Pesquisar este blog

Prepare-se para o concurso para oficial da PM MS

Olá, como vai?

Para você que quer ser oficial da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, este é o conteúdo programático do  concurso de 2008. Este Blog pode ser bastante útil, pois já contém boa parte do conteúdo.

Para encontrar os tópicos, clique no título de cada matéria para acessar o grupo de postagens daquele conteúdo. Lembre-se de clicar em "Postagens mais antigas" para acessar as postagens anteriores.

Se você não encontrar algum item no Blog, deixe um comentário para que eu providencie a postagem.

Bons estudos.

HISTÓRIA:


a) História Geral: A Alta Idade Média. O Feudalismo: Sistema econômico, político, social e cultural. A Baixa Idade Média. As transformações políticas, sociais e religiosas. Crise do feuda-lismo. A Época Moderna: A Formação dos Estados Nacionais - O Estado Absolutista. A Expan-são mercantil européia nos séculos XV e XVI. O Renascimento. As Reformas Religiosas. A Revolução Inglesa do século XVII. O Iluminismo. A Revolução Industrial. A Revolução Fran-cesa. Mundo Contemporâneo: A ação imperialista do século XIX sobre a África e a Ásia. As unificações da Itália e da Alemanha. Os movimentos socialistas. A ciência e cultura no século XIX. O sistema de alianças e a Primeira Guerra Mundial. A Revolução Russa de 1917. O fas-cismo italiano e o nazismo alemão. As democracias liberais no período entre-guerras. A Crise de 1929 e o New Deal. A Segunda Guerra Mundial. A ONU. A criação do Estado de Israel e as tensões entre árabes e judeus. A expansão capitalista do Japão. A Queda do Muro de Berlim e o surgimento de uma nova Europa. Extinção da União Soviética. Aceleração tecnológica, mudan-ças econômicas e desequilíbrios (a era da informática, globalização e as grandes crises econô-micas) A ciência e cultura no século XX. 



b) História da América: Povos da América: Maias, Astecas e Incas. O Sistema Colonial: A política mercantilista e a colonização espanhola e inglesa na América. O processo de emancipa-ção política das colônias inglesas. O processo de independência das colônias espanholas. A expansão para o Oeste americano e Guerra de Secessão. As empresas multinacionais. A Améri-ca Latina no século XX. As intervenções políticas e econômicas norte-americana na América Latina.



c) História do Brasil: O Brasil Colônia: O Brasil na Expansão Marítima Européia. O Povoa-mento Litorâneo e a Agricultura de Exportação. A Pecuária e a Expansão para o Interior. A Escravidão Negra na Colônia. Os Jesuítas e as Populações Indígenas. A Ocupação Holandesa. Mineração e Vilas do Ouro. Barroco e Sociedade. A Administração Portuguesa na Colônia. A Inconfidência Mineira. O Período Joanino. O Primeiro Reinado. A Regência: Movimentos Re-gionais e Centralização. O Brasil na Segunda Metade do Século XIX: Os Partidos Políticos e o Poder Moderador. O Crescimento das Cidades. A Expansão das Ferrovias. O Café e o Desen-volvimento Econômico. A Transição do Trabalho Escravo para o Trabalho Livre. A Diplomacia Brasileira na Bacia do Prata. Arte e Literatura no Século XIX. A Crise do Regime Monárquico. O Brasil República: As Oligarquias Políticas os Partidos Republicanos. A Política do Café e os Interesses Regionais. O Coronelismo e Mandonismo Local. Os Movimentos Messiânicos. Ur-banização e Industrialização. O Tenentismo. Centros Urbanos e Vida Cultural: O Modernismo. A Revolução de 1930. A Época de Vargas e o Estado Novo. As Conseqüências da 2ª Guerra Mundial e a Redemocratização. Tendências Culturais no Pós-Modernismo.



d) História de Mato Grosso do Sul: A realidade atual e passada dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul; A colonização do território sul-mato-grossense por colonos castelhanos nos sé-culos XVI e XVII; As investidas dos bandeirantes paulistas sobre o território sul-mato-grossense nos séculos XVII e XVIII (Ciclo das Monções e o ciclo minerador em Cuiabá); A pecuária no Planalto Maracaju-Campos de Vacaria na primeira metade do século XIX; A Guer-ra do Paraguai; O comércio no rio Paraguai e a expansão econômica de Corumbá; O ciclo da erva mate na primeira metade do século XX; Os conflitos político-militares entre as oligarquias no início do século XX; A Ferrovia Noroeste e a expansão urbana no sul de Mato Grosso; O movimento divisionista; O quadro político de Mato Grosso do Sul da sua criação aos dias de hoje.



e) Atualidade Brasileira: Tópicos relevantes e atuais dos acontecimentos da realidade brasilei-ra nas áreas social, econômica, saúde, educação, segurança e política.



GEOGRAFIA: 



a) Geografia Geral: O Espaço Terrestre. Localização e Representação Cartográfica. A Dinâmi-ca Demográfica. Características Sócio-Político-Econômicas das Seguintes Áreas: Estados Uni-dos, Canadá, Europa Ocidental, União Européia, Rússia, Japão, China, Sudeste Asiático, Amé-rica Latina, Oriente Médio e África. Dinâmica dos Ecossistemas e Sustentabilidade Ambiental. A Nova Ordem Mundial: Globalização, Economia e Sociedade na Complexidade do Mundo em Rede e da Era do Conhecimento. Principais Blocos Econômicos (União Européia, NAFTA, APEC, Pacto Andino e Mercosul).



b) Geografia do Brasil: Características do Relevo, Hidrografia, Clima e Vegetação. A Dinâmi-ca Demográfica da População Brasileira. Aproveitamento Econômico do Espaço Brasileiro e Fontes de Energia. O Processo de Industrialização. Contrastes Regionais: Complexos Centro-Sul, Nordestino e Amazônico. Relações Comerciais e Meios de Transporte. A Questão Urbana e a Questão Agrária. O Homem e o Meio Ambiente.



c) Geografia do Mato Grosso do Sul: Formação Territorial de Mato Grosso do Sul e sua In-serção no Contexto Sócio Espacial Brasileiro. Aspectos do Relevo, Clima, Hidrografia e Vege-tação. Mato Grosso do Sul e a sua Composição Social. População, Economia, Educação, Cultu-ra, Estrutura Agrária. A Rede Urbana de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul no Contexto Sócio-Espacial Brasileiro e no Mundo Atual Globalizado.



Além das disciplinas acima, LÍNGUA PORTUGUESA e MATEMÁTICA também caem neste concurso. Para ler o edital completo do concurso de 2008, clique AQUI.


Nenhum comentário:

Postar um comentário