas as que acertam nos chutes. Como você disse, estamos tentando adivinhar quais dados estatísticos serão cobrados na prova.

      A partir desta semana, compartilharei algumas dicas de atualidades brasileiras e sul-mato-grossenses para os concursos de professor e de sargento da PM e do Corpo de Bombeiro.

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