Pesquisar este blog

Concurso Banco do Brasil 2012 - questões de Atualidades comentadas

Olá, caros

Estas são as questões de ATUALIDADES do concurso do Banco do Brasil 2012 comentadas e com gabarito. Escolhi a sequência de questões da Prova 1.
A prova contou com duas questões de economia (Grécia e Brasil); duas questões sobre desenvolvimento sustentável e uma sobre dinâmica populacional (haitianos no Brasil).
Não foi uma prova difícil, com exceção da questão 22, que cobrou detalhes da pauta da conferência Rio + 20, que será realizada na África do Sul.

M.A.G.

=========
21
Em novembro de 2011, o governo da Grécia desistiu de convocar um referendo popular, cedendo à pressão dos líderes europeus preocupados com o futuro do continente. Esse referendo popular decidiria sobre a(o)
(A) aliança estratégica com os países dos Bálcãs
(B) ajuda humanitária oferecida pelas Nações Unidas
(C) presença das forças militares da OTAN na Europa
(D) pacote de socorro financeiro do resto da Europa
(E) efeito político da Primavera Árabe na economia grega

Comentário: O ministro das Finanças da Grécia considerou positivo enviar uma mensagem à Europa de que não haverá referendo, pois isso possibilita o cumprimento do acordo estabelecido no dia 26 de outubro entre Atenas e a zona do euro, que exige, em contrapartida, mais medidas de austeridade do Governo grego. Como é uma crise financeira de crédito causada pelo déficit público, as medidas de austeridade e redução dos gastos públicos têm sido vistos como a única opção para a Grécia. A convocação do plebiscito ocorreria por causa da impopularidade das medidas.

=========

22
Visando ao desenvolvimento sustentável, um assunto se destaca: a interface das revoluções verde e azul, inspirado pela experiência histórica chinesa e caracterizado por uma combinação eficiente de piscicultura e de horticultura. No caso do Brasil, os igarapés amazônicos, o pantanal mato-grossense, os lagos de represa e as lagunas ao longo do litoral marítimo são ecossistemas nos quais devem se harmonizar os cinco “Ps”.
SACHS, I. Os desafios da segunda Cúpula da Terra do Rio de Janeiro. Le Monde Diplomatique Brasil, ano 5, n. 53, dez. 2011, p.4. Suplemento especial Sustentabilidade
e desenvolvimento, o que esperar da Rio+20. Adaptado.
No texto, os cinco “Ps” referem-se à pesca, à piscicultura, aos portos, às praias e à
(A) extração de petróleo
(B) prática da policultura
(C) expansão da pecuária
(D) fabricação de polímeros
(E) produção de polpas vegetais

Comentário: Questão sobre o desenvolvimento sustentável. A sustentabilidade atualmente não é mais discutida somente do ponto de vista ambiental, pois os aspectos sociais e econômicos assumem um papel maior nessa discussão. Os cinco Ps a que se refere a questão são: a regulação da pesca comercial;  a disseminação das técnicas de piscicultura; a recuperação, ampliação e modernização dos portos; a maior fiscalização e proteção das praias;  além da discussão sobre o uso e os direitos sobre o pré-sal e a extração de petróleo.

=========

23
O PIB zero no terceiro trimestre é o legado negativo do crescimento inflado pelo governo brasileiro em 2010. A economia deve ser freada bruscamente. [...] A explicação mais simples para essa freada brusca é que o país estava avançando em uma velocidade superior às suas possibilidades.
DALTRO, A.; OYAMA, E. A locomotiva do PIB parou. Revista Veja, São Paulo: Abril. 2247. ed, ano 44, n. 50, 14 dez. 2011, p.149.
A explicação para a situação econômica descrita deve-se majoritariamente ao crescimento negativo do seguinte setor produtivo:
(A) indústria
(B) agropecuária
(C) investimentos
(D) construção civil
(E) serviços financeiros

Comentário: A indústria não está conseguindo atender à demanda, por causa do processo de desindustrialização pelo qual o país vem passando. Para combater esse problema, o governo vem estimulando o consumo através da redução da taxa de juros.

=========

24
Em 2012, o Rio de Janeiro acolherá a Cúpula da Terra sobre o desenvolvimento sustentável promovida pelas Nações Unidas. Nessa reunião, estará em evidência, dentre outros temas, a sustentabilidade do desenvolvimento vinculada estreitamente ao processo de construção da cidadania, buscando a incorporação plena dos indivíduos ao processo de desenvolvimento. Essa sustentabilidade diz respeito tanto à democratização da sociedade quanto à democratização do Estado.  A sustentabilidade descrita refere-se, especificamente, à seguinte dimensão do desenvolvimento:
(A) cultural
(B) política
(C) espacial
(D) ecológica
(E) ambiental

Comentário: Esta questão foi a mais fácil da prova, pois não versava sobre conhecimentos de atualidades, mas somente de interpretação de texto. A sustentabilidade a que se refere o texto não é a ambiental/ecológica, mas a que diz respeito à construção da cidadania e à democratização da sociedade e do Estado. O texto fala, portanto, do desenvolvimento político.

=========

25
Em 2011, a população da cidade acreana de Brasileia deparou com o incremento da chegada maciça de imigrantes oriundos de um país da região do Caribe. Esses imigrantes vêm para o país à procura de abrigo, depois do impacto econômico e social que sofreram em seu país de origem, devido ao terremoto ocorrido em 2010. Atualmente, o governo brasileiro efetiva ações que regularizem a entrada de novos imigrantes provenientes desse mesmo país. A situação descrita refere-se a imigrantes
(A) cubanos
(B) haitianos
(C) dominicanos
(D) hondurenhos
(E) guatemaltecos

Comentário: Um caso de imigração que foi investigado pelo governo brasileiro, pois havia suspeitas de tráfico humano. Mais de dois mil haitianos foram regularizados no Brasil com um prazo para comprovarem atividade regular. Caso contrário, serão deportados. A motivação da saída dos haitianos de seu país é de causa evidentemente econômica, apesar de algumas alegações de perseguição política.

2 comentários:

  1. Péssimo concurso, teve quatro questões de matemática erradas e eles se recusam a reverem as questões… a CESGRANRIO já não é mais o que foi um dia…. Caiu muito a qualidade, inclusive no atendimento!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com Igor à respeito desta cesgranrio. Que bom que agora mudaram para a Carlos Chagas.

    ResponderExcluir